Navegando por Assunto "Portfólio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias e reflexões de uma discente sobre a prática de docência(2019-12-16) GAMA, Estelita Barbosa; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444Este memorial de formação tem como objetivo refletir sobre a minha trajetória enquanto discente, a qual se inicia na Educação Infantil, perpassando pelo período da educação básica (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio) e, atualmente, o Ensino Superior. Enfatizo as minhas vivências no período do segundo semestre de graduação, em uma escola da rede pública, situada no bairro do Guamá, na cidade de Belém do Pará, onde desenvolvi algumas atividades, no ano de 2016, referentes ao estudo do tema “Prática Antecipada à docência em Espaços Formais de Ensino de Ciências, Matemática e Linguagens”, pertencente ao Eixo Temático VI ministrado pela Professora Doutora Fátima Vilhena, no qual iniciei a construção de um portfólio o qual permitiu fazer minhas primeiras críticas e reflexões sobre a docência. Também, conta outras experiências vividas durante Estágio de Docência I em 2018, supervisionado pela mesma professora em questão. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, o qual utiliza técnicas como a observação direta e vivências na sala de aula e em outros espaços escolares. Destaco experiências que me são relevantes, e proporcionam reflexões sobre o processo de formação profissional docente, em que agregam inúmeros saberes acumulados no âmbito acadêmico e nas práticas vivenciadas no âmbito escolar. Apresento análise de fatos sobre como se constrói a identidade profissional a qual se consolida à medida que se experimenta ao longo do tempo a docência, colocando-me em muitas vezes não mais na posição de estagiária, mas como futura professora. As memórias neste texto, apoiadas nas reflexões e alinhavadas com autores importantes na área educacional traduzem minha percepção de mundo mais apurada sobre o significado do educador e o sentido das práticas pedagógicas. Além disso, permitem compreender o valor do desenvolvimento de estratégias produtivas que contribuem significativamente para a formação docente e para a aprendizagem de diferentes alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repercussões das produções científicas na/da formação de uma licencianda em matemática(2018-12-06) GAMA, Jéssica dos Santos; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na estrutura de um Portfólio é amparado na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, da Universidade Federal do Pará, e se constitui nas produções acadêmicas resultado de estudos na Licenciatura em Matemática na Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal no período de 2015 a 2018, e é fruto de uma trajetória de investigações teóricas e práticas, nas quais se sustenta minha formação para a docência. O primeiro elemento fomentador na busca de conhecimentos foi à utilização de um recurso didático de caráter manipulável para o ensino de Aritmética no sétimo ano, que se desenvolveu num projeto de extensão. O segundo surgiu de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais, e se constituiu na metodologia resolução de problemas. O terceiro elemento foi o Plano de Aula, componente da Didática que me trouxe segurança e estabilidade para atuar com mais clareza nas práticas docentes. As importâncias das experiências no ambiente escolar e na universidade auxiliaram nas produções científicas e fizeram a diferença na minha formação acadêmica, profissional e pessoal. Com relação à primeira, adquiri a clareza sobre a sistematização dos conhecimentos, a segunda direcionou a reflexão sobre a incompletude na formação do professor/a, e a terceira, de maior abrangência teve significado produtivo. A experiência na produção deste Portfólio é um marco na história da Faculdade de Matemática, porque trata de uma proposta inovadora que aproxima o/a licenciando/a ao mundo de produção acadêmica com estímulo e efetividade.