Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Portuguese Language"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Situações de ensino de Língua Portuguesa para surdos do Ensino Médio de uma escola inclusiva em Belém-PA
    (2018-05-01) REUTER, Carla Andreza Correa; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de Língua Portuguesa para surdos em escola inclusiva. Tem-se por objetivo descrever aspectos de aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras em salas inclusivas de Ensino Médio de uma escola estadual do município de Belém e, mais especificamente, relatar as experiências dos alunos surdos de Ensino Médio sobre a aprendizagem de Língua Portuguesa em sala inclusiva; e apresentar vivência obtida na leitura do texto poético na aula de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Para isso, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sendo, quanto ao local de investigação, uma pesquisa de campo e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O lócus foi uma escola inclusiva de Belém – Pa e os sujeitos foram 2 (duas) alunas surdas usuárias de Libras que estudavam no Ensino Médio dessa escola e uma bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), autora desse trabalho. Quanto às técnicas de coleta de dados, houve aplicação de questionário, contendo 6 (seis) perguntas abertas e pesquisa documental. A análise de dados foi, em parte, de conteúdo e, em parte, descritiva. Além disso, fundamentou-se teoricamente em Quadros (1997), Pinto (2011), Plestsch (2009) e outros. Verificou-se que a Libras é fundamental para a aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos, apesar de não ser um aspecto presente em todas as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, há outros relevantes para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, tais como o uso de recursos tecnológicos e o conhecimento de mundo dos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA