Navegando por Assunto "Pedagogical games"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de ensino de números inteiros com o uso de jogos para o 7º ano fundamental(2023-03-03) SANTOS, Kellem Cyntya de Matos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a metodologia de jogos no processo de ensino e aprendizagem, com objetivo de compreender os efeitos do uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de números inteiros em turmas do 7º ano fundamental. A metodologia de coleta de dados foi subdividida em dois momentos: levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem em turmas do sétimo ano e elaboração de uma proposta de atividade para a ser aplicada sala de aula que possa auxiliar o docente no trabalho com as quatro operações básicas da matemática adição subtração, multiplicação e divisão. Compreende-se que intervenções didáticas com o uso de jogos, apresentam possibilidades da construção de outras alternativas pedagógica, mais leves, prazerosas, focadas na interação social e instigantes da curiosidade e problematização. Com este estudo foi possível constatar que, para o trabalho com números inteiros, o uso de jogos e materiais manipuláveis possibilita a criação de diferentes alternativas didáticas capazes de auxiliar no trabalho docente e promover a aprendizagem.