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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cultura amazônica em gêneros textuais: uma ferramenta metodológica para as aulas de língua portuguesa no contexto escolar
    (2022-11-18) PEREIRA, Sebastiana Sarges; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Os gêneros textuais são considerados importantes ferramentas quando trabalhados de maneira correta nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho consiste em compreender que a abordagem da cultura amazônica em gêneros textuais é uma importante ferramenta metodológica para ser trabalhada em aulas de Língua Portuguesa no contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: abordar o conceito de gênerostextuais e suas exemplificações, além disso, demonstrar as abordagens que os documentos que norteiam o currículo no Brasil fazem em relação aos gêneros textuais; conhecer os aspectos de identificação cultural amazônica por meio dos gêneros textuais, além de identificar as características culturais da Amazônia; apontar que a cultura amazônica atrelada aos gêneros textuais possibilita o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos abordam que a presente pesquisa é considerada: básica, exploratória, possuindo abordagens qualitativas, sendo delineada pelo estudo bibliográfico. Dessa forma, a coleta de dados foi feita no Google Scholar, Scielo e repositórios de universidades públicas. Os resultados apontam discussões e reflexões acerca das temáticas sobre gêneros textuais e a cultura amazônica. Dessa forma, os gêneros textuais atrelados a abordagens da cultura amazônica possibilitam ao aluno um aprendizado significativo, pois ele estará estudando as suas práticas sociais, sua cultura, seu espaço geográfico e território. Conclui-se, as literaturas regionais, podem ser um grande aliado em sala, mas cabe ao professor introduzi-las e trabalhalas de maneira correta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O desafio da tradução entre Língua Portuguesa e libras diante do fenômeno da sinonímia
    (2016-08) ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://orcid.org/0000-0001-6278-2667
    A pesquisa está voltada para o fenômeno da sinonímia na tradução entre a Língua Portuguesa e a Língua brasileira de sinais (Libras), como foco o trabalho do profissional intérprete de Libras. Objetiva-se analisar a sinonímia na Língua Portuguesa e na Libras como também verificar a valorização semântica entre as sentenças traduzidas pelo intérprete de Libras. O aporte teórico é formado por Lyons (1981); Fernandes & Correia (2011); Chomsky (2006) e Saussure (2006), além dos estudos de Quadros (2004) e Rosa (2008). Utilizamos a abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta dos dados foi montado um glossário com palavras em Língua Portuguesa, empregadas em sentenças, as quais foram submetidas a traduções por intérpretes do município de Abaetetuba-Pa. A partir das traduções foram feitas as análises apresentadas neste trabalho e concluiu-se que a sinonímia, por ser um processo constitutivo da tradução, é essencial para garantir o sentido na língua de chegada. Assim, qualquer perda semântica como verificada nas análises na tradução com o sentido literal e no acréscimo de informação pelo intérprete na tradução para a Libras provocou prejuízos ao processo sinonímico. Consequentemente, o trabalho do intérprete de Libras é muito importante para os surdos e a tradução precisa ser realizadas com ética e responsabilidade. Precisa ser um recurso para atender à compreensão do surdo de uma língua que ele não ouve.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
    (2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de escrita em um livro didático do ensino médio
    (2022-10-05) AIRES, Diana Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O ensino da escrita recebe grande atenção nas aulas de português desde o Ensino Fundamental. No entanto, provas como o ENEM revelam que esse ensino ainda apresenta muitos problemas. Por essa razão, a presente pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino de escrita propostas por um livro didático de Língua Portuguesa oferecido nas instituições públicas de Ensino Médio. Para proceder a análise, tomou-se como norte o que nos apresenta Antunes (2003) sobre prática de escrita na escola. Segundo Antunes (ibid), um ensino de escrita que considere a visão interacionalista da linguagem deve ser organizado de forma que verse sobre uma escrita de textos: a) de autoria também dos alunos; b) socialmente relevantes; c) funcionalmente diversificada; d) que têm leitores; e) contextualmente adequada; f) metodologicamente ajustada; g) orientada para a coerência global; h) adequada também em sua forma de se apresentar. Neste estudo analisou-se apenas um capítulo destinado a produção de texto de um LD tendo em vista a grande similaridade que os capítulos têm entre si no que se refere a organização e estruturação. A observação atenta do capítulo tratado permitiu que se perceba certo cuidado com a escrita: em nenhum momento os autores a abordaram de forma mecânica, pelo contrário, apresentaram e discorreram sobre novos modelos e formas de produção. Percebeu-se também a preocupação para com a organização e apresentação do texto escrito, esta preocupação pode ser identificada por meio do número de capítulos dedicados a produção textual (11).
