Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Physics teaching and experimentation"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A modelagem matemática como estratégia para o ensino de física
    (2019-12-13) FERREIRA, Leonardo Batista Paixão; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a modelagem matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, relacionando-a com a experimentação no ensino de física que teve sua aplicabilidade em uma turma do terceiro ano de uma escola localizada na Região Metropolitana de Belém. Ao decorrer da pesquisa é possível constatar que durante o processo de graduação dos futuros professores de física, a utilização de estratégias didáticas diferenciadas foi deixada em segundo plano para priorizar a uma metodologia tradicionalista de ensino. Esta conjuntura pode ser interpretada como a causa da baixa produtividade dos alunos de ensino médio, sendo uma situação preocupante que requer solução. Porquanto, com baseamento em relatos de estudantes, fez-se possível identificar que a dificuldade apresentada na compreensão da física é consequência principalmente da “matematização” do assunto, ou seja, abordar a física somente pela utilização exacerbada de formulas numéricas sem associá-las aos conceitos. Desta maneira, foi-se apresentado um referencial teórico com base nas pesquisas realizados por Bassenezi (2010), Barbosa (2001), D’Ambrósio (1986), Edwards e Hamson (1990), Kaiser e Sriraman (2006), Rosito (2003) entre outros, visando demonstrar as inúmeras aplicabilidades tanto da modelagem matemática quanto da experimentação no ensino de física. Em vista disso, deu-se de suma relevância expor trabalhos acadêmicos que abordam a modelagem matemática e também, demonstrar sua aplicabilidade em sala de aula. Através da análise dos dados obtidos e o relato da experiência durante o processo de desenvolvimento de experimentação no ensino de física, os resultados da utilização da modelagem matemática mostraram aceitação por educadores e estudantes, o que permite concluir que esta ferramenta de ensino-aprendizagem é eficiente e possui aplicabilidade viável.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA