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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do pedagogo em espaços não escolares: uma nova visão de educação
    (2022-12-16) COSTA, Claudia Feio da; VILHENA, Dilceli Ferreira da Silva; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho aborda como tema de pesquisa a atuação do Pedagogo em espaços não escolares. Partindo de nossa experiência no curso de Pedagogia da Ufpa, ofertado através do Parfor – Plano Nacional de Formação Docente, Campus de Abaetetuba, vivenciamos, durante a graduação, através de discursos de professores e disciplinas ofertadas, que a formação do Pedagogo estava voltada para atuar somente como docentes em espaços escolares como locais de trabalho prioritários: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e em disciplinas pedagógicas, além de gestão e coordenação pedagógica. Partimos do pressuposto de que o processo educativo é amplo e não se restringe apenas ao espaço escolar. A partir deste pressuposto, o presente trabalho objetiva apresentar reflexões em torno dos diferentes e possíveis campos de atuação do profissional formado no curso de Pedagogia, para além do ambiente escolar. Como metodologia, o estudo utiliza a abordagem de Revisão de Literatura a respeito da temática. Como resultado, destacamos a ampliação da visão a respeito da formação, constituição dos saberes profissionais e atuação do Pedagogo para além dos ambientes escolares, levando em consideração que os saberes educacionais extrapolam os saberes que antes estavam restritos às instituições escolares públicas e privadas, mas que esses mesmos saberes podem e devem ocupar espaços institucionais outros, públicos e privados, onde ocorrem processos educativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre memórias e histórias de uma pedagoga ribeirinha
    (2018) BAÍA, Madalena Vilhena; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Com a finalidade de descrever a minha trajetória profissional de forma crítica e reflexiva, o presente memorial, entre outras coisas, me possibilitou a descrição de fatos do meu cotidiano e sua vasta amplitude, no que se refere às relações por mim vivenciadas nos cenários interpessoal e educacional. Os agentes que fizeram e fazem parte dessa teia humana são os alunos, colegas de profissão, professores da graduação, diretores, funcionários, membros de minha família que de uma forma direta ou indireta foram decisivos para que desempenhassem de maneira efetiva e afetiva minhas práticas de docente. As memórias e histórias aqui presentes são acompanhadas de reflexão sobre os fatos acima citados. Isso só foi possível por meio de teóricos como Andrade (1999), Borba (2006), Cury (2003), Freire (2000), Moreira (2008), Smole (2007), que permitiram por meio de suas abordagens, uma análise coerente com cada fato detalhado. A todos que partilharem dessa leitura, desejo que tenham nas interpretações e reflexões presentes nesse memorial a oportunidade de cruzar informações e conhecimentos com as próprias práticas pessoais, a fim de somarmos experiências em nossas relações no contexto educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre perspectivas e desafios: atuação do pedagogo/a na classe hospitalar
    (2021-02-22) CARVALHO, Aurilene de Jesus Costa; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este estudo buscou evidenciar os desafios e perspectivas acerca da atuação do/ pedagogo/a na classe hospitalar. Objetivo central deste estudo se pautou em compreender a atuação e papel do/a pedagogo/a em classe hospitalar. Para tanto, utilizamos como artifício de investigação a pesquisa bibliográfica na perspectiva qualitativa, no qual foi realizado uma análise teórica-metodológica a partir da releitura das principais pesquisas que publicizam dados e informações pertinentes aos trabalhos pedagógicos no âmbito dos hospitais. Desta forma, o trabalho foi subsidiado a partir das contribuições teóricas de alguns decretos e autores Brasil(2002), Matos (2010), Mugiati (2006), Fonseca(1999, 20030) Ribeiro (2012) e entre outros que foram de suma importância para concretização deste estudo A referida pesquisa encontra sistematizada em três ensaios que trazem apontamentos acerca dos desafios e perspectivas do pedagogo nas classes hospitalares. Sendo que as DCNs da Pedagogia (BRASIL, 2006) salienta que o curso visa formar o pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, no entanto, é notório que a formação de professores é priorizada para o espaço escolar, no entanto, a pedagogia hospitalar que se constitui enquanto uma área da docência bastante relevante, em muitos casos é negligenciada. Desta forma, são encontrados alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar, como o direito negado, desvalorização profissional da Pedagogia Hospitalar; processo emocionais relacionados ao sofrimento e morte dos pacientes-estudantes; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados, haja vista que a formação continuada não é oportunizada, promovida e instigada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do coordenador pedagógico: Apontamentos sobre o curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará
