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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio
    (2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática
    (2019-12-23) SOUSA, Félix Júnior Pantoja de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    Este estudo teve como objetivo inserir a experimentação em sala de aula para promover a associação entre teoria e prática de conceitos de Hidrostática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estatual Pedro Teixeira – Anexo I/ Abaetetuba – PA, com os alunos do 1º ano do ensino médio e o professor de Física da turma. Junto a esse grupo amostral, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista com o educador, pré-teste, duas aulas teóricas, oficina, pós-teste e questionário investigativo. Na oficina foram realizadas experiências com materiais acessíveis e de baixo custo junto aos alunos para auxiliar no entendimento dos conceitos estudados nas aulas teóricas. Como a instituição de ensino não possuía laboratório de ciências, as demonstrações foram feitas na própria sala de aula e contou com a participação de todos os discentes. Além do aspecto motivacional verificado, notou-se que o uso das experiências ajudou na compreensão significativa dos conceitos lecionados, uma vez que houve um melhor rendimento dos alunos no pós-teste e os próprios alunos relataram no questionário investigativo que a oficina teve papel importante na compreensão do conteúdo trabalhado. Para além disso, esta pesquisa mostrou que as condições estruturais e materiais da escola afetam o trabalho docente, principalmente no que se refere à realização de atividades experimentais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experimento para medir distâncias utilizando o arduino como proposta didática para o ensino de física
    (2019-12-20) CARVALHO, Matheus de Souza; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    A partir da observação dos métodos obsoletos e que produzem um ensino pouco animador para os estudantes, verificou-se a necessidade da produção deste estudo. O objetivo é mostrar que Física pode ser ensinada de forma mais atrativa com o uso de métodos de aprendizagem ativa, para tanto este estudo apresenta um experimento que utiliza a plataforma Arduino e o sensor HC-SR04 para medir distâncias e assim contribuir para o ensino da Física. São mostrados os componentes do experimento e sua construção é ensinada em formato de passo-a-passo mostrando seus detalhes. O código fonte a ser utilizado no experimento é mostrado juntamente com os conceitos físicos envolvidos. Espera-se com este estudo que o ensino de Física caminhe junto às novas tecnologias, com o intuito de se sobrepor aos métodos conservadores de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
    (2020-07-14) SOUSA, Bruna Aline da Silva; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este Trabalho de Curso – TCC, está relacionado a área da Educação Matemática, e aborda resultados de uma pesquisa realizada com professores da Educação Básica, atuantes no Ensino Médio de escolas da rede estadual de Castanhal/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa impulsionada pela indagação: Como se configura a atuação de professores licenciados em Matemática no ensino de Física? Objetivou promover reflexões sobre o processo de construção docente, partindo da realidade da formação inicial dos professores licenciados em Matemática para a prática docente em Física. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aberto, que foi analisado considerando o contexto fenomenológico, a partir de referenciais que tratam de currículo, formação de professores, metodologias de ensino, além de um diálogo com os documentos oficiais. A partir dos dados analisados concluiu-se, que a formação continuada dos professores licenciados em Matemática que atuam no ensino de Física é primordial, principalmente no que tange a carência das disciplinas práticas do currículo da formação inicial. A carência de professores com formação em Física gera complexidade no que tange a prática docente, exigindo dos professores licenciados em Matemática se desdobrarem em suas atividades, aumentando a necessidade de formação continuada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará
    (2020-02-17) FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
    (2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344
    Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Laboratório de eletrônica: uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo
    (2021-06-22) CARDOSO, Darlan Holanda; SILVA, Shirsley Joany dos Santos da; http://lattes.cnpq.br/6060351208361634
    O presente trabalho elaborou uma estratégia pedagógica e uma alternativa didática que pudesse despertar maior interesse dos educandos em temas de física e mais especificamente em eletrônica, afim de superar os desafios que o tema propõe, deste modo propomos a realização de roteiros experimentais reais e virtuais para o laboratório de eletrônica ou seja, uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo. Diante disso, foi criado um material pedagógico, para ajudar o educando a desenvolver um experimento de circuito retificador a diodo, nele contém todas as informações necessárias e desafios para a execução do mesmo. (i) A proposta real foi desenvolvida para ser executada Laboratório Experimental de Ensino de Física. (ii) A proposta virtual foi desenvolvida para ser executada no simulador virtual “Falstad Circuit Simulator Applet. O material dar um entendimento sobre o átomo, destacando o comportamento dos mesmos, quando são colocados diante de uma tensão, mostrando que os materiais possuem propriedades elétricas. Este trabalho tem como objetivo relacionar a teoria com situações cotidianas através de roteiros de estudo para atividades experimentais reais e virtuais, onde foi procurado formalizar os materiais para que não fossem necessárias aulas expositivas, sobre Circuitos Retificadores a Diodo. A parti disso, foram feitas as comparações de tensão dos valores obtidos pelo simulador, junto com as medições e cálculos experimentais, e concluímos que a eletrônica experimental presente no cotidiano do mundo tecnológico pode ampliar diferentes aspectos a visão sobre a ciência, fazendo com que indivíduos possam também propor soluções para problemas diários ou talvez ajudando a descobrir novas relações do mundo do trabalho e da ciência e da tecnologia e tem como público alvo, alunos do terceiro ano do Ensino Médio e Discentes de Graduação que possui a disciplina Eletrônica Experimental na base curricular.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologia ativa: aprendizagem baseada em problemas para o ensino de física no âmbito do campo magnético
    (2023-12-19) SILVA, Izabelle do Socorro Silva da; DILES, Saulo de Mesquita; http://lattes.cnpq.br/5621442844404415
    Este trabalho descreve uma proposta de ensino de Física que faz uso da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando uma história fictícia como contexto. O objetivo é envolver os alunos em uma experiência significativa de aprendizagem, na qual eles serão desafiados a construir uma bússola de baixo custo para sobreviver em uma ilha misteriosa. A história se inicia com um grupo de alunos e seu professor em uma excursão marítima que resulta em um naufrágio em uma ilha remota. Sem acesso a recursos externos, os estudantes se veem desorientados e precisam encontrar uma solução para se locomover e localizar recursos essenciais. Os alunos serão organizados em grupos e incentivados a aplicar os princípios do magnetismo para projetar e construir suas próprias bússolas utilizando materiais que irão ser disponibilizados na aula, como: agulha, tampinha de garrafa pet, ima. Essa abordagem ativa promove não apenas a compreensão dos conceitos de magnetismo, mas também o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. A necessidade de sobreviver na ilha misteriosa estimula os alunos a se engajarem ativamente na aprendizagem, aplicando o conhecimento de forma prática e significativa. Ao final da atividade, os grupos apresentam suas bússolas, compartilhando o processo de construção, os desafios enfrentados e os resultados obtidos. Embora este trabalho ainda esteja em andamento, acredita-se que a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, aliada ao contexto da história fictícia da ilha misteriosa, oferece uma abordagem envolvente e significativa para o ensino de Física. Recomenda-se a adoção dessa metodologia em outros contextos de ensino, visando despertar o interesse dos alunos e promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A prática será aplicada na turma do PIBID do 3 ano do ensino médio, com supervisão do professor que leciona a componente curricular de física na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias adaptadas para o ensino de Física para alunos autistas no Ensino Superior
    (2020-02-17) BARBOSA, Milena Pinheiro; PRADO, Rosilene Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3581165767569021; https://orcid.org/0000-0002-3594-1981; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho tem como objetivo apresentar metodologias adaptadas para ensinar conteúdos de Física a alunos Autistas no Ensino Superior atendidos pela Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (CoAcess/SAEST/UFPA). Participaram da pesquisa 5 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) regularmente matriculados nos cursos de graduação: Biotecnologia (2), Ciências Naturais (1), Ciência da Computação (1) e Física Bacharelado (1), que tinham em seus componentes curriculares os conteúdos de Física Geral. A pesquisa ocorreu no período de 03/2019 a 12/2019, e as metodologias e recursos adaptados foram: Mapas Conceituais, Aulas Experimentais, Comunicação Alternativa (Cartões de Conceitos), Jogos Adaptados (Tabuleiro e Quiz), Revistas Mangás de Física e Software de Simulações (Phet Simulações e Física na Escola) baseados nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP). A experiência de monitoria com alunos Autistas possibilitou: (1) vivenciar uma prática inclusiva que contribui para a formação profissional, garantindo a acessibilidade para esses alunos, (2) observar a evolução dos alunos a partir das metodologias adaptadas usadas durante as atividades de monitoria, (3) promover a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos no contexto acadêmico, (4) contribuir para obter a autonomia profissional e (5) estimular a interação social e a criação de vínculos de confiança entre monitor, alunos Autistas e sua família. Esta experiência foi considerada significativa para os alunos Autistas, pois obedece ao que é proposto no Art. 27 da Lei Brasileira de Inclusão (2015), no qual é assegurado a educação como direito da Pessoa com Deficiência (PcD), assim como, acesso e permanência em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática na rede regular de ensino
    (2024-11-01) BARBOSA, Arisandra Cristina Corrêa; MOTA, Elder Augusto Viana; http://lattes.cnpq.br/9918962099819860; https://orcid.org/0000-0001-5873-4865
