Navegando por Assunto "Practices of reading"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná(2018) BENTES, Daiany Costa; VALENTE, Luthy de Paula; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806A partir da ideia de que a Literatura está frequentemente presente na vida de cada indivíduo, esta monografia tem como objetivo investigar o processo de Letramento Literário, destacando o ensino de Literatura, como também possibilitar estratégias de leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da educação básica, em diferentes municípios. O intuito da pesquisa é promover o letramento literário por meio da leitura e compreensão de textos literários, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos referentes à literatura, tornando-os leitores e atuantes no meio social em que vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as teorias de Cosson (2016), Candido (1988), Soares (2004), Bosi (2006), entre outros, encaminham e abordam conceitos e melhorias a respeito de leitura, letramento e literatura. Para completar as ideias, realizou-se uma pesquisa qualitativa para verificar a qualidade da leitura estética dos alunos por meio de uma sequência interventiva. Diante disso, os resultados revelaram que o letramento literário no Ensino fundamental ainda não se concretiza totalmente devido a fatores sociais, estruturais, políticos, metodologias de trabalho em sala de aula entre outros fatores ligados a realidade das escolas selecionadas para a aplicação da pesquisa, contudo acredita-se na potencialidade do ensino literário. Por fim, conclui-se que esse tipo de estudo, apesar das controvérsias da vida, pode contribuir significativamente para a relação literatura e sociedade, tornando leitores críticos e expressivos capazes de observarem o mundo como ele realmente apresenta ser.