Navegando por Assunto "Planejamento de marketing"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Planejamento de marketing em bibliotecas universitárias: aplicação na biblioteca do ICED/UFPA(2017-09-05) SANTOS, Karoline Grasielly Fernandes dos; NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do; http://lattes.cnpq.br/6520837741612534; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859As discussões a respeito da aplicação do marketing em bibliotecas universitárias têm se popularizado, à medida que as instituições buscam maneiras de se renovar e alcançar seus objetivos de forma a satisfazer o cliente final. Nesse contexto, a partir das experiências de estágio e de discussões promovidas em atividades de extensão realizadas no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), surgiu a proposta desta pesquisa, a qual objetiva descrever o planejamento de marketing na Biblioteca do ICED. Tem como objetivos específicos subsidiar o planejamento estratégico e acompanhar e identificar as etapas do planejamento de marketing. Utiliza a observação participante como método de coleta de dados e analisa os dados através da análise de conteúdo. Descreve também a metodologia utilizada pela Biblioteca do ICED/UFPA para o planejamento de marketing, que consiste em triangulação como método de coleta e análise de dados, aplicando variadas técnicas (pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada, benchmarking e grupo de foco). Resulta em uma descrição metodológica da construção do plano de marketing e de seus elementos constituintes: a análise ambiental, a segmentação do público, a definição do posicionamento, das estratégias e composto de marketing (Produtos e serviços, Praça, Preço e custos, Promoção e comunicação) e do plano de ação. Conclui que o planejamento de marketing em bibliotecas universitárias possibilita um diagnóstico mais preciso da visão que os usuários têm sobre a unidade de informação, a identificação das necessidades de cada grupo distinto de usuários e a definição de um posicionamento que norteie as atividades e ações desenvolvidas a cada período planejado.