Navegando por Assunto "Percurso formativo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construindo saberes: estratégias e práticas metodológicas para o ensino da matemática(2025-04-02) BEZERRA, Antonio Italo Oliveira; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho acadêmico foi elaborado no formato de portifólio para a etapa de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Seu objetivo é apresentar produções científicas e experiências acadêmicas realizadas no decorrer da formação docente. Durante a graduação foram desenvolvidos alguns artigos acadêmicos, no qual dois foram designados para o X Congresso Nacional de Educação (2024), apresentados no formato de comunicação oral. Este texto discute a importância dos trabalhos acadêmicos na formação docente e aborda estratégias pedagógicas para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática, com metodologias adaptativas por meio dos materias manipuláveis. O primeiro, intitulado o geoplano como ferramenta complementar para o ensino de área e perímetro dos quadriláteros, discute o uso do geoplano como recurso didático para o ensino da geometria plana, cuja proposta resulta um projeto de extensão com alunos da rede pública da Cidade de Castanhal-PA, com intuito de proporcionar uma abordagem mais visual e interativa dos conteúdos matemáticos. O segundo artigo, com o titulo: Para impulsionar o aprendizado matemático: estratégias práticas e inovadoras no ensino para estudantes público-alvo da Educação Especial, explora metodologias diferenciadas no ensino da Matemática para estudantes público alvo da Educação Especial. Essas produções refletem o compromisso com a pesquisa e a busca por metodologias que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios de estudantes quilombolas do ramal do Bacuri, em cursos de licenciatura na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba(2025-06-03) ALBUQUERQUE, Rafael da Costa; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este artigo discute o processo de formação a nível de graduação de estudantes quilombolas da comunidade Ramal do Bacuri na UFPA - Campus Abaetetuba, em interface ao reconhecimento étnico e da pessoa. O estudo busca compreender a importância do Processo Seletivo Especial (PSE) para a inclusão desse grupo étnico bem como identificar os desafios encontrados no processo formativo de estudantes quilombolas. Trata de uma pesquisa centrada na abordagem qualitativa, dirigida por aprofundamento bibliográfico, documental e com o uso de entrevistas junto aos estudantes, duas mulheres e um homem. Os resultados apontam um processo formativo sendo materializado por desafios e possibilidades. Os desafios se dão desde o momento da inscrição com a Declaração de Pertencimento à Comunidade Quilombola e segue pela formação de até mais de quatro anos, em que os estudantes precisam diariamente demonstrar resiliência no enfrentamento de dificuldades da ordem econômica, racista, familiar entre outras afirmando-os para si próprios que são capazes de estar ali e legitimar direitos. Como possibilidades constam o valioso apoio da Associação do Discente Quilombola e o reconhecimento étnico quilombola ocorre em outros espaços como no contexto de sala de aula, nas vivências nos territórios.