    (2019-01-11) LIMA, Wellinton Sampaio; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175
    O presente estudo trata a respeito da formação do Pedagogo para atuar como Coordenador Pedagógico, tendo como referência a formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus Belém, com apontamentos sobre o curso, o Projeto Pedagógico, os eixos temáticos e a grade curricular. Tendo em vista, que a atuação do Coordenador é relevante no contexto escolar, mas pouco se fala sobre sua formação, e, por entender que o coordenador pedagógico é um elo fundamental entre o ambiente formativo do aluno e a escola. Apresento o presente estudo sobre o embasamento teórico que orienta a prática do pedagogo que atuará como coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, onde inicialmente, realizamos uma breve descrição acerca da função de coordenador pedagógico, suas funções e atribuições de trabalho, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos que permeiam a formação do coordenador pedagógico. O apontamento tem como referência o projeto de avaliação promovido pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG), esperando contribuir para novas discursões sobre a temática e proporcionando melhorias ao curso.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente para a educação infantil: Uma análise das percepções de acadêmicos do Curso de Pedagogia (UFPA)
    (2018-12) FERREIRA, João Diego da Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957
    Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente para a Educação Infantil e uma análise das percepções dos acadêmicos do curso de pedagogia da UFPA. Teve como objetivo analisar as percepções dos acadêmicos de pedagogia quanto á formação docente para atuação na Educação Infantil. O estudo foi de caráter qualitativo, realizado por meio de entrevistas com cinco graduandos do Curso de pedagogia da UFPA, definidos com amostragem por conveniência. Assim, o instrumento aplicado para obtenção das informações foi questões semiestruturadas direcionadas para os alunos (as). Ademais, para análise dos dados utilizou-se Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) com o software NVIVO 10. Os resultados destacam o vocabulário diversificado de palavras e conceitos valorosos para os discentes do Curso de Pedagogia como Educação Infantil, crianças, ensino, professor, trabalhar, fundamental, estágio, experiência e etc. Por outro lado, observa-se o conhecimento de vinte temos que estão mais ligados com a área educacional como Educação (2,19%), Infantil (1,48%), Crianças (0,92 %), Ensino (0,82%) entre outras. E também, ha apresentação de uma figura com expressões relacionadas a área de trabalho dos discentes e sua relação com a Educação Infantil e outra com os aspectos que os estágios curriculares obrigatório proporcionaram para os discentes do curso de pedagogia da UFPA contribuindo para suas percepções e práticas. Logo, foi possível conhecer as diferentes atuações dos discentes e suas percepções com o trabalho na Educação Infantil
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação humana em espaço não escolar: a perspectiva da escola bíblica dominical da Igreja Assembleia de Deus, em Salvaterra/PA
    (2023-12-27) FROTA, José Fabiano de Sousa; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A formação humana é um processo contínuo, complexo e multifacetado que envolve o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e valores que moldam o homem em seu ser pessoal, social e em todas as suas dimensões. Ela pode ocorrer em diferentes contextos e espaços como na família, escola, comunidade, igreja e/ou no trabalho. Nesse contexto, o presente estudo tem por finalidade analisar a perspectiva de formação humana desenvolvida pela Escola Bíblica Dominical (EBD) da Igreja Assembleia de Deus (IAD), em Salvaterra/PA. A investigação orientou-se por uma obordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, na qual utilizou-se um questionário com perguntas abertas para 9 participantes que frequentam a EBD em diferentes congregações do locus do estudo. O estudo ancorou-se nas concepções de educação e pedagogia de Saviani (2005), Gohn (2006), Severo (2018), Padilha (2007), Libâneo (2010), e de Escola Bíblica Dominical de Andrade (2000) e Silva (2014), dentre outros. A partir da análise dos dados foi possível atestar que a EBD da IAD de Salvaterra/PA orienta-se por uma concepção de formação e pedagogia cristã, humanizadora, dialógica, inclusiva e multigeracional. Sua ação formativa é intencional, sistemática, obdece a princípios e procedimentos metodológicos e organizacionais próprios. Tem a Bíblia como documento basilar de onde se originam os conteúdos programáticos a serem ensinados. Os reflexos do processo formativo têm incidido em aspectos da vida humana pessoal (espiritualidade, comportamento ético e moral, relacionamentos, autoconhecimento) e social (cidadania, participação social), evidenciando a importância da educação, seja ela em espaços formais ou não formais, como chave para o desenvolvimento do indivíduo, bem como o potencial da EBD enqunto espaço/tempo formativo relevante no âmbito das ações da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvaterra-PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial reflexivo: contribuições do magistério na minha formação acadêmica do PARFOR
    (2018) MORAES, Maria das Dores Pinheiro; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Neste memorial reflexivo é exposto a história e a análise do processo de formação, que por mim foi vivenciada, na construção e no exercício do magistério. Para tal abordagem fez-se necessário a descrição de fatos e eventos que estiveram relacionados direta ou indiretamente com minha formação. Assim, descrevo os processos de formação, desde minha infância até a conclusão do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela plataforma Freire na Ufpa, dentro do contexto cronológico para evidenciar a relevância da educação em minha vida. Também são abordadas as relações interpessoais construídas no dia a dia de convivência com os alunos e colegas de trabalho. Para a realização desse trabalho cada fato foi posto sob a ótica de um embasamento teórico pautado em autores como: Saviani (1994), Libâneo (1994), Áries (1981), Santos (2006), Zabala (1998), entre outros. Nesse sentido, a reconstrução da minha história contribuiu com a reflexão da minha prática docente antes e após a formação superior no curso de Pedagogia, que entre outras coisas considera a educação um processo inacabado e por isso isento de pensamentos estáticos e amorfos. Graças a formação obtida no curso de Pedagogia minhas ideias se reconfiguraram para um aprimoramento contínuo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: a vida e trajetória docente para o campo
    (2023-01-23) ALVES, Eva Evaristo Ferreira; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    O presente trabalho o tema: A vida para as dificuldades onde se tornar pedagoga, que trás uma abordagem sobre minha vida estudantil, docente e acadêmica, o qual através do relato de minhas memórias sobre as dificuldades que acompanho o aluno. Bem como ingressar em uma instituição de ensino superior, além de mostrar a realidade que permeia a vida do aluno no meio rural, que na maioria das vezes não tem suas especialidades. Mostrarei ainda, o olhar que tenho hoje, na produção de educadora, para refletir na vida dos alunos. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre sujeito e o contesto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de PERRENOUD (2002) e FREIRE (1987) e (1996) IMBERNÓN (2010; 2016), PIMENTA (2001), TARDIF (2003, 2012), BRASIL (2017), RIOS (2010), pois os mesmos discutem a respeito das reflexões propostas neste memorial. Está estruturado em 7 capítulos, no primeiro falarei sobre o início da minha infância e entrada na escola, no segundo falarei sobre ensino fundamental, ensino médio e por fim sobre minha trajetória profissional, entrada e importância do PARFOR. Por fim, apresentarei os resultados desta pesquisa, buscando assim resgatar fatos importante no decorrer de minha vida e sobre os quais poderei refletir para assim entender meu papel no mundo como ser que precisa lutar diariamente para ter meus direitos respeitados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: bastidores da formação profissional de um professor de educação básica
