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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”
    (2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    O tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A periferia no papel: narrativas de legitimação política no Jornal Diário do Pará (1982–1985)
    (2025-09-12) NONATO, Matheus da Silva; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957
    Este trabalho investiga as representações das periferias de Belém no jornal Diário do Pará entre 1982 e 1985, período marcado pela transição política do fim da ditadura civil-militar e pela ascensão de Jader Barbalho ao governo estadual. A pesquisa utilizou como fonte principal o acervo digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, analisando reportagens, editoriais e imagens que retratam as demandas populares, especialmente relacionadas à moradia, infraestrutura e serviços urbanos. O objetivo central é compreender como o Diário do Pará construiu as narrativas sobre a periferia belenense e de que maneira essas representações se relacionaram com o processo de legitimação política do grupo liderado por Jader Barbalho. O estudo parte da compreensão de que o jornal não atua como mero transmissor de informações, mas como espaço de produção discursiva, de disputas narrativas e de construção de memórias sociais, conforme a perspectiva de Marialva Barbosa, para quem os documentos jornalísticos são também monumentos de memória atravessados por intencionalidades. A análise revelou que o Diário do Pará desempenhou papel ativo na legitimação do projeto político dos Barbalho, articulando a imagem do “povo pobre” como recurso simbólico para sustentar sua narrativa. Conclui-se que a cobertura das periferias pelo jornal esteve menos ligada a uma denúncia da exclusão urbana e mais a uma estratégia de legitimação política, em que o discurso sobre o povo foi instrumentalizado como mecanismo de construção da autoridade governamental. O trabalho reafirma, assim, a necessidade de uma leitura crítica e da problematização das fontes jornalísticas, compreendendo-as como artefatos de poder e memória, centrais para o estudo da história social e política.
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