Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Physics Teaching"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos de física a partir de energia eólica: Uma proposta de ensino para educação de jovens e adultos
    (2019-12-19) MOURÃO, Fábio André Pena; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O trabalho proposto possibilitou a aplicação de uma metodologia que aproveita a vivência de alunos, da educação de jovens e adultos (EJA), de maneira a transcender o método conteudista, levando o aluno a refletir sobre questões mais profundas referentes a energias alternativas e renováveis, particularmente a energia eólica. Além de temas relacionados, como o meio ambiente, geração e uso de energia. Os alunos dessa modalidade de ensino, em sua maioria, costumam ter dificuldades na compreensão da Física que, no geral, é ensinada de forma densa e cansativa, por na maioria das vezes ser enfatizado apenas as fórmulas. Como a EJA é constituída por alunos de diferentes faixas etárias, e com diversos níveis cognitivos de aprendizado, trabalhou-se em sala de aula os conceitos da Física que estão envolvidos no processo de transformação da Energia Eólica em Energia Elétrica, além da construção de um aerogerador de baixo custo que auxiliou os alunos a relacionarem o cotidiano aos conceitos da Física.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gamificação no ensino de física: um jogo de tabuleiro como estratégia metodológica para explorar cinemática, dinâmica e gravitação no ensino médio
    (2025-07-10) SOUZA, Carla Pinheiro; BENONE, Carolina Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0528899709179831; https://orcid.org/0000-0002-3675-9452
    Este trabalho apresenta uma proposta de aula para alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Doutor Miguel de Santa Brígida, visando investigar como estes assimilam e recordam conceitos de Física básica por meio da gamificação. Inspirados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que defende a ligação de novos conhecimentos a saberes prévios, desenvolvemos o jogo de tabuleiro Forças do Universo, abordando Cinemática, Dinâmica e Gravitação de forma interativa. O jogo estimulou o raciocínio lógico, a cooperação e a aplicação prática dos conteúdos. A metodologia incluiu a aplicação do jogo em sala, observações, registros de feedbacks e questionários mistos qualitativos e quantitativos para analisar seu impacto. Os resultados mostraram maior engajamento e melhor compreensão dos conteúdos, revelando que a Física pode ser mais acessível e atrativa quando associada ao lúdico. Concluímos que estratégias como a gamificação têm potencial para tornar o ensino de física mais leve, interativo e significativo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de física com simulador e gamificação: estratégias Inclusivas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    (2025-07-21) RAMOS, Mayra Hellen Silva; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562
    Este trabalho apresenta uma proposta metodológica voltada ao ensino de circuitos elétricos para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio. Considerando os desafios enfrentados por esses estudantes no processo de aprendizagem e a importância de práticas pedagógicas inclusivas, o estudo tem como objetivo analisar o potencial de simuladores e atividades experimentais como ferramentas facilitadoras da compreensão de conceitos físicos. A pesquisa é de caráter qualitativo, fundamentada em revisão bibliográfica e na elaboração de uma proposta composta por três etapas práticas: simulação com PhET, construção de circuitos com massinha condutiva e jogo gamificado com Arduino. Cada etapa foi estruturada com base em metodologias ativas, alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estratégias que favorecem a atenção, o engajamento e a aprendizagem significativa de alunos com TDAH. A proposta inclui recursos acessíveis, planejamento detalhado, instrumentos de avaliação formativa e orientações pedagógicas para aplicação em sala de aula. Os resultados indicam que a integração de tecnologia, ludicidade e experimentação contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, ampliando as possibilidades de inclusão e de ensino de Física de forma mais equitativa, contextualizada e motivadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas das aulas de física no contexto da pedagogia da alternância (Casa familiar rural – CRF)
    (2025-07-22) CARVALHO, José Vinícius Gomes; COSTA, Daniana de; http://lattes.cnpq.br/8838183313851024; https://orcid.org/0000-0002-8523-6156; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797X
    Este estudo tem como objetivo geral explorar as práticas pedagógicas no ensino de Física no contexto da Pedagogia da Alternância, adotada pela Casa Familiar Rural. Especificamente, busca-se: (i) observar a relação entre os conteúdos de Física ensinados no Tempo Escola e no Tempo Comunidade; (ii) analisar as práticas que subsidiam o ensino de Física nesse modelo pedagógico; e (iii) compreender a organização e o funcionamento da Casa Familiar Rural. A metodologia adotada... A Casa Familiar Rural tem como princípio a formação de jovens do meio rural por meio da alternância entre períodos de estudo na escola e aplicação prática no contexto familiar e comunitário. A pesquisa demonstrou que a Pedagogia da Alternância, ao integrar teoria e prática no ensino de Física, contribui para a aprendizagem contextualizada e significativa dos estudantes do campo, fortalecendo sua identidade rural e promovendo uma educação mais acessível e alinhada às necessidades locais, embora desafios como a falta de recursos e formação docente ainda precisem ser superados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino
    (2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562
    Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA