Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Pedagogia Hospitalar"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma investigação do papel e da importância do pedagogo hospitalar no estágio supervisionado em ambiente não-escolar.
    (2023-09-04) COSTA, Hanna Santiago da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181
    O presente Trabalho de Curso tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada no componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Bragança, Estágio Supervisionado em Ambiente Não-Escolar, realizado no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de Bragança-PA, que se caracteriza como uma instituição pública e privada, uma vez que atende ao Sistema Único de Saúde- SUS, assim como planos de saúde/convênios. A priori, a pesquisa tem como objetivo conhecer a funcionalidade e a realidade do Pedagogo neste ambiente, atrelada à importância da continuação do desenvolvimento e da aprendizagem no período de hospitalização da criança. Esta investigação foi realizada na brinquedoteca do hospital, metodologicamente, utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa e observação participante, por meio desse estudo pudemos pontuar fatos diversos bem diferentes da realidade em ambiente escolar. A intervenção tornou-se inviável para a realidade deste cenário, pois dispõe de um público fluido, a maioria das crianças não ficam internadas por muito tempo, e faixa etária variável, com idades de 0 a 14 anos. E apesar disso, os resultados dessa experiência nos mostraram que esse suporte pedagógico na continuidade do desenvolvimento humano e de aprendizagem nesse período hospitalar se faz extremamente necessário para todas as faixas etárias que a ala atende.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia hospitalar: vivências no estágio supervisionado em ambiente não escolares no Hospital das Clínicas de Bragança
    (2023-11-07) CORDEIRO, Bárbara Jordana Garcia; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa do Trabalho de Curso é resultado do componente curricular Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares da Faculdade de Educação, Campus Universitário Bragança, Universidade Federal do Pará, vivenciado durante o período 2 do calendário acadêmico da UFPA. O objetivo principal deste estudo é apresentar a relevância de intervenções pedagógicas com pacientes diagnosticados com transtornos mentais no ambiente da Pedagogia Hospitalar e mostrar a contribuição dela na formação do futuro (a) profissional de Pedagogia. O lócus de investigação foi o Hospital Geral privado de caráter filantrópico prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com leitos em saúde mental no município de Bragança, Região Nordeste do Estado do Pará. O viés teórico de base na psiquiátrica hospitalar sob o método da psicodinâmica do trabalho que compreende a escuta dos sujeitos de forma coletiva. Para isso, os resultados foram organizados por atividades como: colchas de retalhos; teias das emoções e intervenções das emoções. Conclui-se que o componente curricular obrigatório do Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do curso de Licenciatura em Pedagogia, com carga horária de 60h, criar espaços de aprendizados aos estudantes em formação vivenciarem experiências da Pedagogia Hospitalar. O (a) pedagogo (a) deve estar preparado para planejar ações de práticas educativas a partir de brincares e dinâmicas coletivas visando o bem-estar psicossocial de pacientes em situações de quadros psiquiátricos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA