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Navegando por Assunto "Pedagogia hospitalar"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atuação do pedagogo em ambiente hospitalar: dificuldades e possibilidades
    (2023-09-18) ATAÍDE, Beatriz Neves; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A pedagogia hospitalar é uma ramificação da pedagogia que busca dar continuidade aos estudos da criança que se encontra internada. Sua prática através de uma equipe multidisciplinar, leva aquela criança assistência na classe hospitalar, atendimento no leito e brinquedoteca hospitalar. O objetivo da pesquisa é compreender quais são as dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo no atendimento de crianças em ambiente hospitalar. A metodologia refere-se de revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em junho a julho de 2023 partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), bem como Trabalhos de conclusão de curso (TCC). Os descritores utilizados foram: pedagogia hospitalar, pedagogo, ensino. Selecionou-se no universo de 48 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados apontam que o pedagogo em suas atribuições dentro do hospital juntamente a uma equipe multidisciplinar encontra possibilidades de grande valia, pois é notório o desenvolvimento tanto cognitivo, intelectual quanto emocional dos pacientes internados, enquanto as dificuldades de atuação profissional se relacionam aos direitos negados e à ausência de estrutura física de trabalho. Conclui-se que o pedagogo, na pedagogia hospitalar, pode atuar de forma a humanizar e complementar através de métodos educacionais para o tratamento clínico à adolescentes e crianças em idade de escolarização, que o impulsionam a trazer melhorias em sua prática. O trabalho é relevante para a comunidade no sentido de agregar mais conhecimentos sobre a importância de se ter um profissional neste ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar e seus efeitos positivos no bem estar das crianças internadas no hospital municipal de Castanhal
    (2018) SOUSA, Elis Simone Dias de; SABINO, Elianne Barreto
    Não é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando se trata de uma criança então, os sentimentos são ainda mais intensos, pois ela muitas vezes não entende que apesar da aparência do lugar, ela precisa estar ali para sua melhora física, e aí começam as dificuldades, pois acaba se tornando extremamente difícil a ministração das medicações e a estadia da criança nesse ambiente, o que pode, por muitas vezes, acabar agravando o seu estado de saúde. Entra em cena então, a Pedagogia não escolar, que com a ajuda do pedagogo faz com que a internação da criança se torne mais suave por meio da brinquedoteca inserida nesse contexto. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do Hospital Municipal de Castanhal, têm papel importante no bem-estar e na recuperação das crianças hospitalizadas. Sendo assim, a pesquisa procura investigar a influência que as atividades lúdicas, realizadas por intermédio de práticas pedagógicas, trazem para o bem-estar e recuperação das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o lócus da pesquisa foi o Hospital Municipal de Castanhal “Maria Laise Pereira”. Com o lúdico, as crianças têm a oportunidade de aflorar seus sentimentos, seus medos, anseios e assimilar melhor o período delicado pelo qual estão passando, esse também é um ótimo caminho para dar um novo significado ao tempo de hospitalização. Toda a ludicidade presente na brinquedoteca, distrai a criança e faz parecer que o tempo está passando mais rápido, tornando mais humana a relação médico-paciente e, melhor ainda, faz com que esse conceito ruim sobre hospital mude na visão delas e dos adultos, já que a criança acaba usando a sua imaginação para associar o hospital a um lado bom, facilitando assim todos os processos que contribuem para a sua cura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar
    (2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia em ambiente não escolar: a atuação do pedagogo no Hospital Municipal de Castanhal.
    (2018) PANTOJA, Edileuda Costa; SABINO, Elianne Barreto; http://lattes.cnpq.br/9302207290830081
    A hospitalização na vida de uma pessoa pode acarretar prejuízos à condição emocional do ser, ainda mais quando for criança/adolescente, pois, o hospital é um ambiente por muitos considerado hostil e desconhecido. O objetivo deste estudo foi demonstrar como o profissional pedagogo está inserido no mercado de trabalho fora do ambiente escolar, neste caso, o nosso local de pesquisa foi o hospital. Como objetivos específicos buscamos discutir à luz do referencial teórico a Pedagogia em Ambiente Não Formal; entender a pedagogia no hospital, algumas formas de atuação do (a) pedagogo (a) e por fim, identificar a relevância da Pedagogia Hospitalar na reabilitação da criança/adolescente hospitalizado na concepção do (a) pedagogo (a). Pois, a pedagogia hospitalar é uma modalidade que amplia o mercado de atuação do pedagogo. Com base nisso, esta pesquisa foi desenvolvida no Hospital Municipal de Castanhal (HMC), que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo algum tipo de atividade pedagógica a crianças/adolescentes internados. Para que a pesquisa fosse realizada, utilizou-se: pesquisa de campo, bibliográfica e observação no ambiente da pesquisa. Os resultados apontaram para uma prática pedagógica que contribui para o melhoramento do hospitalizado e uma boa aceitação da equipe gestora do HMC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia hospitalar: a prática pedagógica no espaço Acolher da fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
    (2022-07-13) GOMES, Thais Mota; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O presente estudo se assenta no âmbito da Pedagogia Hospitalar e visa compreender o papel do pedagogo no ambiente não escolar, bem como ressaltar a importância da mesma para crianças que se submetem a períodos longos de tratamento decorrente ao escalpelamento, podendo assim se ausentar por algum tempo da escola e do seu ambiente familiar. O Objetivo desse estudo é compreender o trabalho didático-pedagógico que o pedagogo hospitalar desenvolve no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar. Metodologicamente realizouse a pesquisa qualitativa no âmbito bibliográfico e documental, bem como a realização de entrevistas. Destacando as ações educacionais que foram criadas para atender as crianças escalpeladas que se encontram dentro do Espaço Acolher, haja vista toda fragilidade, baixa autoestima, medo e angustia que as mesmas sentem. Logo, é possível observar os benefícios, tanto na aprendizagem dessas crianças quanto nos aspectos emocionais e sociais, que o trabalho do educador pode proporcionar à essas crianças que estão em tratamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia hospitalar: contribuições ao processo de humanização durante a internação de crianças/adolescente
    (2023-12-27) LANDY, Vanessa Carvalho; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    A educação é indispensável para o desenvolvimento do indivíduo. Partindo dessa assertiva este artigo propõem uma reflexão sobre a pedagogia hospitalar, especificamente, no contexto do atendimento a crianças/adolescentes hospitalizados a partir da seguinte questão: Em que termos o pedagogo auxilia na continuidade da educação da criança/adolescente hospitalizado? O objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições da pedagogia e os desafios de atuação do pedagogo em contexto hospitalar, enfatizando as atividades propostas pela educadora colaboradora da pesquisa. A pesquisa pode ser defina como qualitativa, a partir de entrevista realizada de forma não estruturada com profissional pedagoga que naquele momento, enquanto se graduava no curso, desenvolvia atividades em hospital no ano de 2015, atuando como membro de um projeto de pesquisa e extensão aplicado em um hospital no Estado do Pará; para a elaboração dessa pesquisa serviram como itens motivacionais: A importância de haver profissionais pedagogos atuando em hospitais e a doença acometida pela autora, pois sendo doente, pude perceber a limitação trazida pela doença, passando a olhar com mais carinho para o ambiente hospitalar e para a relação profissional-paciente; unindo-se esses fatores manifestam-se no decorrer desse artigo, os desafios enfrentados pela pedagogia trazidos para o ambiente hospitalar e as contribuições que a pedagogia hospitalar traz para a vida da criança/adolescente que se encontra em fase de internação hospitalar e/ou tratamento de doenças, contribuindo para a melhora de seu quadro clínico, evidenciando assim, a importância da união nas áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação; pedagogia hospitalar; humanização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Revisitando e ressignificando produções acadêmica sobre pedagogia hospitalar no âmbito da Universidade Federal do Pará
    (2018-12-17) PEREIRA, Renata Kelly Ribeiro; ARAÚJO, Maria Ludetana; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578; https://orcid.org/0000-0003-3440-8963
    A presente pesquisa é resultado de revisitações bibliográficas com enfoque na área da Pedagogia Hospitalar, na qual busca compreender, analisar e estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso pertencentes à Faculdade de Educação na Universidade Federal do Pará. A pesquisa orientou-se pelas obras de conclusão de curso que trabalhavam a temática da Pedagogia em ambientes hospitalares, com o propósito de ressignificar os estudos sobre o assunto, revisitando e analisando as Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados e defendidos no Instituto de Ciências de Educação - ICED, ou seja, fazendo uma busca e revisão do tema proposto a respeito de uma perspectiva de discussão das novas visões de ensino sobre a educação hospitalar. Investigando assim, a importância do ensino fora dos âmbitos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da área, assim, possibilitando uma pesquisa descritiva e investigativa sobre a Educação em ambientes não-escolares e as suas possibilidades de ensino, considerando a construção histórica da PH através das legislações, as diferentes roupagens sobre as nomenclaturas que envolvem a temática, além de revisitar as obras de TCCs do curso e assim ressignificando as mesmas para melhor envolvimento da pesquisa sobre Pedagogia Hospitalar.
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