Navegando por Assunto "Pedagogical practices."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA(2019-08-30) VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva.