Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogy Course"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor
    (2022-07-12) OLIVEIRA, Lorena Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa do Trabalho de Curso é resultante do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Curso de Pedagogia a respeito da formação de professora e professor como processo teórico-prático. No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará o estágio é uma atividade curricular, organizada no núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos no eixo formação de professores e organização da prática pedagógica. É uma formação inicial de profissionais para atuação na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, gestão educacional, coordenação pedagógica, em ambiente não escolar. O problema norteador do estudo é saber de que forma as atividades didáticopedagógicas do Estágio Supervisionado articula a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação? Objetivo principal é analisar as atividades didático-pedagógicas do Estágio Supervisionado articulas a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A atividade curricular foi desenvolvida na Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Município de Capanema, em uma turma do 5º ano/9. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo interacional, realizada por etapas, conforme previa o Plano de Ensino do Estágio Supervisionado, uso da técnica da observação participante, entrevista, elaboração e execução de práticas pedagógicas na regência da sala de aula. Participaram a técnica pedagógica e supervisora da Escola concedente. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado é uma atividade de pesquisa, momento de atividades colaborativas, tempo de formação profissional da pedagoga e pedagogo. Momento de aprendizados e trocas de experiências e prática educativas no contexto escolar. Concluo que é preciso que a Secretaria Municipal de Educação de Capanema e a Escola considerem rever a escolha da editora e o uso do Livro Didático no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Do mesmo modo que na formação inicial de professora e professor se dialogue a respeito dos conteúdos indicados na visão sulista de editoras utilizadas nas Secretarias Educacionais da Região Amazônica. Os Livros Didáticos da Escola pesquisada não contemplam a Lei 10.639/2003 3 a 11.645/2008, que trata da cultura afro-brasileiras e indígenas. Em síntese, o contexto da pandemia da COVID-19 mostra as limitações do trabalho pedagógico e da ausência de planejamento para a retomada as aulas presenciais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação teórico-prática do professor alfabetizador em cursos Pedagogia da UFPA
    (2023-10-30) SANTOS, Fernanda de Cassia Ribeiro dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Considerando os variados aspectos que vêm sendo enfatizados nas discussões contemporâneas sobre a formação do professor alfabetizador, esta pesquisa intenciona analisar essa formação no contexto dos cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nos diferentes campi situados no interior do estado do Pará. O objetivo geral é analisar as respostas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) têm dado às novas exigências colocadas à formação inicial dos professores alfabetizadores frente ao redimensionamento da alfabetização compreendida como um amplo, complexo, multifacetado processo de letramento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se utiliza de procedimentos metodológicos próprios das pesquisas bibliográfica, documental e de campo para a constituição dos dados. No que se refere à pesquisa bibliográfica, o estudo se referenciou nos seguintes autores: Moraes (2012); Ferreiro (1996); Ferreiro e Teberosky (1986); Kleiman (2008; 1995); Soares (2003; 2004; 2009; 2010); Street (1984), entre outros. A coleta dos dados documentais foi realizada nos sites das diferentes unidades/subunidades acadêmicas da UFPA e se ateve aos componentes curriculares relacionados ao tema da alfabetização e letramento, que compõem a matriz curricular dos PPCs de Pedagogia. Além disso, foi aplicado um questionário eletrônico aos dirigentes dos cursos em tela para conhecer as percepções desses sujeitos sobre o problema abordado. Os resultados revelam a existência de um número bastante limitado de disciplinas dedicadas aos estudos da alfabetização e do letramento no âmbito dos PPCs, além da ausência de componentes que focalizem os multiletramentos. Os dirigentes enfatizam a necessidade de atualizar os PPCs incorporando novas concepções e abordagens contemporâneas que ampliam as perspectivas dos estudos da alfabetização e dos letramentos, bem como, criar parcerias colaborativas com as redes de ensino, de modo a aprimorar a formação dos graduandos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA