Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Plano de intervenção"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Considerações acerca do plano de intervenção pedagógica: uma experiência no programa residência pedagógica (PRP)
    (2024-06-19) SANTOS, Leila Pimentel dos; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    As práticas de intervenção para o aprimoramento da leitura e escrita é de grande importância para o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização por atuar como um reforço desse aprendizado. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP, da Universidade Federal do Pará, através do subprojeto Interdisciplinar Alfabetização e Letramento, visou, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024, promover a inserção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Letras Língua Portuguesa no espaço escolar, para o desenvolvimento de atividades voltadas à leitura e escrita. Deste modo, esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no PRP que envolveram, formações, observação e intervenção prática de leitura e escrita dos alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bom Pastor. Propomos como questões deste estudo: O que trata o PRP e que contribuições vem proporcionando aos licenciandos de pedagogia em sua formação inicial? Como se deram as formações durante a execução do Programa? Como ocorreram as práticas de intervenção prática de leitura e escrita? A pesquisa ancora-se nos estudos de Fiorin (2003), Freire (1996), Soares (2020), Silva (2003), Silva (2021), entre outros. O método utilizado para esta pesquisa contou com uma etapa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva com observações, anotações em diário de campo. Constatou-se que as intervenções dos residentes a partir das orientações recebidas nas formações, contribuíram significativamente para o avanço na leitura e escrita das crianças do primeiro ano fundamental.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA