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Navegando por Assunto "Pavement condition index (PCI)"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de trincas por fadiga e deformação permanente em pavimentos flexíveis no bairro batista campos em Belém/Pa: uma investigação sobre a correlação entre o tráfego de ônibus e o surgimentos dos defeitos estruturais
    (2025-09-16) ROCHA, Christian Daniel Navegantes; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo entender a relação entre existência de fluxo de ônibus e o surgimento das trincas por fadiga e deformações permanentes e entre a intensidade do tráfego de ônibus e o a severidade dos defeitos estudados. O estudo realiza uma investigação sobre a correlação entre o tráfego de ônibus e os defeitos estruturais em pavimentos flexíveis no bairro Batista Campos, em Belém/PA, analisando de forma exclusiva as trincas por fadiga e a deformação permanente, dois problemas recorrentes que afetam a durabilidade e a funcionalidade das vias urbanas. A pesquisa utiliza dados coletados por Cardoso e Neves (2023) e segue uma metodologia baseada em análise estatística, incluindo o teste de associação do Qui-quadrado e o coeficiente de correlação linear de Pearson. A pesquisa conclui que, para os testes realizados levando em conta tráfego versus trincas por fadiga, não foram encontradas evidências estatísticas de correlação entre as variáveis; para os testes realizados levando em conta tráfego versus deformações, o teste evidenciou a existência de correlação positiva, mostrando que existe ligação entre o trefego de ônibus e o surgimento de deformações permanentes nas vias estudadas. Para correlações realizadas entre severidades baixa, moderada e alta para os Trincas por Fadiga, foram encontradas correlações entre as variáveis, e, para as Deformações Permanentes, não foram encontradas correlações estatísticas significativas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo correlacional entre o Índice de Condição do Pavimento (ICP) e Indicadores Demográficos e Socioeconômicos no Bairro de Batista Campos em Belém-PA
    (2023-08-18) PEREIRA, Abel Lemos; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos deve ser eficiente, eficaz e econômico na gestão dos recursos escassos, para isso, precisa estar munido de dados e informações relevantes e confiáveis para a tomada de decisões que satisfaçam o usuário daquele pavimento. Dessa forma, essa pesquisa foi elaborada com o intuito de aprimorar os estudos da linha de pesquisa que investiga a qualidade do pavimento no bairro de Batista Campos, tradicional bairro belenense. Para concretizar esse objetivo, os dados de Índice de Condição do Pavimento (ICP) obtidos nos estudos anteriores foram parametrizados com a malha setorial do IBGE do Censo Demográfico de 2010, para que pudessem ser correlacionados. O Censo de 2010 produziu 4239 variáveis disponíveis para manuseio, esses indicadores foram correlacionados com os valores de ICP e vinte foram selecionados para apresentação e discussão dos resultados, com destaque para a correlação linear positiva forte entre ICP e percentual de mulheres residentes (r = 0,74) e percentual de pessoas idosas responsáveis pelos domicílios (r = 0,70), assim como, a correlação linear negativa regular entre ICP e pessoas autodeclaradas negras (r = -0,57) e média de moradores por domicílio (r = - 0,54)
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