Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogical Residency"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações significativas na formação de Professores de Química inventivos através do Residência Pedagógica
    (2024-08-04) SOUZA, Juliana da Silva; LIMA, Luciene Maria do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8330265229410342; https://orcid.org/0000-0002-8220-081X; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente trabalho abrange os aspectos estruturais baseados na Instrução Normativa n° 05/2023 da Pró-reitoria de Graduação, que regulamenta o Trabalho de Curso no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará e da Resolução do Trabalho de Curso da Faculdade de Química N. 1 de 2024. Nesta configuração de possibilidade, será utilizada uma publicação científica feita em formato de comunicação oral no I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP realizado no ano de 2024 na cidade de Salvador-Bahia. Isto posto, destaca-se que a presente pesquisa versa sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), componente importante na formação de professores, proporciona a aplicação prática de conhecimentos teóricos em contextos reais de ensino. Este estudo qualitativo, de análise documental, com recorte temporal entre 2023 e 2024, objetivou desvelar as contribuições do PRP na formação de professores de Química e Física, com base em experiências vivenciadas por residentes. A análise de conteúdo, inspirada por Bardin (2011), aplicada aos relatórios dos residentes e documentos norteadores do programa, evidenciou três categorias: (I) Regência: o constituir-se professor; (II) Projeto de Intervenção na Residência Pedagógica; e (III) Atividades Específicas. Os resultados descortinaram que a imersão no PRP atua como um catalisador de mudanças, promovendo o desenvolvimento de habilidades docentes e a construção de uma identidade profissional autêntica. A vivência em sala de aula permitiu aos residentes experimentarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, refletir criticamente sobre a prática docente, desenvolver estratégias para lidar com os desafios da sala de aula e construir relações significativas com os alunos e a comunidade escolar. Sumariamente, o programa emerge como um espaço ímpar de formação, proporcionando aos futuros professores de Química e Física a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora na educação contemporânea.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA