Navegando por Assunto "Pibid"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Pandemia da covid-19 e a formação de professores: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança(2022-07-16) FARIAS, Erlik Lucas Rodrigues; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma reviravolta em diversos setores da sociedade e o ramo educacional teve que se adaptar a nova realidade, neste sentido foi adotado na maior parte do mundo o ensino remoto emergencial (ERE) – onde os professores tiveram que adaptar abruptamente sua prática pedagógica frente a essa nova realidade. Nesse contexto, as readaptações também alcançaram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde os licenciandos são apresentados a experiência pedagógica em ambientes escolares ainda na graduação. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se com uma investigação das vivências e construções realizadas por um grupo de pibidianos do subprojeto Pibid – Biologia/Bragança, durante a implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as maiores dificuldades estão relacionadas à adaptação de materiais/metodologias; acesso a internet precário, tanto por parte dos pibidianos quanto dos alunos; dificuldade na utilização das ferramentas digitais e a falta de contato presencial. O “choque” com essa nova realidade também permitiu amadurecimento e estimulou a criatividade dos pibidianos; além de terem a oportunidade de aprender com profissionais especialistas em ferramentas digitais. Os licenciandos foram desafiados a elaborar materiais didáticos; aprender a lidar com as ferramentas digitais e trabalhar em equipe. Portanto, a partir desta investigação foi possível delinear com clareza e de maneira objetiva as duas facetas apresentadas na adoção do ERE à partir da visão dos pibidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento(2022-10-21) MATOS, Thais do Socorro do Nascimento; PORTILHO, Luana Coelho; MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental.