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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de anáfora e progressão textual em textos dissertativos escritos em português L2 por surdos do Projeto Oficina de leitura e escrita de português para surdos
    (2016-06-30) RÊGO, Melissa Maynara dos Passos; SANTOS JUNIOR, Waldemar Cardoso dos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606
    O presente trabalho busca analisar a escrita em Língua Portuguesa de alunos surdos participantes do projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS). Têm-se como objetivo discutir o processo de referenciação anafórica de textos argumentativos produzidos por sujeitos surdos, inicialmente, apresentando e distinguindo as noções de progressão textual com foco nos processos de referenciação anafórica bem como identificando o uso das anáforas fiel, infiel, associativa e encapsuladoras para finalmente analisar se esses usos contribuem ou não para a progressão textual. Para tanto, o levantamento teórico instrumental necessário, consistiu-se na escolha da literatura pertinente e dos elementos empíricos na área da linguística textual. Assim o método de procedimento, é de análise qualitativa do tipo descritivo, dessa forma, trabalharemos o texto-produto de um processo desenvolvido anteriormente no projeto, caracterizando, assim, esta pesquisa como empírico-indutiva. Organiza-se o texto em cinco momentos, a primeira trata de progressão textual; por conseguinte e coesão referencial; posteriormente aborda-se sobre referenciação em textos de surdos, análise e discussão dos dados e por fim as considerações finais. Como resultado, percebemos a utilização de todos os quatro tipos de anáforas no total de dez textos analisados, sendo utilizadas de forma à contribuir para a progressão textual, e construções textuais diferenciadas dos ouvintes, sob influência da Língua de Sinais.
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