Navegando por Assunto "Planejamento educacional"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem no plano de ações articuladas (2007 – 2011) no estado do Pará(2018-08-24) OLIVEIRA, Ana Francinely Ferreira de; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este estudo teve como tema a Avaliação da Aprendizagem no Plano de Ações Articuladas (PAR), no período de 2007 a 2011, no estado do Pará, normatizado a partir do decreto 6.094/2007, que é articulado ao Plano de Metas Compromisso Todos pela educação – PMCTE, bem como pelo Plano de Desenvolvimento pela educação - PDE. Dessa forma, objetivamos analisar como a Avaliação do Ensino e Aprendizagem está caracterizada no Plano de Ações Articuladas – PAR 2007 a 2011, nos município de Altamira, Barcarena, Belém, Cametá e Castanhal. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar o modelo de avaliação enfatizado no PAR 2007-2011; 2) Destacar a relação entre o PAR, a avaliação da aprendizagem e qualidade educacional; 3) Compreender como a avaliação de larga escala escolar é caracterizada no PAR nos municípios estudados.Neste viéis, a questão norteadora da pesquisa tem como fio condutor compreender em que medida a avaliação da aprendizagem, conforme o PAR 2007-2011, dos municípios pesquisados, está articulada à avaliação em Larga Escala, que tem o IDEB como termômetro da qualidade educacional? Metodologicamente, o trabalho tem com caráter a abordagem qualitativa. O estudo documental foi escolhido pela necessidade de realizar levantamentos de documentos como o Diagnóstico e relatório do PAR 2007-2011, assim como o Decreto de nº 6.094 referente ao PDE e PMCTE. A pesquisa também se caracteriza como um estudo de caso por explorar peculiaridades existentes na totalidade dos aspectos do objeto de estudo. O instrumento utilizado foi à entrevista estruturada, por viabilizar ao entrevistado mais liberdade para discorrer acerca do tema proposto. Neste caso, as entrevista foram realizadas com integrantes das Secretarias Municipais de Educação, nos respectivos municípios do estudo. Além disso, a investigação teve como arcabouço teórico autores como Dias sobrinho (2013), Luckesi (2002), Eustáquio Romão (2008), Léa Depresbiteris (1989), Chirinéa (2010) dentre outros, nos quais deram suporte a pesquisa. E, por fim, as considerações evidenciam que o IDEB é considerado pelo governo como o principal medidor da qualidade educacional, de modo que este indicador está atrelado à política do PAR e, esta relação é evidenciada na terceira dimensão referente as práticas pedagógicas e avaliação, que atende as concepções avaliativas de resultados observado no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica(2017-05-08) SANTOS, Wiviane Carneiro dos; NASCIMENTO, Eula Regina LimaO presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica com a temática Educação Infantil e Planejamento Pedagógico: uma revisitação teórica, estando dividido em dois tópicos, a saber: a infância no Brasil: recortes de percalços e lutas, que apresenta em linhas gerais a história da criança no Brasil e a luta pelo direito a educação, tendo como eixo de debate os autores: Azevedo e Sarat (2015), Santana (2011, 2014), Silva e Francischini (2012), Kuhlmann (2000), Kramer (2006), Campos et al (2006) e marcos legais. O segundo aborda: um olhar sobre o planejamento na educação infantil, sendo discutidas as dificuldades e os avanços que o planejamento pedagógico proporcionou aos educadores, o texto também debate a importância do mesmo na rotina da educação infantil. Os autores destacados para esses diálogos são: Menegolla (2010), Júnior (2007), Ostetto, (2012), Kramer (2003, 2004), Junqueira Filho (2013), Formozinho (2008). A pesquisa estreitou a relação entre a educação infantil e planejamento no trabalho pedagógico com as crianças pequenas, reconhecendo que esse elo favorece a garantia da qualidade na educação infantil e o respeito pela criança enquanto cidadão de direito.