Navegando por Assunto "Pedagogical practice"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental da escola Dr. Vicente Maués em Abaetetuba-PA(2019-03-25) RIBEIRO, Luciana Helena Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A avaliação da aprendizagem precisa está vinculada de maneira contínua e processual ao cotidiano escolar, com a intenção de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo reflexões permanentes que ajudam a alcançar os objetivos do professor e do aluno na construção do conhecimento. Para isso existem inúmeros instrumentos avaliativos que podem ser usados para auxiliar o professor no alcance dos objetivos propostos, proporcionando uma avaliação formativa. O presente trabalho tem por objetivo compreender as práticas avaliativas presentes em uma turma de 3º ano do ensino fundamental; analisar as concepções de avaliação compreendendo sua dimensão e suas implicações na prática avaliativa; observar as práticas de avaliação; investigar os instrumentos de avaliação presentes no cotidiano de sala de aula de uma escola pública de ensino fundamental; Para fins de análise, optou-se por uma investigação qualitativa, por entender que esta é a forma mais adequada para atingir os objetivos propostos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, explicitando as concepções de vários autores que discutem sobre o tema avaliação, através livros, artigos científicos e periódicos. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino localizada no município de Abaetetuba-Pará, junto aos alunos e professora do 3º ano do ensino fundamental, utilizando observações e questionário como instrumentos de coleta de dados. A avaliação não deve ser produto final, mas deve ser diagnóstica, com a intenção de sempre verificar o que o aluno já sabe, possibilitar traçar objetivos, refletir que instrumentos avaliativos poderá ser utilizado para alcançar esses objetivos, e também de uma avaliação que seja de fato formativa, processual, contínua, que visa o acompanhamento do aluno sempre fazendo essa associação entre avaliação diagnóstica e avaliação formativa com o intuito de fazer com que o aluno aprenda, verificar o porquê que o aluno não está conseguindo aprender.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corporeidade nas práticas pedagógicas da educação infantil(2023-12-18) NASCIMENTO, Jaqueline Santos do; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O estudo tem como objetivo compreender de que forma a corporeidade se expressa nas diferentes práticas cotidianas de uma escola pública de educação infantil. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, se constituindo em uma pesquisa exploratória sobre a temática. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturas, gravadas com duas professoras de uma escola municipal da cidade de Castanhal/PA no ano de 2023. Após análise, os resultados foram organizados em 3 categorias de debate. A primeira categoria denominada “sobre o corpo que se mexe”, apresenta-se questões sobre o comportamento, movimento corporal e o desenvolvimento da motricidade das crianças. Em “alimentação, higiene e cuidados com o corpo infantil” debate-se sobre as formas que as professoras buscam para promover hábitos de autocuidado e de autonomia entre os discentes. A última categoria, “sobre o corpo infantil e as demandas sociais”, demonstra como os debates contemporâneos, colocados por diferentes legislações, chega ao currículo de educação infantil, trazendo discussões relevantes à corporeidade, como a prevenção ao abuso infantil, inclusão, igualdade de gênero e consciência étnico-racial. Os resultados indicam que tais categorias permitem visualizar como os participantes da pesquisa incluem a corporeidade nas suas práticas. Conclui-se que a corporeidade é um instrumento importante como prática pedagógica e indispensável para o desenvolvimento da criança, precisando o docente estar atento as manifestações corporais da criança e entender a importância de trabalhar a corporeidade, em suas múltiplas manifestações, no cotidiano da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil(2021-10-08) CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, município de Abaetetuba – Pará(2018) CORREA, Cristiney de Jesus Correa e; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033O presente trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades de alfabetização enfrentadas pelos alunos das turmas 1°, 2° e 3°anos do ensino fundamental da escola Dom Ângelo Frosi, abordando reflexões acerca da alfabetização e o letramento como processos indispensáveis para as crianças e também refletindo sobre o fazer pedagógico no espaço escolar. Este estudo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública municipal, localizada no rio Tucumanduba, ilhas do município de Abaetetuba-Pará. A escola atende alunos da educação infantil e ensino fundamental, distribuídos nos turnos de manhã, tarde e noite. O estudo é fruto de uma abordagem qualitativa, sendo que se realizaram pesquisas bibliográficas e de campo com observação participante e sujeita a reflexões crítica, fazendo a aproximação da referencia teórica com a análise que permite compreender as relevantes questões que envolvem o aprendizado dos estudantes. Participaram