Navegando por Assunto "Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA(2018-02-15) MELO, Renata Chaltein Almeida de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho objetivou despertar reflexões acerca da formação de professores através da política pública PARFOR, discorrer sobre desafios e perspectivas dos professores em serviço durante o processo de primeira e segunda formação. Para isso analisou falas coletadas dos sujeitos em formação que são atuantes nos municípios de origem e foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, orientada pela abordagem qualitativa que possibilita a leitura da realidade, tendo como técnicas para a produção dos dados a entrevista estruturada. A pesquisa conclui por considerar que o curso tem papel essencial para a conquista de novos saberes, aquisição de novas configurações e ressignificações indispensáveis para novas práticas pedagógicas. Os resultados possibilitaram dar visibilidade aos sujeitos em suas dificuldades e enfrentamentos passados durante os processos de ensino/aprendizagem no caminho da conquista de primeira e segunda formação e também refletir sobre o papel importante que representa a possibilidade da realização do curso para o sujeito e a comunidade onde este vai atuar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal(2018-03-20) SANTOS, Rozivane Pinho dos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um “olhar” sobre a formação docente via curso de pedagogia Parfor e a ressignificação da prática pedagógica(2017-04-28) FERREIRA, Cássia Felícia de Sousa; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400O presente trabalho tem como principal intuito de abordar a formação dos professores no Brasil, tomando como suporte de análise o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Esta é uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. Como referencial teórico embasou-se em Libâneo (1995); Lima (2011); Pimenta (1999/2002); Candau (1983) e Nóvoa (1995) entre outros aportes. As considerações foram tecidas em torno das leituras sobre formação de professores e nas entrevistas realizadas com algumas professoras-alunas do PARFOR/Pedagogia do Campus da Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e apontaram para necessidade de ampliação de um maior estudo sobre as atuais políticas de formação de professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos(2018-03-20) CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão vinculados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.(2018) FERNANDES, Gelcimar Leite; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior.