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Navegando por Assunto "Pedagogia histórico crítica"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades
    (2021-10-18) CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente escrito apresenta a pesquisa de um trabalho de conclusão do cursode Graduação em Licenciatura em Educação Física da UFPA, cujo objetivo consiste em investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e abordagem metodológica Crítico-Superadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física no processo de ensinoem espaços não escolares. A metodologia da pesquisa se insere em meio às pesquisas de campo. Os sujeitos da pesquisa foium grupo composto por 12 professores que pautam sua prática pedagógica pelo viés metodológico da PHC. A pesquisa encontra-se então no campo metodológico das pesquisas de campo, propostas por GIL (2002) e pauta-se na resposta da seguinte pergunta: Quais as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da abordagem CríticoSuperadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física em espaços não escolares?O instrumento de coleta de dados se deu por meio de um questionário, na plataforma Google Forms, disposto em três eixos, com 16 perguntas mais o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).Para fundamentação teórica da pesquisa, foi realizado também um levantamento bibliográfico em revistas, artigos e teses sobre o referencial da PHC e da abordagem Crítico-Superadora para a organização do trabalho pedagógico de professores de EF em diferentes espaços, delimitando como principais fontes bibliográficas as produções publicadas no período de 2011 a 2020 das revistas eletrônicas e impressas: Pensar a Prática, Motriviência, CBCE e Germinal, visto que as mesmas ostentam caráter de referência na elaboração qualitativa para produções científicas.Por meio dos referenciais estudados, foi possível constatar que a função social do professor consiste em propiciar aos alunos envolvidos em sua prática acesso ao acervo cultural historicamente elaborado pela humanidade, em sua forma mais desenvolvida, de forma a articular estes conhecimentos com a prática social destes indivíduos, para que estes venham a intervir de forma qualitativa na sociedade que os permeiam. Pôde-se inferir também que a PHC agrega elementos norteadores que favorecem este processo de ensino-aprendizagem, tal qual a abordagem CS, metodologia que aproxima a PHC da Educação Física, agrega valor metodológico para o processo de ensino em qualquer espaço de acesso a elementos da cultura corporal de movimento. A partir das respostas dos docentes pôde-se constatar que não há diferença metodológica na organização dos planos de ensino voltados para os campos escolares e não escolares, de forma que os pressupostos da PHC contribuem de forma qualitativa para a organização do trabalho pedagógico em ambos os espaços, além de também contribuir para transformação social e superação da sociedade de classes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física
    (2019-12-18) FREITAS, Rhenan Ferreira de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como questão, como se materializam as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA, baseadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica? E tem como objetivo analisar a materialização das aulas de Educação Física nas atividades do Estágio Supervisionado pelo referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo pesquisa de campo, cujo locus foi os Estágios I e II, os sujeitos se caracterizaram da seguinte maneira, discentes/estagiários do curso de Educação Física/UFPA, do quinto e sexto semestre que utilizaram o referencial teórico e metodológico da Pedagogia HistóricoCrítica nas aulas do ES. Os resultados demonstram que a materialidade se deu a partir da assimilação - não em sua totalidade - do referencial pela maioria dos discentes. Metodologicamente tiveram mais acúmulo sobre questões referentes à estruturação das aulas que contribuíram no seu melhor desenvolvimento, mas que há necessidade de um maior aprofundamento por parte dos discentes sobre o referido referencial. Conclui-se ao final de nossa pesquisa que as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA se materializam a partir da assimilação parcial do referencial PHC, pois a maioria dos discentes conseguiram compreendê-la, com seus fundamentos teórico e metodológico de ensino, não em sua totalidade, mas em questões pontuais para ensinar em prol da materialização dos conhecimentos historicamente sistematizados.
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