Navegando por Assunto "Poetics"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um canto em cena: o olhar do encenador na constituição de sua poética(2013) SANTOS, Alyne Souza dos; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; https://orcid.org/0000-0003-1115-7719A Pesquisa visa à compreensão do processo criativo para a construção de uma poética do encenador, a partir da construção do seu processo criativo, para isso toma como objeto de estudo o Cântico das Lembranças: Em Odara ao qual é estabelecido uma construção junto aos intérpretes, que vem a dialogar com suas próprias histórias de vida, de modo que as personagens são construídas a partir do próprio olhar do intérprete, permitindo-lhes a liberdade desejada no ato da criação, e estimulando-os à busca por movimentos novos, livres de uma técnica rígida. Para tal lança-se um olhar sobre os procedimentos utilizados na construção e percebe-se fortes semelhanças entre os procedimentos adotados e a representação não interpretativa, de Luís Otávio Burnier, assim como dos métodos das ações físicas em Grotowski. O estreito diálogo sobre as influências do olhar da atriz na construção da encenadora desvelam encontros de uma poética particular. A abordagem da fenomenologia da percepção do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) compõe as bases dessa pesquisa no auxílio do reconhecimento construído através da corporeidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se da coleta sensorial se Cecília Salles (2009) que visa entrar em contato com as singularidades de um procedimento utilizados como: entrevistas abertas com os quatro sujeitos envolvidos na prática do experimento Cânticos das Lembranças: Em Odara, os dois músicos e o dois intérpretes, e mais um advindo de outro intérprete, para o desmembramento deste Cântico, e de documentos como os desenhos construídos no caderno do encenador, no percurso processual de investigação deste objeto. As considerações conclusivas dessa pesquisa perpassam pela influência do olhar da atriz na construção da encenadora, procurando através da relação estabelecida entre as duas práticas, encontrar a sua poética, também encontrando deste modo uma nova proposição ao encenador no ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Nas teias do imaginário amazônico: uma perspectiva poética da obra água da fonte de João de Jesus Paes Loureiro(2019-12-10) SILVA, Keise Barreto da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Água da Fonte, do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro, embasando a análise, principalmente, nas pesquisas do autor acerca doimaginário amazônico afim de explorar a representatividade da cidade de Abaetetuba na obra e no imaginário. O referencial teórico utilizado para a realização desta pesquisa é baseado nos estudos de Loureiro (2008), Eliade (2002), Tupiassú (2005), Souza (2014), entre outros importantes autores apresentados no decorrer do trabalho. A pesquisa, de caráter qualitativo, fora iniciada pela justificativa da necessidade do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, de proporcionar com maior relevância os estudos sobre a Literatura de Expressão Amazônica em sua grade curricular, uma vez que a instituição se localiza na região do Baixo Tocantins, na Amazônia. O resultado dessa inquietação se transformou nesta monografia, a qual foi construída em três capítulos afim de explanar sobre a poética do autor Paes Loureiro e suas contribuições para a cultura e o imaginário, a presença da literatura na Amazônia de modo regional e universal na propagação da poesia e, por fim, a análise de alguns poemas da obra que fora escolhida para a composição do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sorriso do menino sem boca: a caixa-corpo: uma dramaturgia de si(2022-10-14) MIRANDA, Melquisedeque Matos; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O trabalho “O menino do sorriso sem boca. A caixa-corpo: Uma dramaturgia de si" é uma obra do íntimo, permitindo a criação de um espaço para a manifestação de seus anseios. Partindo desta compreensão, traz a proposta da descoberta de outras dramaturgias contidas nas trajetórias do próprio artista e permitindo, assim, a construção de caminhos poéticos subversivos para as sensações e memórias ali encontradas. Para isso, foi utilizada como metodologia a etnografia pós-moderna proposta por Fortin e Gosseling (2014), possibilitando a utilização de vários recursos para o processo criativo, como: autoetnografia, escrita criativa, imagens, entre outros, performando um conhecimento subjetivo e pulsante para o percurso. Dessa forma, o resultado do processo traz uma breve reflexão artística sobre o conceito construído na figura da “Caixa-Corpo”, materializando-se em um fenômeno poético e representando os desenhos do sentir em todos as suas não-lógicas, características e formas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "Teu meu corpo": Max Martins ou o amor das palavras(2019-07-05) ARÁUJO, Jackeline Alves de; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho é uma análise da função do desdobramento do significante linguístico como corpo no poema, pelo entrelaçamento erótico que se delineia na poética de Max Martins, mais precisamente dos seus aspectos imanentes de uma poético-imagética, poéticosimbólica, poético-ideogrâmica. A teoria erótica que se define na poética de Max, leva em conta a relação do autor-leitor previstos nas estruturas de sedução do texto de Max Martins. Tem-se em jogo, uma operação de linguagem propriamente semiótica, com efeito, nos é útil a teoria do texto desejante de Roland Barthes, uma vez que o autor de O prazer do texto (1973), na relação que estabelece entre linguagem e corpo opera pela finalidade do gozo. O objetivo estético de ilustrar - ultrapassando os limites de forma e conteúdo- a relação erótica das palavras em cópula, da relação entre autor- leitor- texto, as palavras fazem amor.