Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Poesia visual"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    La poesía visual como herramienta didáctica en la enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera: literatura en un juego de tablero “la poesía visual en movimiento”
    (2024-06-27) OLIVEIRA, Renata Raissa de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    Muito se fala sobre a importância da literatura nas escolas, porém, pouco se discute sobre a necessidade de uma abordagem dinâmica dos gêneros literários, consequentemente, da poesia visual nas aulas de espanhol como a E/LE, vendo-se assim a 1 Alumna de la Carrera de Letras- español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: renataraissad@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la Carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA – Campus universitário de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 9 necessidade de promover estratégias para discutir e ensinar literatura, buscamos trabalhar a poesia visual incorporando a literatura em língua espanhola, já que pouco se comenta sobre o gênero. A poesia visual é uma ferramenta poderosa para ensinar e aprender espanhol de uma forma divertida e atraente. Combina elementos visuais e linguísticos de forma criativa, estimulando a imaginação e a compreensão dos alunos. Com isso, este trabalho visa abordar o texto literário utilizando a poesia visual, tendo como estratégia a utilização do jogo de tabuleiro intitulado “poesia visual em movimento” como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira. Ao incorporar os jogos neste contexto, é possível tornar o processo ainda mais divertido e eficaz. Assim, para fundamentação deste trabalho, que são; Amarilha (2013), Fernandes (2018), López (2012), Huizinga (1993), Xavier (2002), Buoro (2014) e Averbuck (1988). Ressalta-se que, quanto à metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica, com análise qualitativa, analisando hipóteses descritivas aplicadas a 16 alunos da instituição de ensino da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, para a qual foi realizada uma aula introdutória sobre o tema para aplicação do jogo de tabuleiro “poesia visual em movimento” seguido de pesquisa, com as atividades abordadas para a divulgação da literatura baseada na poesia visual. Como resultados, comprovou-se que as metodologias lúdicas favorecem o desenvolvimento do aluno, promovendo a reflexão, o pensamento crítico e criativo. Em síntese, nesta pesquisa constatou-se que a aula, o contato com a estrutura do gênero, o conhecimento da poesia visual e de seus autores, somados à proposta de um jogo de tabuleiro que trata da literatura, da poesia e, consequentemente, da língua espanhola, confirmou-se um potencial interesse, além da interação e aprendizagem do gênero literário e da língua em questão.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA