Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Place"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crianças do bairro-comunidade Jarumã Abaetetuba-PA: sobre significados, cotidianos e a cultura do lugar
    (2023-07-06) SANTOS, Gizelma Dias dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho trata dos saberes das crianças da bairro-comunidade Jarumã, com foco no tripé criança-lugar-cultura, considerando seus sentidos, brincares e convívios no cotidiano comunitário por esses sujeitos. Refletimos sobre as crianças na direção de compreender os processos heterogêneos produzidos culturalmente por sujeitos infantis na perspectiva de dar visibilidade a vida concreta delas. Para isso, recorremos a autores Brandão (2015, 2007, 1997), Pojo (2017), entre outros; mais um ensaio empírico baseado nos pressupostos da etnografia, utilizando a observação, o registro fotográfico e entrevistas com crianças e adultos moradores do bairro-comunidade jarumã. Como resultamos, apontamos que as crianças desse bairro-comunidade possuem saberes imersos num mundo infantil amazônico próprio. Também, as crianças são regidas pela cultura local, que dizem respeito às ações, a linguajares, a regras cotidianas etc. Saberes que são ensinados e transmitidos dentro da cultura local e os pequenos, e assim captam um modo de vida vivido em interlocução com o adulto. Por fim, fica a ressalva da importância disso tudo à escola para a construção dos sujeitos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentos herdados: um estudo a partir do acervo Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara
    (2018) DINIZ, João Vitor Correa; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este Trabalho de Curso – TCC intitulado Documentos Herdados: uma Reflexão a Partir do Acervo de Edson Diniz Sobre o Grupo Thenetehara-Guajajara, tem como objeto central o estudo do acervo pessoal de Edson Diniz, bem como os documentos e produções sobre os Tenetehara-Guajajara, elaborados por ele. Edson Soares Diniz (1934 – 2012) foi um etnólogo indigenista, com uma intensa trajetória profissional-acadêmica durante as décadas de 1960 à 1990, muitos de suas produções e memórias cruzam-se com momentos emblemáticos da antropologia brasileira. Sobre o grupo Tenetehara, tomou-se conhecimento de que este é tido como um termo geral para abranger os Guajajara do estado do Maranhão e aos Tembé do Pará, estes indivíduos compunham um dos grupos estudados por Edson ao longo de sua carreira. Dessa forma, propõe-se aqui uma leitura tanto sobre os Tentehara-Guajajara, quanto sobre Edson Diniz a partir de seu acervo pessoal. Análises e apontamentos, através da ótica da documentação museológica serão feitos, levando em consideração o potencial de musealização do acervo. Deste modo, serão apresentados os esforços investidos neste intento, com vistas a difundir este acervo, tornando-o disponível à sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA