Navegando por Assunto "Popular culture"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo/Hip hop: expressão cultural, social, artística, esportiva e educacional(2023-05-24) LEÃO, Gesiel Ribeiro de; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792; KELLERMANN, Mariana Marques; http://lattes.cnpq.br/0761270162072977A presente pesquisa trata-se de investigação sobre a Cultura Hip-Hop e como a mesma se mobiliza e movimenta-se perante a sociedade e em áreas, tais como: educação, cultura, esporte, arte e lazer. Sendo observada pela composição de todos os seus elementos em um contexto que ambos são necessários para que seja completa. O problema consiste em como realizar e visualizar a Cultura Hip-Hop como um corpo e seus membros, nos quais, serão dissecados e analisados durante a investigação, para que se possa entender em quais aspectos esta cultura assemelha-se. O processo se deu por viés investigativo, analítico e através de inúmeras entrevistas com personagens importantes e significativos. Foi traçado o seguinte objetivo: como desenvolver um saber cientifico de uma cultura, para que esta seja visualizada como um corpo, capaz de dialogar em diversas áreas da sociedade em que vivemos. Para tanto foi desenvolvido pesquisa de campo, no município de Belém-PA, em Cyphers e rodas culturais da Cultura Hip-Hop. O método de pesquisa desenvolvido, foi o Etnográfico e a Anarcometodologia em uma abordagem de pesquisa-ação. Foi aplicada a técnica de entrevistas e como instrumento o questionário, análise, investigação de imagens e vídeos, os dados foram tratados qualitativamente e os resultados foram analisados e discutidos a luz de referencial teórico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dell Maluko: a comicidade de um marcador de quadrilha junina paraense(2021-03-02) RODRIGUES, Jonilson Lino; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Esta monografia apresenta e analisa o trabalho de Dell Maluko, marcador de Quadrilha Junina Paraense, artista nascido no município de Santa Izabel do Pará, que atua fortemente no segmento cultural. Para elaborar esta pesquisa, foi utilizada como percurso metodológico a etnometodologia, além dos importantes postulados de Coulon (1995, 2005), que falam sobre as relações empíricas que um grupo social exerce através das suas próprias práticas culturais e artísticas. Inicio retratando a história e origem das festas e danças, perpassando pelas festas aristocráticas francesas e a consequente chegada da quadrilha junina no Brasil, que se torna aspecto fundamental na cultura junina até hodiernamente. Para reforçar estas afirmações, utilizo-me das colocações de Chianca (2006, 2013); Rangel (2008); Geertz (1989); Campos (2007); Guarinello (2001); Leal (2004); Cascudo (2001); Maffesoli (1996). Para entender o marcador junino e seu contexto de história e memórias, foram utilizados os aportes teóricos de Gomes (2008); Oliveira (2017); Teixeira (2012); Behlau (2005). O sujeito pesquisado Dell Maluko é colocado como o centro do seu processo e agir no espaço cênico na cultura paraense. Nesse sentido, conceituo o “joanino” para se entender a dimensão da cena popular pelo viés da dinamização da brincança e do improviso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grupo Gruta de Teatro: memórias e militâncias no teatro paraense (1967-1981)(2019-07-09) SOUSA, Bento Henrique Oliveira de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo registrar cronologicamente a história do Grupo Gruta de Teatro e se propõe a produzir uma análise sobre a sua trajetória artística e suas contribuições para a história do teatro produzida no Estado do Pará. Tendo como metodologia a História Oral que busca através das fontes orais a produção de documentos, bem como os estudos da Memória, acionando autores que produzem sobre o assunto tais como: Ferreira (2006); Bosi (2003); Freitas (2006) entre outros, e auxiliando com a Historiografia do teatro no Pará convoco Bezerra (2013); Salles (1994) e Jansen (2009) esses autores possuem valorosas contribuições para a historiografia do teatro paraense. O Gruta é um dos mais antigos grupos de teatro no estado. O Gruta é escola e continua produzindo teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A história de Mestre Tomáz e a poesia do Carimbó em São João de Pirabas(2023-12-18) TAVARES, Luana da Fonseca; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente projeto tem como objetivo compreender a importância da poesia na forma de carimbó, do Mestre Tomáz (1939-2018), para o município de São João de Pirabas. Busca-se entender a maneira pela qual Mestre Tomáz emerge como referência da cultura popular em Pirabas, considerando que ele é um dos mestres da cultura inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A pesquisa visa verificar como a população pirabense reconhece o legado deixado pelo mestre, se percebe suas composições contando a história de seu povo e de sua cultura. Nesse contexto, os conceitos a serem trabalhados são história local, memória e cultura popular. A metodologia adotada consistirá em pesquisa de campo, com entrevistas, buscando encontrar a presença do Mestre Tomáz nas narrativas sobre a história e cultura locais de Pirabas. Durante a investigação, serão também analisados documentos pessoais de familiares, como fotografias e escritos, além de materiais relacionados à prática da dança, entre eles tambores, flauta artesanal, ganzá, reco-reco, banjo, maracás, afoxé, pandeiros e vestimentas do grupo. O objetivo é compreender como o Mestre Tomáz está inserido na história local de Pirabas. Como hipótese, considera-se que Mestre Tomáz desempenha um papel importante no desenvolvimento histórico do município por meio de seu carimbó, embora não seja amplamente reconhecido pela população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Luta marajoara: as implicações do processo de esportivização da luta marajoara enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago do Marajó(2022-07-28) SILVA, Tiago Paiva da; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315A luta marajoara (LM) é uma modalidade de luta genuinamente brasileira e tradicional do arquipélago do Marajó no Pará, e está diante de um iminente processo de esportivização. Este estudo tem como objetivo discutir os principais riscos desse processo para a prática da LM enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago. Este estudo se configura como básico de cunho qualitativo e foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica direcionada pelo estado arte sobre o tema. Os principais riscos apontados foram baseados no processo de esportivização de outras modalidades que passaram por um processo parecido. Os resultados obtidos mostraram que o processo de esportivização da LM oferece riscos a essa prática enquanto símbolo da cultura popular, pois fatores como: domínio do esporte de rendimento sobre outros elementos da cultura, valorização do tecnicismo, exclusão dos menos aptos para competições e inclusão de técnicas de outras modalidades de luta interferem na forma com que a LM é vivenciada pelos praticantesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal - PA(2019-07-03) ALVES, Jefferson da Silva; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho tem como objetivo compreender a mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal, configura-se como de abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com: 02 professoras da escola São Raimundo, 03 ex-professores da comunidade, 05 moradores na faixa-etária de 25 a 80 anos. Além de conversas informais com alguns alunos da escola de São Raimundo. Utilizamos os autores: Loureiro (2001, 2005), Severino (2007), Lakatos e Marconi (2009), Brandão (2002), Cruz (2013), Brasil (1988, 1996, 2010), Durand (2012), Bachelard (1988), Rocha (1996), Pinheiro (2018) dentre outros para oferecer embasamento teórico. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer melhor o perfil dos respondentes e sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O teatro que apaixona: relato de uma artista em sua incursão no Auto da Paixão de Cristo(2022-12-15) OLIVEIRA, Lívia Viana de; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Esta pesquisa apresenta-se como o resultado de Trabalho de Curso para a finalização do curso de Licenciatura em Teatro, pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. O principal objetivo desta narrativa é a construção de uma escrita auto-etnográfica, baseada nos estudos desenvolvidos por Sylvie Fortin sobre este conceito, bem como nos relatos pessoais, vividos durante minha incursão com o processo criativo do espetáculo da Paixão de Cristo, realizada pelo Ministério de Teatro Anjos do Senhor da Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada no bairro do Guamá, em Belém do Pará. O recorte temporal concentra-se nos três anos em que atuei como membro do ministério (2017- 2019). A narrativa traça seu percurso iniciando com algumas considerações iniciais interligando minha trajetória de vida e com teatro com a idealização e desejo em pesquisar sobre essa temática. Seu caminho segue ramificando-se em seis estações, nas quais contextualizo o surgimento do teatro e das representações cênicas, na Idade Média e sua inserção nas Igrejas, em diálogo com as noções sobre o teatro litúrgico e popular; identifico alguns locais onde acontecem as encenações da Paixão, atualmente, e quem são seus participantes; estabeleço um diálogo com a história desse auto realizado pelo Anjos do Senhor, através de memórias individuais e coletivas; discorro ainda, sobre como ocorre a construção de personagens e o processo criativo referente aos atores envolvidos, segundo o conceito de corpo devoto apresentado por Karine Jansen (2004); por fim, construo uma narrativa relativa a forma em cortejo desse espetáculo, denominado como Via Sacra. Dessa forma, pretendo contribuir com os estudos teatrais relacionados ao fazer teatral popular e religioso, compreendendo as dimensões e contribuições do teatro litúrgico para pessoas que veem nele uma oportunidade de estar em contato com essa linguagem artística. Além valorizar e tentar despertar o interesse na produção de mais pesquisas ligadas ao tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trajetórias que se entrelaçam: um relato acerca da contribuição do grupo de teatro Encenação Cultural do Pará à cena artística belenense(2022-08-16) VIANA, Eduardo Freire; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do Grupo de Teatro Encenação Cultural do Pará. Parte da necessidade de se fazer um apanhado histórico do grupo com a finalidade de produzir um registro artístico-cultural para a história da arte na cidade de Belém do Pará. Trazendo com isso as atividades relacionadas ao grupo, como produção de espetáculos e esquetes teatrais. Parto de minha trajetória artística para contar a história do grupo, e tomando como caminho teórico-metodológico a história oral e os estudos da memória pelos conceitos de Halbwachs(1990), Le Goff(2003), Candau(2011) e Gil(2006), que dialoga com minha pesquisa acerca da documentação e do registro, além de entrevistas e documentos. O grupo de teatro Encenação tem como principal foco a produção de espetáculos infantis, além de promover teatro adulto e empresarial. Portanto se faz necessário a responsabilidade de contribuir com os registros históricos-artísticos-culturais do teatro de nossa nação.