Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Physical and Biological Sciences"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de quadrinhos como forma metodológica para o ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental
    (2018) PINHEIRO, Everaldo do Socorro Barreiros; SIQUEIRA, José Cleiton de Souza; José Cleiton de Souza Siqueira
    O trabalho de conclusão de curso ora apresentado problematiza quais as implicações dos quadrinhos de super-heróis nas aulas de CFB dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II. Busca-se analisar as percepções discentes, como também, reconhecer a relação entre os quadrinhos de super-heróis com conceitos físicos de diversos campos, tais como movimento, hidrostática e ondulatória, por exemplo. O presente estudo foi motivado pela necessidade de uma abordagem sistemática do ensino das Ciências da Natureza no âmbito escolar do município de Breves, além da possibilidade de auxiliar na formação discente do futuro aluno do nível médio. Metodologicamente, o tratamento do problema de pesquisa se deu por intermédio do estudo de campo, de abordagem quantitativa, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bitar, na qual o pesquisador aplicou um questionário com 21 discentes, cujas respostas foram tabuladas e convertidas para informações estatísticas dispostas em gráficos. Os resultados desta investigação possibilitaram comprovar que a inserção dos quadrinhos de super-heróis nas atividades pedagógicas de CFB foi positiva na aprendizagem de conceitos físicos pelos estudantes da referida unidade escolar, assim, os quadrinhos se constituem em ferramenta pedagógica altamente relevante no trabalho docente com as ciências da natureza.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA