Navegando por Assunto "Pedagogos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A função do trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Santa Izabel/PA(2019-06-29) BESSA, Leticia Moreira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente estudo trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo, investigar a função e, por consequência a importância do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Santa Izabel do Pará/PA, buscando conhecer as ações desenvolvidas por este profissional neste espaço, levando em consideração a formação e a atuação pedagógica, o qual, historicamente tem se destacado por ser uma profissão exclusivamente voltado ao ambiente escolar, assumindo cargos comumente como professor, coordenador pedagógico e gestor escolar. Sendo assim, é importante conhecer as possibilidades para além deste ambiente. Deste modo, o estudo assume uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou-se compreender fala da participante e suas ações na instituição. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram, a observação, diário de campo, e a entrevista semiestruturada, com a participação de uma pedagoga que atualmente trabalha como coordenadora no CRAS de Santa Izabel do Pará. Os dados coletados mostram que o trabalho que esta profissional realiza, não ocorre somente dentro da área de sua formação, pois este possui uma equipe de profissionais que trabalham colaborativamente para atender a crianças, jovens, adultos e idosos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, ou que tenham seus direitos violados, sendo introduzidos a ações socioeducativas desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, afim de esclarecer a este público sobre seus direitos e deveres. Ou seja, o perfil do pedagogo, bem como suas competências são bem mais abrangentes que o da docência para a sala de aula, tornando-se uma profissão que pode existir para além dos muros do ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura(2018-03-20) AMORIM, Maria Vânia de Oliveira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo no centro de atenção psicossocial - CAPS I de São Miguel do Guamá : uma análise a partir de experiências no atendimento de crianças e adolescentes(2018-10-04) LIMA, Elizangela Peixoto de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo Investigar de que maneira é desenvolvido o papel do pedagogo no centro de atenção psicossocial CAPS I de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram: Aciolly (2009); os documentos legais (BRASIL, 1988, 2001, 2004, 2005, 2006, 2014); Gohn (2010); Libâneo (2004, 2006, 2008); Torquato et al (2015); Yasui e Barzaghi (2018). A mesma aconteceu No Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, localizado na sede do município de São Miguel do Guamá. O resultado da pesquisa demonstra que a atuação do Pedagogo não se dá apenas na sala de aula, nas escolas, porém esse especialista pode atuar em diversos espaços onde a aprendizagem aconteça. Dessa forma, o objetivo de nossa pesquisa era saber: Qual o papel do Pedagogo no CAPS I, fazendo uma análise no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Com base nos dados coletados concluímos que o Atendimento Pedagógico é essencial para minimizar o sofrimento psíquico destes indivíduos e o Pedagogo, peça fundamental junto a equipe multiprofissional referida instituição, pois é ele o profissional capacitado para trabalhar os aspectos cognitivos ou seja, o desenvolvimento intelectual e junto a equipe multiprofissional, traçar o plano terapêutico para as crianças e adolescentes, para que estes possam ser sujeitos autônomos e tenham uma melhor qualidade de vida. Na instituição observada constatou-se que o pedagogo desenvolve múltiplas tarefas, em especial as que auxiliam no desenvolvimento das habilidades sociais dos participantes, suas práticas beneficiam os familiares dos usuários através de suas orientações e técnicas humanizadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia social: desafios e possibilidades do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Ipixuna do Pará(2018-10-04) CAMPOS, Tayane Ferreira do Amaral; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo de analisar os desafios e as possibilidades da ação pedagógica dos pedagogos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipixuna do Pará. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1999) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007). Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Caliman (2006, 2009, 2010 e 2011) Gadotti(2005) e Gracianni (1997 e 2006). A mesma aconteceu na sede do município de Ipixuna Pará onde estão lotados dois pedagogos no CRAS, lócus da pesquisa. O resultado da pesquisa demonstra que é preciso uma reflexão acerca da formação deste profissional, visto que o foco continua sendo a docência, mas seu perfil e suas competências são mais abrangentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O pedagogo e a ressocialização : estudo de caso em um Conselho Tutelar em Belém-PA(2018-10-17) COSTA, Gidalina Luzia Reis; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377O papel do pedagogo por bastante tempo era entendido, como limitado e focado, apenas ao ambiente escolar. Mas este profissional conquistou espaço em diversos ambientes de trabalho, dentre estes o Conselho Tutelare, no processo de ressocialização de menores em conflito com a Lei. Realizou-se pesquisa bibliográfica referente ao tema discutido. Observou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 2010) que, crianças e adolescentes, podem e são capazes de transformar seu futuro com a ajuda do trabalho desenvolvido por um conjunto de profissionais, dentre estes o pedagogo. Para a efetivação da investigação, realizou-se entrevista com o pedagogo que atuava como conselheiro e a uma adolescente atendida por este e seu responsável. Este trabalho está dividido em III Seções: A primeira seção trás os suportes teóricos de cada assunto focado, a segunda trata dos procedimentos metodológicos da pesquisa, e a terceira as análises das observações e os resultados das entrevistas. Concluise que a pesquisa desenvolvida no Conselho Tutelar em Belém-PA, a atuação do pedagogo neste ambiente quebra muitos preconceitos acerca da atuação deste profissional, tornando assim o pedagogo um agente transformador da realidade, capaz de atuar em diversas áreas existentes no mercado de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O trabalho do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Santa Izabel do Pará(2018-08-31) IWANAGA, Tatiana Michiko Sousa; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A presente pesquisa aborda o trabalho do pedagogo dentro do espaço de assistência social, buscando averiguar quais ações são desenvolvidas por esse profissional nesses espaços, considerando-se que são poucos conhecidos como campo de atuação dos pedagogos, uma vez que, ele ainda é visto como professor, coordenador pedagógico ou gestor escolar, ou seja, trabalho voltado para ambientes exclusivamente escolares. Porém, se faz necessária conhecer e se apropriar desses locais, Partindo deste contexto, tendo como objetivo investigar o Trabalho do Pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Bem como, se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma vez que se buscou compreender a ação e fala da participante. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevista semiestruturada, a observação, pois, estas permitem uma análise mais direta dos dados, e um contato com o participante e o diário de campo com todas as anotações. Teve como sujeito da pesquisa a pedagoga em atuação no local, sendo este o CREAS localizado no município de Santa Izabel do Pará. Através dos dados coletados foi identificado que o trabalho desse profissional envolve uma equipe multidisciplinar trabalhando em parceria, e dialogando com as suas áreas de formação propiciando as ações socioeducativas desenvolvidas pelo profissional no CREAS, no intuito de atender os sujeitos que buscam atendimentos por estarem em situação de vulnerabilidade social ou com direitos violados.