Navegando por Assunto "Polissemia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) No carnaval, teve “muita onda”, embora não tenha sido na praia(2025-09-11) MAGALHÃES, Jamille dos Santos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo corresponde a um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido a partir de pesquisas e sob orientação do professor Dr. Robson Borges Rua, com o intuito de promover uma análise dos múltiplos significados da expressão paraense “muita onda”, utilizada cotidianamente pelos paraenses. Sendo assim, a pesquisa enfoca o uso metafórico dessa construção, a qual assume uma polissemia dependendo do contexto empregado. Com base nos pressupostos do Funcionalismo, de acordo com os postulados de Bybee (2010), Givon (1995), Martelotta (2008), Souza (2016) e Oliveira (2020), a análise se ancora nos dados coletados em interações pela rede social Facebook. Dessa forma, é possível observar os diferentes significados assumidos, a partir de contextos distintos, evidenciando sua natureza metafórica e seu papel na construção de sentidos no discurso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A polissemia na linguagem não verbal: no caso os emojis(2018-06-26) PINHEIRO, Nilma de Jesus Feio; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166O estudo verificou a ocorrência da polissemia por meio de estímulos visuais, produzidos por emojis, os quais são utilizados frequentemente nas plataformas de interações virtuais como Facebook, Twitter, Menssaggen e, em particular no Watsapp. Desse modo, evidenciou-se o deslocamento do fenômeno polissêmico da linguagem verbal, para a linguagem não verbal, com isso, intenciona-se gerar uma reflexão sobre o trabalho, a fim de oferecer uma nova perspectiva de abordagem do fenômeno polissêmico. Ademais, o trabalho embasou-se em revisões bibliográfica com destaque para os estudos de Duarte (2003), acrescidos de entrevista e questionário, elementos indispensáveis para o êxito da pesquisa. Portanto, os resultados demonstraram que de fato há polissemia na linguagem não verbal contrapondo estudos que particularizavam esse fenômeno como ocorrente apenas na linguagem verbal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações semânticas entre língua materna e matemática: uma conexão possível(2018-03-09) MACIEL, Márcio José Duarte; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Neste estudo apresentamos a relação semântica entre a língua materna e a linguagem matemática. Especificamente, descrevemos a impregnação mútua entre a Língua Materna e Matemática; analisamos a metáfora e a polissemia na relação de dependência entre a Língua Materna e a Matemática; buscamos contribuir no ensino-aprendizagem da Língua Materna e da Matemática na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Adotamos como aporte teórico Machado (1993) que apresenta a impregnação da mútua da língua materna e da língua Matemática. O material do estudo compôs 10 (dez) expressões retiradas de Machado. Destas expressões analisamos 10 (dez) palavras com funções matemáticas e linguísticas: denominador, coordenadas, arestas; tangente; ângulo, retidão; xis; círculo; esfera; infinitas. Desta forma, examinamos primeiramente as palavras; em seguida, o significado delas nas expressões no contexto social. Os resultados confirmaram a teoria de Machado (1993) de que há uma relação mútua entre a Língua Materna e a Matemática.