da pesquisa professores que atuam no ensino fundamental menor 1°, 2° e 3° anos, alunos dessas respectivas turmas e pais desses respectivos alunos. Os participantes dessa pesquisa contribuíram decisivamente para o desenvolvimento deste estudo e permitiram apontar as principais dificuldades dos discentes no processo de alfabetização e letramentoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do sonho à realidade: um caminho de desafios na formação superior(2018) FARIAS, Maria Lúcia Cardoso; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente memorial tem como objetivo narrar pontos relevantes em minha trajetória da vida estudantil, profissional e acadêmica, e descrever por meio de uma análise minuciosa as recordações da infância, juventude, fase adulta e suas relações com as experiências formativas, pessoais e profissionais adquiridas ao longo do tempo. Enfatizando o ingresso no Programa de Formação Continuada (PARFOR - UFPA), no Campus Universitário de Abaetetuba Pará. Sendo esse o ápice da realização de um sonho, que é o de concluir com êxito a formação Superior. Ao descrever sobre minha historia de vida mostrarei um registro bastante reflexivo e não simplesmente descritivo sobre minha ação no mundo em que faço parte como individuo. Abordo minhas dificuldades no processo de aprendizagem, refletindo minha identidade docente destacando minhas concepções acadêmicas e prática pedagógica. Para a construção desse memorial utilizamos como metodologia a pesquisa autobiográfica, a qual possibilitou narrar minha historias de vida. Através desse memorial realizei muitas reflexões a respeito de minha vida pessoal, estudantil e acadêmica e percebi o quanto consegui ao decorrer de minha história apesar dos desafios a superação de tudo, me transformando em uma pessoa melhor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física(2020-07-14) SOUSA, Bruna Aline da Silva; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347Este Trabalho de Curso – TCC, está relacionado a área da Educação Matemática, e aborda resultados de uma pesquisa realizada com professores da Educação Básica, atuantes no Ensino Médio de escolas da rede estadual de Castanhal/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa impulsionada pela indagação: Como se configura a atuação de professores licenciados em Matemática no ensino de Física? Objetivou promover reflexões sobre o processo de construção docente, partindo da realidade da formação inicial dos professores licenciados em Matemática para a prática docente em Física. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aberto, que foi analisado considerando o contexto fenomenológico, a partir de referenciais que tratam de currículo, formação de professores, metodologias de ensino, além de um diálogo com os documentos oficiais. A partir dos dados analisados concluiu-se, que a formação continuada dos professores licenciados em Matemática que atuam no ensino de Física é primordial, principalmente no que tange a carência das disciplinas práticas do currículo da formação inicial. A carência de professores com formação em Física gera complexidade no que tange a prática docente, exigindo dos professores licenciados em Matemática se desdobrarem em suas atividades, aumentando a necessidade de formação continuada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e a efetivação da prática pedagógica de licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará(2019-09-21) VINAGRE, Marilia Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este presente trabalho intitulado: “Formação inicial e a prática pedagógica do licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará” tem como objetivo compreender a formação e a prática pedagógica do professor licenciado em Pedagogia do município do Acará, a partir duas escolas localizadas em áreas rurais. Buscamos, neste sentido, refletir sobre o processo da formação inicial de pedagogos e a contribuição desta formação para os saberes construídos para a efetivação da prática pedagógica em serviço. Os dados obtidos com a pesquisa, contou com a contribuição de duas professoras dos anos iniciais, sendo uma da Escola Paulo Freire e a outra da Escola Arco-íris. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados trazem resultados que nos permitem compreender que a formação inicial de professores que atuam nos anos inicias de escolas localizadas em áreas rurais do município do Acará, no Pará, ainda deixa muito a desejar na efetivação da prática pedagógica, tendo em vista que o aprendizado da prática e a apropriação de saberes só são adquiridos no dia a dia da profissão, pois, segundo os relatos obtidos, as professoras não se sentem preparadas somente com a formação inicial para atuarem como profissionais nas escolas. Para as professoras entrevistadas, o exercício da prática pedagógica depende de saberes adquiridos no cotidiano da profissão e nas formações continuadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará(2018) SANTOS, Manuel Baia; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033A presente pesquisa investiga a identidade quilombola relacionada com as práticas pedagógicas oferecidas pela escola no ensino fundamental menor mediante, entre as técnicas de coletas de dados foram