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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre constituição da identidade de gênero e brincadeiras infantis no ambiente escolar(2024-09-20) MARTINS, Flaviane Cordeiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063A presente pesquisa aborda a relação entre a constituição da identidade de gênero e as brincadeiras infantis no ambiente escolar, mais especificamente no espaço da Brinquedoteca em uma Escola de Educação Infantil. Os objetivos principais da pesquisa é analisar como as brincadeiras infantis produzem ou reproduzem as identidades de gênero no contexto educacional, além de identificar os valores e comportamentos pré-estabelecidos social e culturalmente que estão "normalizados" nas brincadeiras infantis, de acordo com o gênero, e verificar o impacto da divisão das brincadeiras e brinquedos por gênero no espaço escolar sobre as crianças. Para fundamentações teóricas dessa discussão, foram consideradas contribuições de renomados autores como Louro (1997,1999), Silva (2000) e Hall (2006), que possuem pesquisas nas áreas de Estudos Culturais e Feministas. Além disso, pesquisadores como Barros (2009), Brougère (2010) e Felipe (2003) também forneceram base sobre a importância do brincar e sua influência na formação das crianças a partir dos aspectos culturais e sociais. Este estudo adotou uma abordagem pós-crítica para investigação e análise, utilizando aproximações etnográficas para compreender os aspectos gerais e, principalmente, a subjetividade dos sujeitos envolvidos. A observação participante foi utilizada para capturar os movimentos e o cotidiano da pesquisa, enquanto o método da conversação permitiu que os participantes se expressassem livremente e compartilhassem suas experiências. Além disso, o uso de imagens foi empregado para aprofundar a compreensão dos aspectos mais intrínsecos da pesquisa. Os resultados destacam questões problemáticas que vão além do espaço da Brinquedoteca, evidenciando que a constituição da identidade de gênero é influenciada também por fatores externos à escola, e que as crianças carregam consigo valores culturais muito bem estabelecidos em suas formações sociais, é importante destacar, então, que a divisão de brincadeiras e brinquedos por gênero vivenciadas no cotidiano escolar pode contribuir para a perpetuação de estereótipos, afetando o desenvolvimento das crianças. No entanto, há esperança de mudança por meio da transformação das práticas pedagógicas, visando construir uma política que valorize a equidade no brincar infantil. Em suma, este trabalho ressalta a necessidade de repensar as práticas educativas, promovendo um ambiente escolar inclusivo, no qual as crianças tenham a liberdade de explorar uma variedade de brincadeiras, independentemente de seu gênero. A pesquisa destaca a importância de criar espaços no qual as crianças possam se expressar livremente, desafiar estereótipos de gênero e desenvolver uma compreensão mais ampla da diversidade humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro - educação: uma vivência artística e didática na brinquedoteca da EAUFPA(2021-03-08) MELO, Faye Cristina Celeiro; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes daO presente trabalho pretende descrever uma vivência artística e didática desenvolvida na escola de aplicação da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém/PA, no ano de 2017, durante o estágio supervisionado (Prática de Ensino do Teatro I, da Licenciatura em Teatro da ETDUFPA), na sala da brinquedoteca, espaço onde se encontram elementos lúdicos e pedagógicos para atender as turmas do PRÉ I e PRÉ II da educação infantil (crianças na faixa etária de 4 a 5 anos) no turno da manhã. A sala tornou-se palco de apresentações, teatro, lendas folclóricas paraenses, artesanato, literatura, música, dança e brinquedos. No espaço onde foram realizadas as atividades descobriu-se novas formas de aprendizado do cotidiano escolar,utilizou-se de recursos como, recorte de texto, encenação teatral, indumentárias e o texto do estatuto da criança e do adolescente - ECA. Como resultado constatou-se a efetiva participação das crianças que aprenderam sobre as lendas folclóricas junto com o art. 4º do ECA, demonstrando interesse e curiosidade, onde fizeram constantes indagações sobre os seus direitos e os personagens da vivência didática. Assim, percebemos que os elementos lúdicos de interação existentes no espaço aliados aos diversos brinquedos contribuem para a formação sociocultural das crianças.