Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Planning."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado em coordenação e gestão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pereira Gomes em Primavera-PA: o planejamento como suporte pedagógico
    (2023-08-18) FERREIRA, Lorena Nascimento; FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6403644133106892; https://orcid.org/0000-0001-6160-8034
    O presente Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas na atuação e diálogo direto com a coordenação e gestão na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pereira Gomes, localizada na Travessa Sete de Setembro, bairro Centro, na cidade de Primavera, no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos que regeram o referido estudo, centram-se em expor informações acerca da instituição ao longo do período de estágio, assim como refletir de que forma dar-se-á a atuação do pedagogo nestes espaços de trabalho, fazendo um diálogo com trabalhos acadêmicos, de teóricos, como Menegolla & Sant’Anna (2014), Dalmás (1994), Lopes (et al. 2019) dentre outros, que constroem pesquisas no campo teórico no qual está inserido este estudo. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo Minayo (2007) (1994), com o intuito de aliar opiniões e experiências dos supervisores do estágio, o material bibliográfico adequado para a construção de uma rede de informações acerca de como ocorre a atuação dos pedagogos nesta escola. Ademais, utilizou-se do método e observação participante Marietto (2018), Queiroz (2007), para elaborar um diálogo mais harmônico com os membros de diversas instâncias da escola. Conclui-se que muitos são os desafios e dificuldades encontrados pelo profissional da pedagogia nestes espaços, sendo necessário que este ressignifique constantemente sua prática e seu saber-fazer pedagógico para suprir as necessidades educativas da escola e da comunidade que a norteia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA