Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Plane geometry"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem matemática em geometria além do quadro e giz
    (2023-12-22) CARVALHO, Levi da Silva; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521
    O presente trabalho apresenta uma produção realizada no campo da geometria plana e espacial; faz uma abordagem sobre a otimização da aprendizagem matemática implementada por ferramentas tecnológicas que propiciam um maior alcance de assimilação de conceitos e dão mais celeridade no processo de internalização. Mostra exemplo fazendo uso do aplicativo Geogebra na produção de todas as imagens que ilustram as apli cações dos conteúdos, e destaca o desempenho desse software no alcance das metas propostas nos objetivos deste trabalho, pois, com a capacidade e boa didática do aplicativo foi possível cumprir os três objetivos específicos, quais sejam: construir toda a produção de gráficos, superfícies e sólidos de revolução - onde foi gerada a superfície reversa da esfera; desenvolver um processamento da quadratura de polígonos regulares, bem como, a quadratura do círculo só com o uso de compasso e régua não graduada; apresentar uma de monstração geométrica do Teorema de Pappus Guldin da área e, fazer algumas aplicações do teorema. No tópico das quadraturas os polígonos, a partir do triângulo até ao heptágono, tiveram as suas quadraturas plenamente elaboradas, e o círculo alcançou uma aproximação bastante simples; e, também, foi desenvolvida uma construção gráfica para a retificação da circunferência que pode ser reproduzida com compasso e régua não graduada, de forma simples e, que dá uma boa aproximação com duas casas decimais para o número π. A demonstração do Teorema de Pappus Guldin, último tópico, nos permite visualizar todo mecanismo do movimento na formação dos objetos e perceber a ideia genial aplicada no procedimento do cálculo da área dos mesmos, que aplica conceitos da dinâmica dos movimentos em uma fórmula simplificada. Também se destaca o apoio visual das imagens multicores das figuras geométricas produzidas pelo aplicativo, de forma a proporcionar uma leitura mais lúdica para a jornada do leitor, do início até ao último tópico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do Scratch no ensino de geometria plana
    (2022-07-08) CUNHA, José Martins da; SILVA, Raimundo Graciano da; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Vive-se em um mundo cada vez mais tecnológico e durante o período pandêmico da covid19, o uso das tecnologias foi intensificado na educação para que assim no período de isolamento social o ensino não pare-se. Praticamente todos os professores tiveram que se inventar, ministrando suas aulas via meet, que requer muito o uso da internet e de ferramentas tecnológicas inovadoras de ensino. Dessa forma vários cursos online ocorreram durante a pandemia, mas que poucos tiveram a oportunidade de fazê-los devido carência de internet. Um deles foi sobre o Scratch, de saber programar, que para este trabalho foi adaptado para matemática na construção de algumas figuras planas, como: quadrado, retângulo, triângulo, etc., para que o professor possa ter como sugestão para aplicar em turmas do 7º ano do ensino fundamental. Optou-se por trabalhar a matemática com uso do Scratch, por ser pouco conhecimento pelos professores do ensino fundamental em Tomé-Açu/Pa. Dessa forma o presente artigo foi construído por meio de pesquisas bibliográficas que tem por objetivo apresentar esta ferramenta para professores e alunos das escolas públicas de Tomé-Açu, mas que infelizmente ainda não pode ser realizado, devido a vários fatores que é destacado no desenvolvimento do trabalho, mas que em um futuro não tão distante pretendesse aplicálo para que haja uma melhor qualidade no ensino, em Tomé-Açu que ainda está muito carente no uso de tecnologias.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA