Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Plano de Intervenção"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lugar de mulher é onde ela quiser: o lugar do feminino na sociedade de classes
    (2024-02-27) PAMPLONA NETO, Christóvam da Silveira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    Esta pesquisa do Trabalho de Curso resulta do Estágio Supervisionado na Educação Infantil na Escola Rio Caeté sobre o feminismo e o lugar da mulher na sociedade de classes com crianças matriculadas na Pré-Escola. O objetivo principal foi analisar as experiências do Estágio sobre o Plano de Intervenção da regência de atividades pedagógicas sobre o lugar da mulher na sociedade e o feminismo desenvolvido a partir do Projeto-chave Respeito, Valores e Atitudes da Escola Caeté, na perspectiva das atividades lúdicas articuladas ações pedagógicas do planejamento escolar da Professora supervisora. Metodologicamente, o estudo sob o viés teórico da abordagem interacional e do tipo qualitativa (Gatti) permearam a execução da pesquisa no Estágio e as análises das atividades feitas com as crianças. Os resultados do TCC mostram que o Estágio Supervisionado no campo da pesquisa promove experiências com as crianças e a profissão do pedagogo no cotidiano escolar, que é permeado de vivências da prática pedagógica, além disso, o estudo fomenta a discussão sobre o papel da mulher na sociedade de classes e questões relacionadas ao femininos, que são fundamentais no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois, promove reflexões sobre o preconceito com a mulher que é mãe, trabalha e estuda. Ainda, a pesquisa possibilitou reflexões sobre a formação do pedagogo (as) e as vivências na prática do Estágio, que se articulam com outros componentes curriculares do Curso de Pedagogia como os Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem e FTM de Ciências porque favoreceram observar os saberes culturais das crianças em relação ao papel da Mulher e mãe no dia a dia delas. Conclui-se, portanto, que as propostas educativas sobre o lugar da mulher e o feminismo se conectou com o planejamento do contexto Caeté e com o contexto social das crianças por meio do uso de atividades do cineclube, o que motivou o interesse das crianças pela temática, além das atividades lúdicas e momento dialógico entre estudante de Pedagogia e a professora supervisora.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA