Navegando por Assunto "Planejamento pedagógico"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?(2014-12-18) SOUZA, Renata Aparecida Santos de; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura.