Navegando por Assunto "Podcast"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Podcast como uma ferramenta educomunicacional no ensino superior(2022-07-12) GARCIA, Danilo Sena; MONTEIRO, Sury de Moura; http://lattes.cnpq.br/4309806566068586; https://orcid.org/0000-0001-9449-7043As tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICS, proporcionam ao indivíduo meios de obter informações virtualmente, então esse trabalho tem como objetivo analisar o uso do podcast - TDICs como uma ferramenta de educomunicação ambiental entre discentes do ensino superior. Para isso, foi criado o podcast Vozes da Amazônia, onde foram produzidos episódios com uma linguagem facilitada e com duração média de 5 minutos, e foram levantados dados quali-quantitativos, com aplicação de questionários como metodologia, levantando o perfil dos respondentes e com perguntas sobre como o podcast ouvido previamente concede autonomia para escutar o episódio e realizar uma outra atividade. Houve a resposta de 21 discentes do instituto de Geociências, no qual a maioria indicou que usariam o podcast como uma ferramenta para complementar informações sobre temáticas ambientais, e também, pode-se afirmar que o uso das TDICs, como o podcast, contribuem para a obtenção de conhecimento dos discentes que consomem esses métodos digitais de informação para seu aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of podcast as a challenging didactic material in teaching English as an additional language(2024-07-08) CHAGAS, Aryanne Silva das; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo delineia os resultados de um estudo metodológico que destaca a utilidade pedagógica dos podcasts em contextos educativos e a sua eficácia na promoção de competências de compreensão auditiva. O estudo abrange os objetivos da utilização de podcasts no ensino do inglês como língua adicional, centrando-se no seu potencial para uma utilização inclusiva, melhorando as competências auditivas e abordando os desafios e benefícios associados. A metodologia inclui uma revisão da literatura sobre podcasts e competências de compreensão oral, com uma abordagem qualitativa-quantitativa e exploratória. Além disso, a metodologia consiste em uma pesquisa de opinião com questionário sobre a utilização de podcasts em competências de compreensão oral, tendo 22 professores universitários como participantes. Destaca as vantagens e desvantagens do uso de podcasts no ensino de inglês, incluindo uma reflexão sobre o uso do podcast como futuro professor de língua adicional. Para atingir esses objetivos, o artigo baseia-se em contribuições teóricas de autores como Tomlinson (1998) e (2000), Nunan (1989), Vilaça (2009), Corrêa et. al (2022), Berto (2022), Silva e Timmermann (2023), Reis, Gomes, Linck (2012) entre outros. Após a revisão da literatura e discussão, esta pesquisa reconhece que o uso de Podcasts como material didático pode promover novas experiências no ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional, mesmo que tal uso ainda causa certa resistência por parte de alguns professores.