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA
    (2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511
    Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero tirinha: propostas de intervenção didática para alunos do 6° ano do ensino fundamental
    (2023-07-19) ANJOS, Cibele Menezes dos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O trabalho em questão se insere na subárea ensino-aprendizagem tendo como objeto de pesquisa o gênero tirinha. Além da pesquisa qualitativa houve também a pesquisa bibliográfica e metodológica que é uma pesquisa objetiva em que apresenta caminhos, métodos e técnicas utilizando a tirinha como recurso pedagógico. Este trabalho foi fundamentado nas contribuições dos pensamentos de alguns teóricos como: Marcuschi (2008); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Koch e Elias (2008); nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e por fim Ramos (2017). Nessa pesquisa, as propostas de atividades para o ensino-aprendizagem foram divididas em eixos, em que cada um contará com um total de 2 aulas, sendo que haverá uma tirinha em cada eixo para o desenvolvimento das atividades. Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa será desenvolver proposta de intervenção didática para o ensino de língua portuguesa com o gênero tirinha para alunos do 6°ano do ensino fundamental, a considerar os eixos de leitura transversal, gramática e produção do gênero. Dessa forma, as propostas foram divididas em três eixos: a) leitura transversal; b) gramática e c) produção do gênero tirinha em que os alunos serão convidados a produzir o gênero em tela. Sendo assim, esse trabalho se deu pela ampla possibilidade de utilizar o gênero tirinha no ensino e espera-se que essa pesquisa possa despertar novas perspectivas de explorar o gênero tirinha na sala de aula, contribuindo com o professor (a) nas formulações de propostas didáticas na disciplina de língua portuguesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Linguagem e gramática no aspecto ideológico
    (2014) VIEIRA, Claudia Correia; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521
    O presente trabalho com o “tema linguagem e gramática no aspecto ideológico: na escola estadual São Francisco de Assis”. Tem como objetivo compreender o ensino da gramática na aula de língua portuguesa no ensino médio. Visto que, a qualidade de ensino de língua portuguesa não tem sido muito satisfatória no processo de aprovações de (concurso, vestibular, Enem ), procurando entender essa problemática, foi realizado uma pesquisa de campo, com os alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da escola estadual São Francisco, para melhor compreender quais são os métodos utilizados pelo professor para trabalhar o ensino da gramática, na aula de língua portuguesa. Este trabalho está dividido para melhor compreensão dos leitores em quatro capítulos a seguir definidos alem de uma introdução a respeito do tema. No primeiro capitulo aborda linguagem é Ideologia, onde é mencionada como instrumento de dominação as produções, lingüísticas, culturais, e é a linguagem que nos permite guardar e transmitir informações. No segundo capitulo será abordado a gramática, e retratar as dificuldades de se reproduzir na linguagem escrita a linguagem oral. No terceiro capitulo será abordado o aspecto ideológico, será abordadoa divisão de classes referente ao aspecto social, econômico e cultural é o papel desempenhado pela escola, e as ideologias dentro desta. No ultimo capítulo, a conclusão dotrabalho de campo, com resultados dessa pesquisa que foi realizado com os alunos do ensino médio da escola São Francisco de Assis, uma atividade de uma redação, analisarmos as produções dos alunos do 1º é 2º ano,observou que os alunos apresentaram problemas relativos á correção ortográfica, problemas de coesão,registro informal e concordância. Este trabalho é uma reflexão necessária para que o professor de português passe a ver gramática como algo muito mais amplo que aquilo que tradicionalmente se tem como gramática em nossas aulas de língua portuguesa. Mostrar que a nossa comunicação é textual e o texto pode ser escrito e oral. Correlacionando uma ao outro, deve-se mostrar as especificidades de cada um na representação simbólica que utiliza para chegar á comunicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
    (2014) SILVA, Maria do Carmo Fernandes da; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483
    Este trabalho objetivou observar os alunos que por meio do lúdico desenvolvem importantes capacidades como a socialização, a criatividade, a memorização, a imaginação e o amadurecimento, demonstrando a importância de trabalhar o lúdico no ensino de língua portuguesa nas turmas do 1º ano do ensino fundamental na Escola Conego Francisco da Silva Cravo que fica localizada no município de Barcarena, Pará. O trabalho está respaldado por expressivos referenciais teóricos como Rangel (2008), Santos (1997), Lopes (2006), dentre outros. A proposta apresentada permite afirmar que o professor é peça primordial, por meio de quem as crianças irão encontrar nas escolas as ferramentas e os métodos da sistematização de conhecimento, o progresso na medida em que desencadearam situações desafiadoras inserindo o lúdico como ferramenta indispensável para as crianças apreciarem realmente a vontade de falar, de ler, de escrever, de trocar suas experiências, ideias e pontos de vista, de compartilharem interesses e necessidades, aspirações e sentimentos. Na metodologia da pesquisa são apresentados os procedimentos que discorrerá sobre a seleção dos informantes e análise de dados, envolvendo (01) um diretor, (01) vice-diretora, (01) coordenadora pedagógica, (02) professores, (35) alunos, utilizando a técnica de coleta de dados como: entrevista, questionário, observação, suporte imprescindível para o aprofundamento teórico da pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar reflexivo sobre a avaliação de aprendizagem no ensino de língua portuguesa em uma escola quilombola de Moju
