Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogical actions"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem na educação básica: reflexões sobre as concepções adotadas nas escolas e a perspectiva para uma formação crítica e cidadã
    (2022-04-18) SARRAF, Daciene Corrêa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    O artigo apresenta reflexões acerca da avaliação da aprendizagem praticada na sala de aula da escola básica a partir da literatura disponível. Para tanto elegemos as seguintes questões: Que concepções orientam avaliação da aprendizagem na sala de aula da escola básica? Como avaliar para uma formação crítica e cidadã? O que deve se priorizar no processo de avaliação que corrobore ao desenvolvimento da cidadania? O estudo caracteriza-se como bibliográfico de abordagem qualitativa e conta com a contribuição de escritos de autores como Tyler (1979), Libâneo (1994), Depresbiteris (1997), Haydt (1995), Saul (2010), Hoffmann (2001, 2008, 2012), Luckesi (2003) e outros. A análise releva que na escola básica ainda se privilegia uma a avaliação da aprendizagem pautada nas perspectivas classificatória e quantitativa. Isso significa que a avaliação volta-se para julgar, medir em vista de obtenção de resultados em avaliações externas. O desafio das escolas e seus docentes para reverter essa lógica perpassam por reflexões críticas acerca de ações e práticas pedagógica e metodológica adotadas. Conclui-se que para promover uma avaliação da aprendizagem que valorize os aspectos qualitativos faz-se necessário adotar procedimentos didáticos pautados em práticas mediadora e dialética, sob orientação de concepções como a diagnóstica, contínua, formativa e emancipatória, enquanto instrumentos para o desenvolvimento da cidadania.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas orais sobre as ações pedagógicas da professora Suely Maués na complementação escolar de cidadãos abaetetubenses (1980-2017)
    (2018-07-18) COSTA, Juliana dos Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a história de vida, a trajetória profissional e as contribuições da professora Suely Maués no processo de complementação escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem no município de Abaetetuba-Pará, visando construir registros das ações pedagógicas por ela aplicadas nas aulas de reforço escolar. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi utilizada a História Oral como metodologia de pesquisa histórica, tendo como principais referências teóricas Alberti (2004), Le Goff (1990) e Thompson (1992) que discutem a produção e análise de dados históricos a partir de narrativas orais no resgate da memória coletiva atribuindo suas concepções com base teórica nos estudos de Halbwachs (2006), Pollack (1992) Bosi (2003). As narrativas orais sobre o reforço escolar da Professora Suely Maués enfatizam as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram suas ações pedagógicas na cidade de Abaetetuba e que lhe confere, até então, uma referência na arte de educar alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no contexto escolar formal. Espera-se, com a referida pesquisa, a partir da trajetória da formação docente e de registros e análise das intervenções pedagógicas da professora Suely Maués, (re) afirmá-la referência na formação educacional de cidadãos abaetetubenses.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA