Navegando por Assunto "Popular education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições de Paulo Freire para pensar a educação popular nas periferias urbanas(2019-01-10) SANTOS, Ingrid Silva dos; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da teoria de Paulo Freire para repensar a estruturação da educação, a implementação da educação popular que visa a emancipação das massas populares, tendo como foco entender de que forma a teoria freireana pode contribuir para a emancipação da população periférica através de uma educação periférica com a finalidade de analisar e correlacionar a teoria freireana com as áreas de periferias urbanas visando evidenciar a influência de Paulo Freire na construção de uma educação libertária, emancipatória e popular. A pesquisa bibliográfica é utilizada como ferramenta metodológica que auxiliou na busca de possíveis respostas acerca do método freireano como ferramenta de fortalecimento emancipatório das periferias urbanas. Este artigo pode concluir que Paulo Freire estabeleceu categorias que foram essenciais para o direcionamento da educação popular como instrumento que visa a conscientização e emancipação do ser humano oprimido pelas relações capitalistas e que atualmente se encontram localizados principalmente nas periferias urbanasTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Biologia no Cursinho Popular de Altamira(2018-12-10) PEREIRA, Thaís Nascimento; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da metodologia utilizada no ensino de Biologia pelo Cursinho Popular de Altamira por meio da Educação Popular. A hipótese principal é que o método freiriano aliado ao ensino de Biologia auxilia na formação de sujeitos sociais mais engajados em questões pertinentes da sociedade. Este método consiste no trabalho de codificação e decodificação de um determinado conteúdo, abrangendo suas problemáticas sociais. Este estudo mostrou a importância de um ensino diferenciado de Biologia, que carregue além da preparação formal para o mercado de trabalho, a preparação para vida. Através da pesquisa, foi possível perceber que a aplicação do método da Educação Popular em sala de aula proporcionou uma elevação no nível de consciência dos educandos, que durante o estudo, mostraram interesse em participar de ações sociais, ambientais e educacionais.