    Em muitos casos, o ensino de Física nas escolas tem desafios a serem enfrentados, carecendo não apenas de aulas expositivas mas também contextualizadas. Deste modo a abordagem com novos aspectos de ensino e novas metodologias vêm sendo implementadas por professores para diversificar o ensino da Física. Este trabalho propõe uma sequência didática com metodologias usuais para escolas de ensino médio, utilizando jogos interativos, experimentos construídos com materiais alternativos e simulações computacionais, todos estes aplicados ao ensino de eletrostática em turmas do terceiro ano do ensino médio. A proposta foi aplicada em três turmas de uma escola da rede regular de ensino do município de Abaetetuba-PA, com o objetivo de ensinar eletrostática e aumentar o engajamento dos alunos, promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. Com base nos resultados obtidos através de questionários aplicados antes e após a aplicação da sequência didática, observamos que o aprendizado dos alunos melhorou consideravelmente, mostrando que a utilização de diferentes abordagens para um mesmo tópico é fundamental no ensino, pois a implementação destas ações promoveram uma aprendizagem mais eficaz, sendo uma grande alternativa para professores da educação básica, de forma a ajudar na minimização das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino
    (2019-12-20) CUNHA, Douglas Barros da; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do simulador Mozaik3D como ferramenta para o ensino do campo eletromagnético da terra
    (2024-08-11) CARDOSO, Derik Alan Oliveira; MOTA, Elder Augusto Viana; http://lattes.cnpq.br/9918962099819860; https://orcid.org/0000-0001-5873-4865
    Uma das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de ensino médio é a compreensão dos conceitos físicos sobre o eletromagnetismo da Terra, que muitas vezes são representados por grandezas abstratas de difícil visualização. Para tentar superar esse problema, foi desenvolvido este trabalho, que propõe uma metodologia de ensino baseada na utilização de um software chamado Mozaik3D, que permite aos alunos a observação e análise das definições de campo eletromagnético terrestre, e sua importância para a vida na Terra. Baseado na “Teoria sociointeracionista “de Lev Vygotsky e na “Aprendizagem significativa” de David Ausubel, foi desenvolvida uma metodologia para melhor aplicação do projeto, utilizando questionários antes e após aplicação para avaliar a eficácia da metodologia empregada. Foi aplicado em três turmas do ano, somando um total de 60 alunos. Obtivemos um resultado satisfatório: no primeiro questionário, tivemos apenas 10% de acertos, enquanto no segundo questionário, alcançamos 80% de acertos. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados alcançados, metodologia e verificar se essas abordagens contribuíram para o aumento do interesse e do aprendizado dos alunos em física, bem como para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, raciocínio lógico e pensamento crítico. O simulador está disponível gratuitamente na internet, podendo ser feito downloads em smartphones, tablets e computadores. Estes dispositivos podem ser ferramentas eficazes para a pesquisa instantânea e o acesso a aplicativos educativos diversificados, enriquecendo o ambiente de ensino. No entanto, é crucial equilibrar seu uso para evitar distrações e garantir um ambiente educacional focado e produtivo. Sendo assim, o trabalho propõe uma maneira mais interativa e audiovisual para instigar a busca dos alunos pelo conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização dos simuladores Phet e Tinkercad como instrumentos facilitadores no ensino de Física aplicado no 3º Ano do Ensino Médio
    (2022-12-02) DIAS, Vivaldo Júnior Progênio; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de simuladores pode contribuir para a estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com 59 discentes com idade média de 18 anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Ludovico no município de Limoeiro do Ajuru. Os experimentos virtuais, no intuito de demonstração aos discentes da escola que participaram das atividades, foram apresentados a partir dos simuladores interativos. Foram realizadas coletas de dados através de questionário contendo 5 perguntas abordadas no ambiente escolar para avaliar a utilização e sua importância. Nossos resultados mostraram que os discentes não têm conhecimento a respeito dos softwares utilizados nos temas de eletricidade, mas tem bastante interesse na utilização dos softwares nas aulas de Física, e tem pouco contato nas aulas com os softwares educativos. Além disso, os alunos compreenderam que a sua aprendizagem melhorou bastante a partir da utilização dos softwares. Portanto, os softwares são uma excelente estratégia de ensino e devem cada vez mais ser utilizados nas aulas. Pois, o uso dos softwares PhET e Tinkercad permitiram várias possibilidades de ensino nos conteúdos das aulas de Física fornecendo um maior significado dos conceitos teóricos que são trabalhadas nos espaços educativos pelos professores de Física. Além disso, é possível citar a falta de uso dos experimentos virtuais que poderiam melhorar o interesse e aprendizagem dos discentes em aprender os conceitos de eletricidade de uma forma mais fácil e divertida. Neste cenário, cada vez mais existe a necessidade da utilização dos softwares educativos para uma aprendizagem mais significativa nos espaços escolares.
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