realizadas entrevistas e dinâmicas de roda de conversa com os alunos do ensino fundamental incluindo a educação infantil no qual foram realizados registros fotográficos e entregue um questionário para os professores, além disso, realizamos a observação participante. Discutimos a categoria identidade como pertença e correlação com ambiente e território em que vivem. A pesquisa identificou que se faz necessário valorizar a identidade quilombola da comunidade de maneira mais efetiva, não somente em períodos específicos, mas um trabalho político pedagógico permanente na escolaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade como instrumento facilitador da leitura no 2º ano do ensino fundamental(2018-06-26) PINHEIRO, Odábias dos Passos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa destacando pontos relevantes sobre a utilização da ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de leitura no ensino fundamental. As ideias aqui apresentadas baseiam-se em autores como Vigotsky (1987, 1998 e 2001), Piaget (1996 e 1997). Morais (2012), Freire (2007), Ferreiro (2004) e outros em que ressaltam a importância da ludicidade para formarmos alunos leitores. A pesquisa enfatiza sobre como é importante à utilização da ludicidade nas praticas de sala de aula. Trata de uma reflexão em autores sobre o processo de construção de conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações ocorridas na atualidade. O estudo permitiu entender como a reflexão deve está na vida deste profissional. Desenvolvida através de leituras bibliográficas de caráter qualitativo e observações de campo contudo caminhando para uma melhor compreensão do fenômeno social na qual está inserido o ensino fundamental. Desta forma a pesquisa faz conceito de ludicidade bem como o resgate histórico das metodologias tradicionais às atuais no processo de ensino aprendizagem. Discute-se sobre o papel pedagógico que a ludicidade deve ter no ensino fundamental, baseada na prática pedagógica e a formação do professor que é de extrema importância, destacando como relação ao ensino e o brincar. Destacando que todo o atendimento deve acontecer de maneira lúdica e dinâmica para que a criança possa alcançar em seu processo de aprendizagem o desenvolvimento integral e social. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade para formação de alunos leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar(2021-02-26) ALMADA, Damiana Gonçalves de; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente Trabalho de Curso em sua proposta, traz como tema: A ludicidade na Educação Infantil: Contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar, que busca evidenciar o brinquedo quanto a sua cientificidade e que muito pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado da criança de 4 a 6 anos, de forma global. Tal pesquisa, é de cunho bibliográfico, trazendo o enfoque de autores, referência no campo da Educação Infantil para assim discutirem a relevância do brinquedo e suas contribuições para o aprendizado dentro das escolas de educação infantil, especificamente a pré-escola. No objetivo geral deste trabalho, procurou-se analisar o status científico atribuído ao brinquedo para o aprendizado de crianças pré-escolares, destacando os principais estudos dos teóricos que o discutem. Os procedimentos metodológicos se assentam, principalmente, em autores como: Marta Kohl de Oliveira (1997) Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), e Maria Cristina Rau (2011). Porém, conclui-se que o brinquedo apesar de toda importância teórica, na prática ainda não conquistou tal importância. Depreende-se que tal a importância do brinquedo, só poderá ser reconhecida se os professores investirem em sua formação, abdicando de “achismos” e visões paradigmáticas em relação a este recurso que faz parte do universo infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil(2019-07-11) SILVA, Joyce Morais da; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Este artigo aborda a temática do lúdico na prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil, trazendo à reflexão sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula, a partir do diálogo realizado por meio da aplicação de um projeto de intervenção em uma Unidade de Educação Infantil, em Belém do Pará, na disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa partiu da abordagem qualitativa, em que se usou a observação da realidade e do registro em diário de campo. Onde tais registros se complementam com a pesquisa bibliográfica, a cerca de autores e de documentos oficiais da legislação brasileira que tratam da Educação Infantil. Os resultados apontam que a ressignificação de saberes, bem como a importância em compreender o papel do lúdico enquanto prática educativa, onde a criança é vista como um sujeito ativo e interativo no que diz respeito ao processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, contribui também no que tange as relações interpessoais com professores e profissionais da escola, pais/responsáveis e principalmente com as crianças, além de respeitar as individualidades de cada sujeito nesta etapa inicial do processo de ensinoaprendizagem das crianças, a Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A minha prática pedagógica em uma nova perspectiva(2018) MONTEIRO, Lemaire Regina da Silveira Cardoso; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645Este trabalho trata-se de uma autobiografia, no qual relato a minha vida, da infância ao curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA/PARFOR, fazendo uma reflexão e análise sobre minha prática pedagogia. Tem como objetivo trazer informações sobre a minha trajetória de vida, articulada com a minha prática pedagógica na escola e na sociedade. As questões que nortearam esse trabalho foram: De que forma exercia docência? Quais as contribuições do curso de Pedagogia para a minha vida profissional? Por que professores graduados ainda continuam utilizando um único método? Quais as contribuições das formações para as práticas docentes?A prática pedagógica está diretamente relacionada com o nível de formação do professor e da capacidade de inovação que ele possui.Em síntese este trabalho permitirá identificar a necessidade da formação continuada para os professores. E redigir em plena maturidade um memorial é identificar uma fase concreta e segura da vida, seja pessoal ou profissional, fazendo desse suporte um espaço propício para registrar as situações que julguei mais significativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia hospitalar: a prática pedagógica no espaço Acolher da fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará(2022-07-13) GOMES, Thais Mota; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente estudo se assenta no âmbito da Pedagogia Hospitalar e visa compreender o papel do pedagogo no ambiente não escolar, bem como ressaltar a importância da mesma para crianças que se submetem a períodos longos de tratamento decorrente ao escalpelamento, podendo assim se ausentar por algum tempo da escola e do seu ambiente familiar. O Objetivo desse estudo é compreender o trabalho didático-pedagógico que o pedagogo hospitalar desenvolve no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar. Metodologicamente realizouse a pesquisa qualitativa no âmbito bibliográfico e documental, bem como a realização de entrevistas. Destacando as ações educacionais que foram criadas para atender as crianças escalpeladas que se encontram dentro do Espaço Acolher, haja vista toda fragilidade, baixa autoestima, medo e angustia que as mesmas sentem. Logo, é possível observar os benefícios, tanto na aprendizagem dessas crianças quanto nos aspectos emocionais e sociais, que o trabalho do educador pode proporcionar à essas crianças que estão em tratamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica dos professores no centro de educação de jovens e adultos (CEEJA) Profª Maria Oscarina Silva Pereira(2019-05-07) RODRIGUES, Andréa dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A presente pesquisa visa ampliar a compreensão da prática pedagógica docente na Educação de Jovens e Adultos, especificamente, no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, o qual apresenta uma metodologia de ensino personalizada, a partir de um levantamento teórico acerca das políticas públicas da EJA buscando delinear o processo da prática pedagógica e o compromisso docente. A metodologia adotada está baseada na pesquisa ação, na abordagem qualitativa que possibilitou uma reflexão e aproximação maior em relação ao meu objeto de estudo, como técnicas foram utilizadas a entrevista e observação participante, baseadas em Gil (2008), Chizzoti (2003) dentre outros. O enfoque teórico está fundamentado por Freire (1997), Gadotti (2007), Souza (2012) e diversos autores que são explanados ao longo do trabalho fomentando essas ideias. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a prática dos professores do referido campo e suas implicações e contribuições no processo de ensino aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade. Sendo assim, se faz necessário que essa modalidade de ensino tenha um caráter menos assistencialista e mais reflexivo e crítico, sempre respeitando as particularidades de cada sujeito para que seja possível compreendê-lo em sua totalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA(2023-01-23) SOUZA, Andrea Amaral de; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420A presente pesquisa tem como tema Prática Pedagógica e Afetividade na Educação Infantil na EMEI Criança Feliz do município de Gurupá/PA, a qual tem por objetivo geral compreender como professores da Educação Infantil desenvolvem a afetividade em suas práticas pedagógicas na EMEI Criança Feliz. Como objetivos específicos: Investigar as estratégias metodológicas afetivas que viabilizam o processo da prática educativa entre professor e aluno na EMEI Criança Feliz; Compreender de que forma a afetividade contribui para o processo ensino-aprendizagem em turmas de educação infantil; Mostrar a relevância da afetividade como recurso indispensável para a efetivação do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; Identificar em quais momentos a aplicação da afetividade se faz necessária na educação infantil. A metodologia pautou-se de um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados diretos, a pesquisa de campo, com aplicação de questionários, composto de questões abertas e semiabertas, aplicados junto