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Navegando por Assunto "Pedagogical Poetics"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Histórias pescadas entre Castanhal e Mirasselvas: uma trajetória de conexões de vidas
    (2025-08-29) SILVA, Sara Letícia Santos da; LIMA, Alana Clemente; http://lattes.cnpq.br/9611668522604132
    Esta pesquisa, desenvolvida no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o trabalho de conclusão de curso, ancora-se na Autoetnografia e se constrói como uma travessia narrativa, onde a artista mergulha em suas próprias águas para compreender as correntes que moldaram sua trajetória cultural e pedagógica. A escrita assume o formato de memorial, tornando-se ponte entre a lembrança e criação, numa poética que não se limita a relatar fatos, mas, como lembra Sylvie Fortin (2009), busca comunicar sentidos. O uso da contação de histórias é aqui investigado como um dispositivo poético-pedagógico capaz de promover o contato social entre comunidades e de instaurar uma reconexão cultural. Ao mergulhar nesses rios, a artista se conecta com a natureza e faz do corpo um instrumento de transmissão, dando forma sensível à comunicação, como aponta Paul Zumthor (2000), quando afirma que “a performance é o único modo vivo de comunicação poética” O caminho norteador desta investigação dialoga com a dissertação de Marluce Silva (2019), no PPGARTES, bem como com as obras de Ana Maria Machado (2001) que defendem uma educação sensível, criativa e libertadora. Cada relato torna-se fio que entrelaça histórias já existentes, apenas à espera da mão que as valorize e as mantenha vivas. Assim, este estudo compreende, com Ana Maria Machado, que as narrativas tradicionais são heranças preciosas, confiadas à nossa voz para serem transmitidas às novas gerações, fortalecendo a cultura regional, ampliando o conhecimento e perpetuando a identidade coletiva. Dessa forma, o objetivo maior desta escrita não é apenas descrever, mas comunicar poeticamente uma experiência: transformar a pesquisa em um processo criativo e acadêmico, em que a contação de histórias se afirma como caminho de aprendizagem, resgate e reinvenção cultural.
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