Navegando por Assunto "Pavimentos urbanos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de cinco índices de condição de pavimentos urbanos(2022-12-19) MAUÉS, Gabriel Melém; SOARES, Lucas Franco; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513RESUMO Para que um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) seja implementado de maneira satisfatória se faz necessário um bom cálculo de Índice de Condição de Pavimento (ICP) para manutenção da qualidade das superfícies dos pavimentos. Quando se trata do cálculo desse índice, existem diversos métodos de cálculo, considerando defeitos diferentes, com pesos diferentes. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa é efetuar o cálculo do Índice de Condição de Pavimento Urbano (ICPU) dos pavimentos presentes no bairro de Batista Campos, utilizando cinco diferentes métodos de cálculo e comparar seus resultados. A coleta de dados foi efetivada no bairro de Batista Campos, em 142 trechos, sendo o cálculo efetivado por meio de cinco métodos diferentes (Osório (2014), Páez (2015), Souza (2021), Aihuki (2022) e Albuquerque (2022)) e foram efetivadas comparações com os parâmetros estatísticos de média, mediana, moda, desvio padrão e coeficiente de variação, além da comparação em relação aos tipos de defeitos avaliados por cada método e quanto à tendência de resultados. Dentre os principais resultados, tem-se que a partir dos cinco ICPU’s calculados, o ICPUOso representou o maior índice e o menor foi o ICPUSouza, sendo esse, também, o índice que apresentou maior coeficiente de variação, ou seja, segmenta melhor os trechos avaliados quanto a qualidade do pavimento observado, já o menor coeficiente de variação foi obtido pelo ICPUPáez, além disso observou-se que os defeitos mais frequentes avaliados pelos métodos aplicados foram as trincas por fadiga, os remendos, as panelas e a deformação permanente por trilhas de roda e como defeitos menos frequentes viu-se trincas nos bordos e exsudação. Por fim, concluiu-se que o ICPUSouza obteve o maior coeficiente de variação e conseguiu efetivar a segregação dos melhores e piores trechos da malha viária em análise, além de necessitar de um levantamento que conta com menos defeitos que o estipulado pelo método padrão implementado pelo SHRP, analisando somente 10 defeitos e garantindo um resultado satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA(2021-06-09) SOUSA, Talmo Cunha de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos.