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Navegando por Assunto "Pavement management system"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP)
    (2022-06-27) AIHUKI, Josef Ndauvako; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O Sistema de gerência de pavimentos (SGP) deve ser capaz de forma eficiente, priorizar e alocar os recursos públicos de seu programa de manutenção e reabilitação, porém para se determinar o desempenho futuro do pavimento, é necessário conhecer o seu desempenho passado, do pavimento ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a variação dos ICPs do bairro Batista Campos entre os anos de 2021 e 2022 e aferir o desempenho do pavimento. Desta maneira para alcançar esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program). A nota do pavimento foi adquirida por meio do cálculo do ICP, que classifica o estado do pavimento de 0 a 100. Os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação dos ICPs do pavimento. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro de Batista reduziu de 86,75 para 81,27. As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. O trecho mais crítico apresentou um ICP de 58,33 e o melhor trecho exibiu ICP de 98,3. A maior redução do ICP foi de -20,45 %. Apenas a Avenida 16 de Novembro apresentou uma variação média positiva no ICP, de +3,34%. 85,91% dos trechos exibiram uma variação percentual do ICP negativa. A rua São Silvestre apresentou a maior variação média negativa do ICP de -12,85%. Os defeitos que mais evoluíram foram as corrugações 900%, Trincas transversais 162%, Trincas por fadiga 149% e os remendos 27%. Não houve uma correlação linear forte entre a variação do ICP e a cota da via. Por fim, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e da curva de deterioração do pavimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis do bairro de Batista Campos em Belém/PA mediante ao cálculo do índice de condição do pavimento
    (2023-07-03) NEVES, Lucas Natanael Ferreira; CARDOSO, Ainoã Abigail Araújo; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Urbanos (SGPU) é um conjunto de estratégias que acompanham e tentam prever o desempenho do pavimento, direcionando as prioridades de atividades de manutenção e reabilitação, garantindo a eficaz utilização dos recursos públicos. Contudo, o SGPU requer sistemáticas coletas de dados sobre a malha viária. Inserido nesse contexto, este trabalho é quarto de uma linha de pesquisa cujo o objetivo é avaliar o desempenho da malha viária do bairro de Batista Campos em Belém-PA entre os anos de 2021 a 2023 por meio do cálculo do Índice de Condição dos Pavimentos (ICP). Para tanto, foram realizadas avaliações objetivas da condição da superfície de rolamento e os ICPs foram calculados de acordo com o método de Sousa (2021) que adaptou o método Strategic Highway Research Program (SHRP). Os ICPs de 2023 foram, então, confrontados com ICPs de 2021 e 2022 coletados previamente nessa linha de pesquisa. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro da Batista Campos reduziu de 79,89 (2021) para 71,96 (2023), redução de 9,93%. As vias arteriais do bairro possuem o maior ICP médio nos três anos (76,06 - 2023, 81,40 – 2022 e 88,45 - 2021) quando comparadas com as vias coletoras (69,34 – 2023, 70,67 – 2022 e 78,78 - 2021) e locais (72,00- 2023, 71,40 – 2022 e 77,45 - 2021). Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada em 2023, foram os remendos (87,32%), desgaste (83,80%) e trincas por fadiga (69,01%), o que corrobora com os levantamentos dos anos anteriores. A rua São Silvestre apresentou maior variação média positiva (21,52%) e a Avenida 16 de Novembro apresentou maior variação média negativa (-26,94%) em 2023, diferente do ano anterior, cuja rua com maior variação média positiva foi a Avenida 16 de Novembro (5,71%) e maior variação média negativa foi a rua Guilherme Seixas (- 20,11%). Por fim, concluiu-se que o desempenho dos pavimentos do bairro de Batista Campos, de modo geral, decaiu ao longo dos anos e a partir do presente trabalho foipossível verificar os trechos que devem ser priorizados para futuras atividades de manutenção e reabilitação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas
    (2023-12-18) SARRAF, Carlos Kevin Trindade; MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    A qualidade da condição de rolamento dos pavimentos representa um aspecto importante para mobilidade urbana, especialmente nas vias e faixas exclusivas de transporte público. O Sistema de Gerência de Pavimento (SGP) é uma ferramenta importante para manutenção da qualidade da malha viária urbana, promovendo o menor uso de recursos públicos. Contudo, a efetivação desse sistema depende da realização de levantamentos dos defeitos presentes nos pavimentos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é realizar a avaliação da condição superficial do pavimento de três vias com faixa exclusiva da cidade de Belém, bem como comparar os resultados obtidos para cada faixa de tráfego. Para tanto, foi realizado o levantamento dos defeitos dos pavimentos da área de estudo e foram calculados os ICPs (Índice de Condição do Pavimento) de cada faixa de tráfego, baseado no método de Sousa (2021), que adaptou o método SHRP (Strategic Highway Research Program). Dentre os principais resultados, tem-se que as faixas exclusivas apresentaram um ICP médio inferior à faixa central e à faixa da esquerda, sendo eles, respectivamente, 78,94, 87,21 e 89,19. O trecho mais crítico apresentou ICP de 46,05 e os melhores trechos apresentaram ICP de 91,67. Os defeitos mais frequentes na área de estudo analisada foram o desgaste (39,78%), deformação permanente (18,23%) e trincas por fadigar (17,13%). Nas faixas exclusivas os defeitos que mais ocorreram foram desgaste (24,24%), trincas por fadiga (22,22%) e as deformações permanentes (17,17%). Não se detectou correlação linear significativa entre o ICP e a cota das vias, nem entre ICP e o número de linhas de ônibus que trafegam pela faixa. Por fim, concluiu-se que as faixas exclusivas de ônibus apresentam maior grau de deterioração em relação às demais, por isso, devem ser priorizadas nas atividades de manutenção e reabilitação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo correlacional entre o Índice de Condição do Pavimento (ICP) e Indicadores Demográficos e Socioeconômicos no Bairro de Batista Campos em Belém-PA
    (2023-08-18) PEREIRA, Abel Lemos; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos deve ser eficiente, eficaz e econômico na gestão dos recursos escassos, para isso, precisa estar munido de dados e informações relevantes e confiáveis para a tomada de decisões que satisfaçam o usuário daquele pavimento. Dessa forma, essa pesquisa foi elaborada com o intuito de aprimorar os estudos da linha de pesquisa que investiga a qualidade do pavimento no bairro de Batista Campos, tradicional bairro belenense. Para concretizar esse objetivo, os dados de Índice de Condição do Pavimento (ICP) obtidos nos estudos anteriores foram parametrizados com a malha setorial do IBGE do Censo Demográfico de 2010, para que pudessem ser correlacionados. O Censo de 2010 produziu 4239 variáveis disponíveis para manuseio, esses indicadores foram correlacionados com os valores de ICP e vinte foram selecionados para apresentação e discussão dos resultados, com destaque para a correlação linear positiva forte entre ICP e percentual de mulheres residentes (r = 0,74) e percentual de pessoas idosas responsáveis pelos domicílios (r = 0,70), assim como, a correlação linear negativa regular entre ICP e pessoas autodeclaradas negras (r = -0,57) e média de moradores por domicílio (r = - 0,54)
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