    (2019-02-15) ESPÍRITO SANTO, Renata Ferreira do; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142
    O presente trabalho é uma abordagem do processo de avaliação no ensino de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nossa Senhora da Conceição”, tendo como problema de pesquisa saber se o processo avaliativo é utilizado de maneira que facilite o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem do aluno quilombola de acordo com a Resolução CNE/CEB 08, de Novembro de 2012. – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Além disso, tem como objetivo principal compreender o processo avaliativo do ensino de língua portuguesa de uma escola quilombola. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa definindo-se em um estudo de caso, no qual, foi efetivada uma pesquisa in lócus, e para coletar dados para análise foi realizado aplicação de questionário aberto com professor. Dessa forma, a análise dos dados coletados possibilitou uma compressão do processo avaliativo do aluno quilombola, compreendido como um processo de averiguação de apreensão de informação, que possibilita ao professor identificar o nível de aprendizagem do aluno, o qual utiliza a avaliação formativa demostrando conhecimento sobre a mesma, e os seguintes instrumentos avaliativos: exercícios, seminários, provas entre outros e critérios avaliativos com: iniciativa, assiduidade, resolução de atividades em classe e provas bimestrais, favorecendo o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno quilombola por meio da intervenção e adaptação dos seus métodos avaliativos ao contexto sociocultural dos mesmos. Utilizamos como aporte teórico, Antunes (2011; 2003; 2008), Bloom (1983), Haydt (2008), Luckesi (1997; 2001; 2002; 2005; 2011), Rabelo (1998), entres outros autores que discorrem sobre a avaliação da aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
    (2022-11-22) LIMA NETO, José Guerreiro de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Este trabalho com o tema: A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental -6º ano, tem por finalidade mostrar a relevância dos gêneros narrativos para o ensino de leitura e escrita nas aulas de Português, fato que conduziu a fazer a seguinte interrogativa: Quais as contribuições que os textos narrativos trazem para a aprendizagem do aluno no ler e escrever. Ao exigir algo do aluno para que ele realize determinadas tarefas não se deve dar importância apenas para a escrita, fazendo com que o aluno escreva sem sentido e sim aprenda a construir um texto conforme as regras da gramática, pois a escrita é apenas um degrau no processo para o planejamento de um texto e é nesse sentido que os gêneros narrativos contribuirão para esta ação. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, por possibilitar projeções mais claras e que se inter-relacionam com o tema em análise. E como ferramenta de produção de dados se deram por meio da análise documental e pesquisa bibliográfica. E para fundamentar com os dados e questões discutidas optou-se pelos estudos dos seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende e Souza (2018). Analisando as referências dos autores, concluísse que a inserção dos gêneros narrativos nas aulas de Língua Portuguesa, contribui para a aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 6º ano, pois permite que ele aprenda o processo linguístico de maneira a relacionar com as práticas sociais e assim possibilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem com ênfase na leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção textual escrita em sala de aula pelos alunos do 6° ano da escola José Maria de Moraes de Barcarena – PA
    (2016) BELTRÃO, Francilene Lima; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho, com o tema A produção textual escrita pelos alunos do 6º ano da escola José Maria de Moraes de Barcarena-Pa, trata-se de uma proposta de análise e intervenção sobre o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, no que diz respeito à produção de textos escritos em sala de aula. O mesmo teve como objetivo principal refletir sobre as práticas das aulas de português, e, com base nos PCNs (1998), Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004), Bakhtin (2006), Geraldi (2008), Marcuschi (2008a, 2008b), Santos Van (2008), Ribeiro (2009), Dionísio (2010) e Santos Leo (2013), apresentar propostas teórico-metodológicas para o ensino acerca da produção textual escrita nas aulas de português. A pesquisa-ação iniciou-se com entrevistas aos diretores e coordenadores da escola, para apresentarmos-lhes as propostas do projeto e os objetivos desejados. Desenvolveu-se por meio da observação pelo espaço escolar e por meio do contato com o público alvo. Em seguida, aplicou-se aos professores de língua portuguesa um questionário referente às suas metodologias em sala de aula e, referente às suas considerações em relação às potencialidades e dificuldades identificadas no aluno. A aplicação do questionário também foi realizada com os alunos da turma escolhida, para sondar suas experiências e habilidades quanto à leitura e produção escrita. Concluiu-se, então, com a intervenção através de uma Sequência Didática sobre o Gênero Textual Carta Argumentativa de Reclamação e Solicitação, acrescida dos resultados quantitativos (questionários) e qualitativos (produções dos alunos) obtidos na coleta de dados ao longo da pesquisa.
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