a sete professoras que atuam em turmas da educação infantil (creche e pré-escola). O estudo consta de um amplo referencial bibliográfico sobre o tema afetividade, considerando as reflexões de estudiosos como Paganni (2021), Gratriot-Alfandéry (2010), dentre outros. Os resultados revelam que as professoras entendem a relevância de se trabalhar a afetividade no processo ensino-aprendizagem, afirmando que usam com frequência em suas práticas pedagógicas. Que sem o afeto não conseguiriam desempenhar um bom trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental(2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará(2018) ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Esta monografia é resultado de um estudo realizado sobre práticas pedagógicas de alfabetização na escola em uma turma multisseriada de 3°ao 5°ano no município de Abaetetuba - Pará. O referido estudo teve como participantes um professor e seis alunos. Os mesmos encontram-se inseridos no 3° e 5° ano do ensino fundamental, da escola São Miguel II, que se localiza na Rodovia Doutor Joao Miranda km 05 ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-Pa. Este estudo objetiva refletir sobre as praticas pedagógicas desenvolvidas por um professor em uma turma multisseriada e os principais obstáculos enfrentados por ele para trabalhar. A questão central da pesquisa foi quais os principais obstáculos encontrados na alfabetização da turma multisseriada na escola São Miguel II? A presente pesquisa realizou-se através de um estudo bibliográfico, com levantamento teórico, em livros, artigos e na internet. Possuindo uma abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo do tipo etnográfico, pelos métodos da observação sistemática e entrevista semiestruturada, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Programa residência pedagógica: evidências de uma concepção de alfabetização da prática no chão da sala de aula(2024-07-16) ARAÚJO, Camila Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O trabalho, baseado em um estágio-pesquisa do Programa Residência Pedagógica, registra e analisa a didática alfabetizadora em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Pará, durante o ano letivo de 2023. Teve como objetivo, analisar as práticas pedagógicas observadas no Programa Residência Pedagógica, identificando desafios e oportunidades, além de discutir a importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral dos alunos. Além dessa observação, elaborou-se e aplicou-se uma didática denominada de “intervenção pedagógica” com o objetivo de realizar a interação teórica e prática com a turma objeto do estágio-pesquisa. A metodologia adotada foi qualitativa, com uso de diários de campo e observações diretas, focando no componente de Língua Portuguesa, verificando-se as interações docente-conhecimentos-crianças no desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da palavra-linguagem. Os dados coletados durante a observação e a intervenção foram analisados, buscando-se identificar padrões e tendências nas práticas didáticas. A pesquisa concluiu que a didática alfabetizadora parece se fundamentar numa concepção de linguagem que se instrumentaliza no que se poderia denominar de “método tradicional de alfabetização”, cuja principal característica é privilegiar o ensino-aprendizagem dos elementos gramaticais, em detrimento da semântica, da significação contextualizada e da valorização dos usos linguageiros das palavras pelas crianças. Há pouca ênfase na exploração da autonomia, da criatividade e da imaginação das crianças nas práticas de leitura e escrita. O Programa Residência Pedagógica, apesar de apresentar desafios, oferece uma oportunidade valiosa para a formação de professores, com foco na interação teoria-prática, ao proporcionar a experiência dos graduandos de pedagogia com as atividades didáticas das escolas de ensino fundamental (anos iniciais). Ao longo do trabalho, demonstra-se um olhar crítico e reflexivo sobre a didática docente observada, registrada e analisada como importante contribuição importante à formação inicial docente em Pedagogia, condição necessária e indispensável à um realizar profissional significativo e transformador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recurso pedagógico na escola fundamental: proposta para uso do celular em sala de aula utilizando aplicativo(2018) STANCINI, Franciele Câmara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata de uma proposta de ação sobre o uso pedagógico do celular/smartphone para as séries iniciais do ensino fundamental, a partir do aplicativo Kahoot. O objetivo é refletir criticamente sobre as novas tecnologias digitais e suas implicações para o uso pedagógico do celular como potencializador de interação em sala de aula. Partiu-se de referencial teórico sobre o referido tema e de observações da prática escolar enquanto professora da rede pública municipal. Tal experiência possibilitou criar uma proposta de ação em que se experimente o celular como recurso pedagógico em sala de aula desenvolvendo conteúdo a partir do aplicativo Kahoot. A proposta é interessante porque inova no campo da prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais para elaboração de conteúdo em conjunto com os alunos.