    (2023-01-24) CUNHA, João da; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    Quando falamos em ensino superior nos vem à cabeça algo impossível, pelo menos para nós que viemos de baixo; Lembro que em minha cidade quando víamos um doutor passando as pessoas comentavam: - ‘’ ele se formou em tal lugar’’, -‘’não é qualquer um que consegue estudar 05 anos para estar trabalhando hoje’’, isso não acontecia somente com os doutores, precisavam ver quando passava um delegado. Tínhamos a maior admiração aos professores, que muitas das vezes não tinham nem ensino superior, davam aula apenas com magistério concluído, as vezes nem precisava de tanto. Lá na nossa realidade, nem por um segundo me imaginava concluindo hoje minha graduação, ainda mais por uma federal por intermédio da PARFOR. Os desafios foram enormes, pelo acesso à educação precária que tive em minha infância; as autoridades faziam o que podiam para amenizar a grande evasão escolar, a falta de formação dos professores, a estrutura precária das escolas, mas de fato ainda era insuficiente. Além de mostrar a realidade da dificuldade que é essa trajetória de uma pessoa humilde aos bastidores da formação em ensino superior, mostrarei também a minha atual visão de educação, visão essa que boto em pratica no meu dia a dia como educador. Ao finalizarem a leitura espero que compreendam a importância da oferta a educação superior as pessoas carentes, em como isso transforma realidades, nos traz a luz da sociedade, nos capacita a capacitar outros como nós. O ensino aprendizagem é o único meio de garantir os direitos e deveres dos cidadãos, é o único meio de garantir uma vida digna para as pessoas, é a única forma de evoluirmos. Sem estudo, sem conhecimento estamos andando a passos largos para as injustiças sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de ciências nos anos iniciais e a formação inicial dos discentes em pedagogia: uma análise bibliográfica
    (2023-01-07) MACIEL, Luís Otávio de Souza; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    O presente trabalho de conclusão de curso vem abordar questões relacionadas ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar como é dado o ensino de ciências nos anos iniciais. Os objetivos específicos foram: abordar os saberes discentes na formação inicial nos cursos de Pedagogia; compreender as questões envolvendo o letramento científico e como se dão os processos educativos; refletir sobre o ensino de ciências sob a ótica dos principais teóricos da área, além da Base Nacional Curricular (BNCC), e por fim, apresentar algumas práticas existentes no ensino de ciências. Destacamos que a formação docente é essencial para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido com sucesso no que tange ao processo de ensino e aprendizagem e que a Ciência não está apenas na sala de aula, mas onde os alunos enfrentam situações cotidianas, onde a Ciência existe. Assim, concluímos que, apesar da forte presença dos livros didáticos, um ensino de ciências que venha suscitar a curiosidade, criatividade para enfrentar as problemáticas da humanidade, vontade de aprender sempre mais, pensar de forma diferente, gerando resultados diferentes, é o que esperamos e são alguns dos objetivos que nós professores devemos compartilhar com nossos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto político pedagógico e educação escolar quilombola: debates para investigações na UFPA/CCAST
    (2023-12-17) SANTOS, Márcia Ataíde dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente artigo teve como objetivo compreender as temáticas e debates nas produções acadêmicas sobre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e mapear pesquisas sobre Educação Escolar Quilombola (EEQ) na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) na perspectiva de fomentar ações locais para EEQ. A metodologia de abordagem qualitativa, foi embasada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada em junho a agosto do ano de 2023 a partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO), catálogo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UFPA/CCAST e anais de eventos. Os descritores utilizados foram: educação, quilombola, escola, PPPQ e suas combinações. Selecionou-se no universo de 15 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos, os resultados apontam que as tímidas produções sobre os PPPQ de escolas quilombolas abordam a questões de inclusão, desafios e reflexões para construção e reconhecimento da identidade quilombola nas comunidades. As produções sobre educação quilombola na UFPA/CCAST registram suas produções a partir do ano de 2013 envolvendo temáticas sobre a sociabilidade dos moradores de comunidade, construções de saberes, processo seletivo e a inclusão quilombola nas escolas. Conclui-se que se torna necessária um maior interesse de investigações da UFPA/CCAST em pesquisas voltadas para as experiências da educação quilombola escolar em contexto do PPP articulados com formação inicial e desenvolvimento profissional de professores nessas comunidades, a fim de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e formativos da educação escolar quilombola.
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