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Navegando por Assunto "Pessoa surda"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização de estudantes surdos: uma reflexão necessária
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Fabrício Leal do; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906
    O objetivo deste estudo é analisar o processo de alfabetização de estudantes surdos. O texto traz alguns apontamentos sobre o fazer pedagógico na alfabetização desses estudantes. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasada em Gil (2002). Utilizou-se como base para a discussão os autores; Monteiro (2016); Ziesmam (2007); Sterwart (1993), dentre outros. Os resultados apontam que a alfabetização de surdos deve ser realizada primeiramente na língua de sinais (L1), pois esse processo fará toda a diferença na educação e desenvolvimento social desse coletivo; no entanto a língua portuguesa (L2) deve ser ensinada juntamente; e para a efetivação desse processo de ensino para estudantes surdos, também se pode constatar a importância do intérprete de libras no contexto da sala de aula, que contribui positivamente na sociabilidade do estudante com surdez dentro do espaço escolar e, consequentemente, na convivência em sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre surdo e família
    (2015-06-18) CORREA, Renata Borges; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    Este trabalho tem por finalidade apresentar como ocorre a comunicação no seio familiar do sujeito surdo e verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda. Assim objetivamos perceber como a família comunica-se com a pessoa surda no dia-dia; verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda; discutir sobre a contribuição da língua de sinais no ambiente familiar para o desenvolvimento da pessoa surda. O tipo de pesquisa escolhida foi a qualitativa, sendo que em um primeiro momento fizemos observações junto aos familiares e em um segundo momento fizemos entrevistas estruturadas com roteiro (questionário) com base em um cronograma de atividades. A pesquisa foi aplicada junto a moradores do município de São Miguel do Guamá/PA, que moram em duas das principais ruas desta cidade. Neste estudo mostramos o meio de comunicação utilizado entre as famílias do sujeito surdo para comunicação entre eles e como a Libras vem sendo usada pela família, uma vez que é a principal ferramenta para uma boa relação entre surdo e família. Além disso, discutimos o processo de aprendizagem do sujeito surdo, se a Libras auxilia ou não a aprendizagem do mesmo, e qual o papel da família e da escola nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri
    (2020-12-08) COSTA, Eduarda Gonçalves da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica de dois sujeitos surdos e como objetivos específicos descrever o contexto histórico educacional da pessoa surda, assim como, contextualizar os paradigmas da educação especial e as políticas brasileiras de inclusão para somente assim, analisar as limitações e contribuições do AEE em relação ao ensino inclusivo dos pesquisados. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se primeiramente em uma pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, por se tratar de uma situação específica, sendo realizado entrevista com duas pessoas surdas. Analisamos que as insatisfações com a eficiência do AEE, em relação ao ensino de surdos, decorrem ainda da falta de domínio da Libras e da não execução políticas e diretrizes para atuação desse profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões de um aluno com familiar surdo sobre os desafios do ensino bilíngue
    (2022-12-06) MOURA, Cláudio Renan dos Santos; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136
    O presente memorial mostra o meu ponto de vista como estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta na educação básica. O objetivo compreende narrar um pouco da minha história de vida e da minha relação com a minha irmã, que é surda, bem como relacionar os avanços que houveram acerca da Língua Brasileira de Sinais, dos direitos e conquistas que a comunidade logrou em concomitância com os acontecimentos da minha vida pessoal. Apresento como ponto de partida as minhas reflexões na infância, experiências no Ensino Básico no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, e agregando as minhas escolhas para a graduação e as oportunidades vividas no Ensino Superior. Redigir este memorial acadêmico através de uma cronografia buscou ressaltar os meus princípios e conhecimentos sobre o assunto em cada momento específico da minha vida, resultando em um memorial dividido em quatro seções. Dou início com alguns questionamentos sobre a Libras e a inclusão na minha infância e ensino básico, trazendo relações com o ensino básico da minha irmã. Logo após, trago autores que mencionavam a importância da inclusão e ensino de Libras nas escolas regulares e questiono os motivos de ainda não haver consideráveis mudanças na educação da época. Nas seções seguintes relato sobre as mudanças que tive no ensino básico e os desejos e pensamentos sobre o ensino superior, além de comentar meu processo para o ingresso na UFPA. Nas seções finais, reflito sobre as minhas experiências na graduação e como relaciono isso com a educação que a minha irmã teve no ensino básico. Concluo o memorial acadêmico com as considerações finais expondo a importância da construção desse trabalho de conclusão de curso na modalidade memorial, mostrando a significado da análise do meu ensino básico, do ensino básico da minha irmã, quais mudanças ainda precisam ser feitas para que haja de fato a inclusão no ensino básico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tem surdo no terreiro de umbanda paraense: o que fazer?
    (2024-10-31) OLIVEIRA, Patrícia Colares de; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    O trabalho científico tem como objetivo retratar sobre o surdo no terreiro de matrizes afro-paraenses, ratificando a importância de Libras como ferramenta de comunicação e trocas de saberes no espaço sagrado. A problemática é: como transmitir os saberes e fazeres das práticas religiosas umbandista para o surdo ao adentrar em um terreiro? O processo metodológico: trata-se de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. A pesquisa permitiu a visualização de relatos e experiências de produções científicas que ressaltam a participação do surdo nesses espaços. Os resultados apontam que há uma escassez de trabalhos acerca da participação do surdo nas comunidades afro. A inclusão sendo trabalhada por meio de debates e palestras num terreiro de matriz afro promoverá uma maior conscientização e sensibilidade dos praticantes referente ao acolhimento e inserção dos saberes e fazeres dos ritos da religião para os surdos na comunidade religiosa. Para tanto será explanado sobre as religiões de matrizes afro no Brasil de forma resumida e a relevância de trabalhar a comunicação no terreiro das Libras.
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