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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA
    (2018-10-04) ARRUDA, Monica dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem em um centro de educação infantil no município de Castanhal (PA): uma análise a partir dos discursos docentes
    (2018-12-28) BRAZÃO, Ida Conceição de Nóvoa; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945
    A presente pesquisa tem como tema central Afetividade e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem em um Centro de Educação Infantil no Município de Castanhal (Pá): uma análise a partir dos discursos docentes. Nesse sentido, a minha pesquisa teve como objetivo principal abordar a importância da relação afetiva e entender como essa relação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, considerando as teorias de alguns pesquisadores que muito contribuem nesse processo como Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Celson Antunes, Augusto Trivinos, Eugênio Cunha, entre outros. Para realizar nossa investigação, dispomos da pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada com duas professoras do segmento da educação infantil na faixa etária de quatro e cinco anos que fazem parte do referido CMEI Benedito Rufino em Castanhal. A análise e discussão dos dados construídos ao longo de minha pesquisa mostraram que tais reflexões contribuem significativamente para que esses profissionais voltem o seu olhar para o educando, deixando um pouco de lado a pressa em querer desenvolver os conteúdos para o cumprimento de metas e estatísticas e passem a observar a educação como algo mais amplo onde se constrói as relações humanas, onde educador e educando tem a oportunidade de se relacionarem quer seja com um olhar, quer seja com um abraço ou gesto de carinho. Diante do exposto evidencia-se que a afetividade contribui de forma efetiva para o desenvolvimento afetivo, social e não apenas o cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências em escolas municipais de Tomé-Açu/Pa
    (2021-06-11) MORAIS, Laís Caroline Cavalcante; VIEIRA, Janaína Gell de Pontes; http://lattes.cnpq.br/8752927637981750
    A desmotivação nas aulas de ciências é um fato recorrente nas escolas pú-blicas podendo ser atribuído a diversos fatores, como aulas primordialmente tradicionais teórico/expositivas, falta de relação da teoria com a prática, salas superlotadas e pro-fessores desestimulados a promover um ensino diferenciado e motivador entre outros. As aulas práticas podem ser usadas como uma estratégia de ensino eficiente para pro-mover um ensino de qualidade voltado para a realidade do aluno e o meio em que vive, trazendo a ciência para dentro das salas de aulas através de métodos e materiais sim-ples e de fácil manuseio, com sua eficiência comprovada desde que relacionada com a teoria. O objetivo desta pesquisa foi estimar e contextualizar a proporção de professores de Ciências que usam aulas práticas como ferramenta metodológica no ensino de ciên-cias em escolas municipais do município de Tome-Açú/ (PA), como estratégia para fa-cilitar o ensino aprendizagem nos conteúdos de ciências. A fim de avaliar o uso dessa estratégia, foi aplicado um questionário para trinta e três professores de ciências da rede municipal de ensino em doze das noventa e seis escolas do município, para avaliar a ocorrência dessa ferramenta. A pesquisa comprovou que ainda há um número signifi-cativo de professores (36%) que não utilizam este método, os principais motivos men-cionados pelos professores nos questionários, foram destacados: a indisponibilidade de materiais fornecidos pela escola, espaço inadequado, sala superlotas e falta de tempo para planejamento destas atividades. Os profissionais que utilizam esta ferramenta, cerca de 64%, afirmam obter grandes resultados além do entusiasmo dos alunos ao participarem desse tipo de aula. Cabe ressaltar que iniciativas que visem a maior utili-zação de aulas práticas no ensino de ciências são imprescindíveis para melhoria do processo de ensino e aprendizado, este que pode ocorrer de forma prazerosa, motiva-dora e interessante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA): o papel do bibliotecário na prática de ações educativas
    (2017) SILVA, Andréa de Nazaré Barros da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Aborda a Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA), assim como o papel do bibliotecário nas práticas de ações educativas. Com isso, analisou-se a possível parceria entre biblioteca escolar e o profissional bibliotecário, no intuito de se promover práticas educativas significativas que contribuam ainda mais para o ensino-aprendizagem dos usuários. Desta maneira, o trabalho tem como objetivo geral conhecer in loco a (in) existência da parceria entre a biblioteca escolar e o bibliotecário no desenvolvimento de práticas educativas que contribuam para o ensino-aprendizagem dos usuários, por meio de estudo aplicado na Biblioteca George T. Colman do CCBEU de Belém (PA). Os objetivos específicos visam a identificar as práticas educativas em que a biblioteca está envolvida e como desempenha suas funções nessa área, descrever o perfil do bibliotecário responsável pela biblioteca do CCBEU e verificar a integração pedagógica da Biblioteca George T. Colman no espaço de atuação do CCBEU. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de caráter exploratório, por intermédio de uma abordagem qualitativa. Mediante a pesquisa realizada, conclui-se que a biblioteca e o bibliotecário escolar são instrumentos indispensáveis para todas as instituições de ensino, pois ambos podem colaborar com o ensino-aprendizagem dos usuários por meio dos projetos e ações educativas, favorecendo o acesso à informação em diversos formatos, e principalmente, estimulando o gosto pela leitura e pela pesquisa de maneira descontraída e dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos
    (2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contradições nas práticas pedagógicas de professores das classes multisseriadas no distrito João Batista II e as implicações do desenvolvimento de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental
    (2017) RODRIGUES, Maria Nayara de Souza; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
    Os estudos sobre a escola multisseriada geralmente se posicionam contra ou a favor dessa forma de organização do trabalho pedagógico, contra, devido a inúmeros fatores que dificultam o trabalho docente como: falta de estrutura, recursos e as múltiplas funções exercida pelo professor do campo. A favor, pois, é neste contexto amazônico, marcado por territórios rurais complexos, onde as distâncias são enormes, as comunidades são pequenas e os recursos são escassos, a multissérie tem algo a oferecer. Segundo Fábio Santos (2010), nas escolas multisseriadas ”nascem pistas para pensar alternativas curriculares que considerem a diferença como possibilidade de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que forma os professores das classes multisseriadas desenvolvem sua pratica pedagógica, e quais as implicações dessa prática como desafios e possibilidades de desenvolvimento das crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa com dados empíricos construídos a partir de entrevistas com duais professoras que atuam no regime multisseriado sendo que, uma educadora moradora da comunidade, lócus da pesquisa e a outra residente na cidade. Ficou evidente que as práticas pedagógicas estão vinculadas a educação como um processo histórico e social onde ensinar deixou de ser apenas uma transferência de saberes, ou seja, uma educação bancária, e passou a ser, conforme enfatiza Freire (1996) uma forma de “criar possibilidades para a sua produção e a sua construção”. Ou seja, um saber pedagógico que transpasse a tradição pedagógica. Ainda assim, algumas contradições advindas das práticas das professoras se revelam como parte de um processo onde o contexto sociocultural ora é tomado como referência, ora é negligenciado na concretização dessa prática. De modo, os limites se apresentam muito mais em relação as condições de trabalho, a ausência de um debate mais aprofundado na formação inicial e saída da sala de aula para fazer formação inicial ou continuada, no deslocamento dos alunos para que cheguem na escola. Quanto as possibilidades, o ponto fulcral revelado na pesquisa é de que existe um processo colaborativo entre os alunos nas salas multisseriadas, resultante tanto das diferenças de faixa etária quanto do nível de desenvolvimento, o que significa acreditar nesse modelo como meio de garantir o direito de acesso e permanência na educação e o pleno desenvolvimento das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2021-01-22) SANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A pesquisa realizada pelo projeto foi de abordagem qualitativa explicativa, em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará, tendo como participantes, 146 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos de investigação e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação de Professores. Desta forma, este recorte que deu origem ao Trabalho de Curso, tem como objetivo analisar os desafios da prática docente das professoras para ensinar conceitos matemáticos básicos para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas as questões que foram abordadas na pesquisa de campo. Para a escrita deste texto, retornamos ao campo de pesquisa e fizemos entrevista com cinco professoras, na perspectiva de obter maiores informações acerca dos desafios vivenciados por elas, para ensinar matemática no dia a dia da sala de aula. A partir de nossas analises pudemos apontar os desafios enfrentados pelas professoras Pedagogas, os quais englobam desde questões relacionadas a formação pessoal, acadêmica e profissional, além de questões politicas, sociais que acabam por influenciar o desenvolvimento do processo de ensino conceitos matemáticos básicos dentro das salas de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
    (2019-02-28) ARAÚJO, Claudiane Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar os desafios presentes na alfabetização, buscando referendar os pressupostos teóricos aprofundados por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010), Mendonça (2011), Morais (2012), relacionando-os às afirmativas sobre práticas e conceitos de alguns alfabetizadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental no município de Castanhal-Pa. A pesquisa de campo foi realizada com vinte e cinco alfabetizadoras, com aplicação de questionário estruturado a partir de nove perguntas semiabertas. As afirmativas versavam sobre tendências e práticas de alfabetização que buscavam situar o docente em três momentos históricos da alfabetização no Brasil: as concepções tradicionais; a “desinvenção” da alfabetização e a “reinvenção” da alfabetização. Foi possível analisar a partir do questionário aplicado aos professores, os fundamentos e as práticas pedagógicas evidenciadas na alfabetização na Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades de leitura entre alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Artur Reginaldo
    (2018-11-16) BARBOSA, Cleidiane de Sousa; AZEVEDO, Marcos Lobo de; http://lattes.cnpq.br/2707853818176197
    O trabalho tem como tema: Dificuldades de leitura entre alunos dos 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Artur Reginaldo. A temática é de suma importância no contexto escolar, principalmente no primeiro ciclo de alfabetização do ensino fundamental. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os fatores que contribuem para as dificuldades de aquisição da leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Mun. Ens. Inf. e Fund. Artur Reginaldo. Os objetivos específicos foram conhecer o processo de aquisição da leitura nas turmas de 3º ano; identificar as dificuldades de aprendizagem de leitura de alunos de 3º ano e identificar os fatores que causam as dificuldades de aprendizagem de leitura de alunos do 3º ano. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os alunos das turmas do 3º ano da referida escola, dialogando com bases teóricas como: Paulo Freire, Sonia Kramer, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, dentre outros. Os resultados desta pesquisa apontam inúmeros fatores que contribuem negativamente na aquisição da leitura e da escrita nos alunos do 3° ano do ensino fundamental da escola Artur Reginaldo da Silva Modesto, a metodologias, os instrumentos e o espaços utilizados para o processo de alfabetização dos discentes no primeiro ciclo apresentam varias deficiências, pois o ambiente alfabetizador não oferece suportes educacionais suficientes para acompanhar o desenvolvimento pleno dos educandos, pois segundo os autores citados no trabalho, os docentes precisam utilizar diversos instrumentos variados para promoverem a aprendizagem da leitura e da escrita, levando em consideração a necessidade de aprendizagem de cada educando. Entretanto, vale ressaltar que as dificuldades de aprendizagem da leitura é um tema bastante discutido no âmbito social na busca de possíveis soluções para tentar diminuir um problema que é apresentado por boa parte dos alfabetizandos brasileiros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula
    (2019-12-12) RODRIGUES, Fabio Macedo; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O estudo refere-se a aspectos relacionados a dificuldade para ensinar e aprender conteúdos matemáticos em sala de aula, feito por meio de uma pesquisa quantiqualitativa em que se busca entender quais os desafios encontrados tanto por professores como estudantes em ambiente escolar no Município de Castanhal-PA. Neste propósito, faz-se uma abordagem teórica no que tange ao processo de aplicação dos métodos que envolvem o ensino da matemática. Em seguida, elaborou-se um roteiro de entrevista estruturada, obedecendo às especificidades dos sujeitos da entidade pesquisada, relacionando-os a importância do professor, ao incentivo do aprendizado da matemática, à metodologia aplicada e às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão, assim como em sua aplicação cotidiana. As respostas dadas a estas questões foram analisadas e interpretadas a partir de teóricos que estudam a temática como D´Ambrósio (1998), Libâneo, (1994), Bessa (2005) e documentos do ministério da educação como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médios (2000).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dislexia: um olhar neuropedagógico na educação infantil
    (2022-12-22) SILVA, Thaís dos Santos; AMORIM, Rosivaldo Silva; http://lattes.cnpq.br/2693691957370438
    O presente artigo faz uma reflexão sobre a importância da neuroeducação para a prática pedagógica do educador. O objetivo é mostrar que os estudos acerca do funcionamento do cérebro desenvolvidos pela neurociência têm contribuído de forma significativa para um olhar neuropedagógico do profissional da educação infantil que trabalha com alunos e alunas disléxicos/as nas escolas públicas. Para tal, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica através do levantamento de textos sobre o tema em estudo e análise dos conceitos. Dentre os referenciais teóricos tem-se com principais: Consenza e Guerra (2011); Guerra (2011); Lima (2011); Pantano e Zorzi (2009); Silva e Morino (2012); Teles (2004): a partir das concepções dos autores foram obtidas consideráveis informações que permitiram a compreensão da relação entre neurociência e educação, o que reafirma a necessidade do professor no século XXI ter um olhar neuropedagógico ao lidar com crianças disléxicas. Conclui-se apresentando algumas sugestões no sentido de ampliar o estudo da neuroeducação nos cursos de formação de professores, para que isso se traduza em novas propostas metodológicas de maneira a facilitar o processo de inclusão da aprendizagem de alunos e alunas com dislexia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas nas escolas do campo no município de Inhangapi/PA
    (2018-08-06) MERCÊS, Marivaldo Correa das; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945
    O presente trabalho busca identificar as principais dificuldades enfrentadas na prática pedagógica dos professores que atuam em escolas do campo no município de Inhangapi/PA, uma vez que, novas políticas educacionais e estudos nesta área já foram implementadas, porém, é preciso que as mesmas sejam de fato concretizadas nestas escolas. A pesquisa terá como base, uma reflexão a partir da LDB 9394/96, PNE 2011-2020, PME 2015-2025, PCCR 2015 e Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo. Neste sentido, os meios de abordagens utilizados foram pesquisas de campo, bibliográfica, documental e consulta na internet. Além da participação de professores, alunos e coordenadores pedagógicos da rede escolar municipal, os quais responderam algumas perguntas semiestruturadas, buscando refletir a cerca dos aspectos que levam a essas dificuldades. Assim tornou-se importante analisar a Prática Pedagógica dos docentes de cinco escolas do campo no município supracitado, bem como os fatores desencadeantes dessas dificuldades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
    (2015-08-11) CASTRO, Rytiane da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação e emancipação: reflexões sobre a práxis docente
    (2018-11-07) SILVA, Aline Alves da; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548
    O presente trabalho tem como principal objetivo fazer reflexões sobre a práxis docente, da sua importância como elemento primordial para a produção de uma consciência verdadeira e alguns caminhos que possam levar à emancipação humana. Este trabalho foi produzido na forma ensaística, que é uma forma admitida pelo meu autor base Theodor Adorno em “O Ensaio Como Forma”, e como fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e fez-se a análise de dois textos do livro “Educação e Emancipação”. Notou-se, ao longo da pesquisa, que o trabalho docente não pode estar desvinculado da reflexão de suas ações dentro e fora da sala de aula, pois é a partir disto que o docente consegue melhorar a sua prática de ensino/aprendizagem e tornar possível o trabalho da emancipação humana por meio da educação, libertando os sujeitos da alienação. Em uma sociedade democrática, faz-se necessário que o indivíduo se emancipe para que possa refletir sobre o seu comportamento no mundo, romper com os mecanismos de alienação dominante e que consiga fazer suas próprias decisões conscientes, em um processo contínuo de exercício da sua autonomia, mas isso só se torna possível na educação à medida que a escola se atualiza sobre a realidade dentro e fora dos seus muros. Alguns caminhos podem orientar tanto o professor quanto o aluno a realizar a sua emancipação, que é um processo permanente e dura a vida inteira. Os modelos ideais são um dos grandes empecilhos que a educação precisa romper, pois padronizam o comportamento das pessoas e castram nelas a capacidade de serem autônomas e de se construírem a partir da realidade em que estão inseridas por meio de suas experiências subjetivas e coletivas. As escolas têm se preocupado somente em transmitir conhecimentos desconectados da realidade do aluno, oferecendo a ele uma formação cabal e voltada para o mercado de trabalhado, esquecendo que esse sujeito precisa se orientar no mundo em que vive de maneira crítica/reflexiva e autônoma. Foram discutidos, além deste, outros temas acerca da educação ao longo do presente trabalho, tais quais: educação escolar e realidade social, relação professor e aluno, educação e democracia, educação para a superação das desigualdades e as dificuldades de trabalhar pela emancipação humana. O que me levou a fazer uma pesquisa em Theodor Adorno foi a curiosidade que despertei sobre ele em uma disciplina durante a graduação, a qual a professora apresentou, pela primeira vez, este autor para a turma em uma de suas aulas e nos propôs a fazer um fichamento crítico do texto “Educação – para quê?”, trabalho este que me fez conhecer um pouco sobre as reflexões filosóficas dele a respeito da educação que, apesar se serem feitas no século passado, permanecem atuais e nos ajudam a discutir as questões educacionais que se apresentam hoje. Fundamentar teoricamente este trabalho unicamente nos dois textos de Adorno foi uma decisão que partiu de mim e do meu orientador. As reflexões mostradas no presente trabalho mostram a importância da práxis docente para a vida dos indivíduos, da educação de qualidade que esteja para além dos muros da escola e da produção de uma consciência verdadeira que possa libertar esses indivíduos das suas condições de quem é sempre dominado e impedido de viver uma vida edificante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
    (2019-01-10) SILVA FILHO, Izaias Aires da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação sexual: fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica
    (2018-10-20) SÁ, Maria Raimunda Ferreira de; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096
    Destaca-se como tema “Educação Sexual: Fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica”, por entender a necessidade do estudo na escola, pois o mesmo é pouco abordado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca através de determinados contextos com diferentes autores e documentos como os PCNs, mostrar a importância da relevância e esclarecimento sobre a Educação Sexual como tema transversal na escola. Teve como objetivo geral: Refletir os fatores impeditivos para a implementação dos referenciais curriculares como orientação sexual na matriz curricular das escolas a partir da bibliografia estudada. E objetivos específicos: Descrever os fatores determinantes para a ausência da discussão e do trabalho pedagógico da temática orientação sexual pelas escolas; Apresentar um contexto nesta pesquisa, que possa ser adotado nas práticas pedagógicas segundo o posicionamento dos autores estudados; e; Compreender a partir dos estudos bibliográficos, por que o tema transversal orientação sexual não aparece na pauta do planejamento curricular das escolas. A metodologia baseia-se na contextualização do referencial bibliográfico constante em livros, revistas científicas, artigos, sites, entre outros, buscando as contribuições documentais, referencial que permite um novo modo de olhar a educação sexual no processo ensino e aprendizagem. A partir das leituras, constata-se a necessidade dos professores buscarem formações, conhecerem o assunto, as legislações, as políticas públicas para orientar e implementar projetos que possam esclarecer os alunos para com a questão. Assim, conclui-se que, a Educação Sexual se manifesta no ser humano normalmente e têm reflexos na escola, o que se constitui elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. Por isso, a qualidade da interação pedagógica deve ser buscada com muita primazia, pois é ela que vai conferir um sentido significativo para o objeto de conhecimento, a partir das experiências vividas ou fracasso do processo ensino aprendizagem, pois os reflexos externos influenciam consideravelmente essa relação que às vezes se sobrepõe ao ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
    (2018) SALGADO, Edgar de Souza; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400
    Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem; verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que indagações acerca do assunto sejam respondidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos
    (2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044
    Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos
    (2018-09-06) PINTO, Andressa Chagas; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590
    O presente estudo tem por objetivo investigar a relação dos alunos com a dança no processo de ensino-aprendizagem e a percepção sobre a importância deste conteúdo para formação de cidadãos críticos e participativos. A amostra foi composta por 69 alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados em uma escola estadual do município de Belém do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com cinco perguntas (abertas e fechadas) sobre a relação deles com a dança. Os resultados mostraram em relação a prática da dança que 55,07% praticam na escola e 44,93% dizem não praticar neste espaço. Enquanto que, fora da escola 34,78% dizem praticar e 65,22% dizem não praticar. Ao perguntarmos se os alunos sentem falta de praticar dança nas aulas de educação física, 44,93% disseram que sentem falta e 55,07% que não sentem falta. Já referente a compressão do aluno quanto a importância deste conteúdo para sua formação, 46,38% responderam que sim e 53,62% que não. A respeito do entendimento por parte dos alunos sobre a influência da vivência deste conteúdo em suas relações sociais, 33,78% que não influencia, 44,92% responderam que influencia, dos quais, 11,59% atribuíram influência à expressão de sentimentos, 5,08% a influência na cultura e 4,63% a trabalhar em grupo. Diante dos resultados encontrados concluímos que a dança pode sim influenciar nas relações dos alunos assim como também forma leitores de dança/mundo, pois conseguem se expressar e se tornar cidadãos críticos e participativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
    (2019-01-04) FERREIRA, Maria de Fátima; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548
    Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada.
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