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Navegando por Assunto "Poesia brasileira - História e crítica"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A completude do ser: vivendo o amor em “Amor – pois que é palavra essencial” e “Era manhã de setembro” de Drummond
    (2019-02-15) PEREIRA, Luanna Heloisa Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578
    O presente trabalho tem por objetivo compreender a maneira de formar o conteúdo sexual em poemas do livro O amor natural de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, levantou-se aspectos gerais da obra do poeta mineiro e aspectos particulares debatidos nos estudos críticos em torno daquele seu livro póstumo. As noções de erotismo, obscenidade e pornografia foram levantadas na teoria literária e cultural para ao fim e ao cabo de uma análise de poemas drummondianos poder classificar e situar a sua criação libertina numa tradição de uso da palavra interdita. A presente leitura dialoga com os ensaios de José Guilherme Merquior, Eliane Moraes, Lynn Hunt, entre outros estudiosos, que permitem entender o recurso às noções de obsceno, erótico e pornográfico na história da literatura e do pensamento. A poesia de Drummond joga com as noções de obsceno, pornográfico e erótico de uma maneira cambiante e inquieta (uma inquietude na poesia de Drummond, como defende Antonio Candido), elevando a linguagem libertina, desempenhando no leitor uma função de formação do desejo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “O sentimento do mundo”: Drummond e a melancolia
    (2018-12-10) ALCÂNTARA, Brena Tayná Costa; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578
    Estudo sobre a encenação da melancolia em poemas de Carlos Drummond de Andrade. O sentimento do mundo como sentimento de tristeza, revolta e esperança é uma linha de força da poesia moderna em geral e da poesia de Drummond em especial. Reconstituímos uma história cultural do sentimento melancólico nas artes e no pensamento, com ênfase na modernidade, para constituir uma imagem da melancolia figurada na poesia de Drummond. Para tanto, lançamos mão dos estudos de Walter Benjamin, Sigmund Freud e Jean Starobinsk. Em nossa leitura, a poesia de Drummond é escrita com a tinta da melancolia.
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