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Navegando por Assunto "Planejamento de cardápio"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de cardápios ofertados em escolas públicas no município de Belém-Pa
    (2021) PEREIRA, Sabrina de Melo; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    Objetivo: Avaliar os cardápios ofertados nas escolas públicas do município de Belém PA. Metodologia: realizou­se um estudo de caráter descritivo quantitativo e documental, que avaliou cardápios coletados de escolas públicas de ensino fundamental integral do município de Belém, durante o ano de 2018. Na análise dos cardápios utilizou­se da Resolução CD/FNDE n° 26/2013 para classificação de frutas e hortaliças, presença de preparações doces e, quantificação de sódio enquanto na avaliação de alimentos da sociobiodiversidade, proibidos e restritos o IQ cosan. Resultados: foram elaboradas 49 refeições pelo nutricionista, para atender os 200 dias letivos, e simulado 1 cardápio semanal. Constatou­se a presença do grupo frutas e hortaliças em todos os dias da semana, totalizando uma oferta semanal de 337g. As preparações doces e/ou doces não se faziam presentes no cardápio anual. Quando avaliado a quantidade de sódio presente no cardápio anual, das 49 preparações elaboradas, demonstraram adequação 98.88% (n=46) e na avaliação do “cardápio semanal simulado” todos demostraram adequação. Em relação a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade, notou­se que das 49 preparações elaboradas, 20,4% (n=10) incluíam estes alimentos e, no “cardápio semanal simulado”, com aplicação da ferramenta IQ COSAN, ficou evidente a presença de 2 alimentos. Quanto a presença de alimentos restritos, 49 preparações 16,32% (n=8) os continham e, não havia alimentos proibidos. Conclusão: observa­se carências nos cardápios do PNAE, visto que a oferta inadequada de nutrientes acarreta o comprometimento da oferta de uma alimentação saudável para os estudantes.
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