Navegando por Assunto "Poliedros"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A característica de Euler de superfície(2023) VELASCO, Brenda Letícia Noronha; VILHENA, José Antonio Moraes; http://lattes.cnpq.br/2517022838494324Este trabalho visa explorar a característica de Euler de poliedros, superfícies e somas conexas de superfícies. Será apresentado, inicialmente, a demonstração do teorema de Euler para poliedros convexos devida ao matemático Adrien-Marie Legendre. Em seguida, discute-se o conceito de superfície regular e apresentamos os exemplos da Esfera e do Toro. Além disso, O estudo também aborda a triangulação de superfícies e a característica de Euler de uma triangulação e de somas conexas de superfícies.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta para licenciatura em matemática por meio dos sólidos de Platão(2023-12-18) GUEDES, Clecilma Monteiro; PANTOJA, Cristina Helena da Conceição; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem por objetivo geral exercitar a construção geométrica e planificações de sólidos, visando desenvolver a percepção matemática tendo como foco a leitura da estrutura geométrica dos sólidos de Platão. A metodologia se caracteriza como uma investigação científica, modelo de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, dividida em quatro capítulos (i) inicialmente faz um breve histórico da geometria com destaque para os sólidos geométricos – pirâmide e prismas, (ii) em seguida enfatiza o panorama histórico dos sólidos de Platão e a sua planificação, (iii) fundamenta os aportes teóricos, dentre eles LORENZATO (1995), SCOLARO (2008), SILVA (2014) embasado também no livro de geometria espacial dos autores OSVALDO DOLCE E JOSÉ NICOLAU POMPEO (2013), além da contribuição de GOMES (1997), em sua tese de doutorado descrevendo a geometria plana por meio da “dinâmica do pensamento geométrico, obedecendo ainda a BNCC (2018), em suas competências e habilidades para o 7° ano do ensino fundamental (iv) aborda o produto educacional com a construção e planificação do cubo e sua análise a partir da percepção geométrica dos seus componentes. Este estudo ainda em fase de construção para o TCC4 das licenciandas em matemática, espera-se que a proposta alcance as salas de aulas como alternativa para promover melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Por isso, é importante que os docentes estejam sempre inovando as metodologias e selecionando recursos didáticos, capazes de oferecer aos estudantes uma abordagem mais significativa, personalizada e estimulante, tornando a matemática uma disciplina mais prazerosa.