Navegando por Assunto "Pedagogy of Alternation"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do magistério extrativista para as comunidades extrativistas do Médio Xingu(2024-08-26) CAZIMIRO, Higor Matheus Faustino; DOMINGUES, Willian César LopesEste artigo tem como objetivo avaliar criticamente o primeiro e único projeto piloto que foi o Magistério Extrativista, o qual teve uma significativa importância para as comunidades e descrever trajetória de lutas que as associações representativas das Reservas Extrativistas da Terra do Meio e Maribel, moradores e instituições parceiras das comunidades tiveram para que esse projeto piloto viesse a ser implementado dentro das UCs da Terra do Meio. O Magistério extrativista como já falado anteriormente, foi um projeto piloto executado pela Universidade Federal do Pará – UFPA, com recursos do governo federal – Ministério da Educação. O objetivo do referido projeto era a formação de jovens extrativistas para atuarem nas salas de aula de seus próprios territórios, para suprir a falta de professores que de uma certa forma entendesse o modo de vida local e se adequasse no contexto do território, este projeto teve como público-alvo jovens das três Unidades de Conservação da Terra do Meio, onde foi conduzido por meio da Pedagogia da Alternância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas das aulas de física no contexto da pedagogia da alternância (Casa familiar rural – CRF)(2025-07-22) CARVALHO, José Vinícius Gomes; COSTA, Daniana de; http://lattes.cnpq.br/8838183313851024; https://orcid.org/0000-0002-8523-6156; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797XEste estudo tem como objetivo geral explorar as práticas pedagógicas no ensino de Física no contexto da Pedagogia da Alternância, adotada pela Casa Familiar Rural. Especificamente, busca-se: (i) observar a relação entre os conteúdos de Física ensinados no Tempo Escola e no Tempo Comunidade; (ii) analisar as práticas que subsidiam o ensino de Física nesse modelo pedagógico; e (iii) compreender a organização e o funcionamento da Casa Familiar Rural. A metodologia adotada... A Casa Familiar Rural tem como princípio a formação de jovens do meio rural por meio da alternância entre períodos de estudo na escola e aplicação prática no contexto familiar e comunitário. A pesquisa demonstrou que a Pedagogia da Alternância, ao integrar teoria e prática no ensino de Física, contribui para a aprendizagem contextualizada e significativa dos estudantes do campo, fortalecendo sua identidade rural e promovendo uma educação mais acessível e alinhada às necessidades locais, embora desafios como a falta de recursos e formação docente ainda precisem ser superados.