Navegando por Assunto "Permanence"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará(2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de pessoas jovens, adultas e idosas/EJAI e o estágio de docência: desafios discentes em uma escola pública, na cidade de Santa Izabel do Pará(2023-11-24) FAVACHO, Izabella da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade de ensino da educação básica, ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos, com históricos de negação de direitos ao longo da vida, que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/ Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em uma comunidade, da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, no referencial teórico dialogamos com Freire (1996), Arroyo (2005),Nascimento (2022),Silva et al (2022), com os marcos legais,dentre outros. A abordagem qualitativa norteou o trabalho e a metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa de campo qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; dentre outros. Desse modo, os resultados apontam para o papel e a necessidade da relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir direito, acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão dos cursos presenciais da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, com ingresso nos anos de 2011 a 2013(2018-05-22) ROCHA, Simone Macedo Xavier da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Este estudo de abordagem quantitativa foi realizado no ano de 2017 com o principal objetivo de identificar o índice de evasão das turmas regulares ingressantes nos anos de 2011 a 2013 no Campus Universitário de Altamira. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as listas de matrículas fornecidas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e as laudas de diplomação disponibilizadas pela Secretaria Acadêmica do Campus. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Foi identificado que a evasão ocorre em todos os cursos investigados, o menor índice, 2,9%, e o maior, 30%, foram apresentados pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para os estudantes ingressantes nos anos de 2013 e 2011 respectivamente. A média de evasão dos sete cursos oscilou entre 11,5% e 18,3%. O índice de evasão do Campus para esse período foi de 14,5%. Foi constatado um índice elevado de estudantes que não concluíram seus cursos no período regular, 42,5%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base(2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.